Chiquititas (2014) – Gabriela acorda!


“Você conhece essa mulher, Sofia?”
Demorei-me um pouco para escrever sobre a história porque queria ver até onde isso ia chegar… eu sei que falta muito (tipo mais de 300 capítulos!) para acabar Chiquititas, e portanto as coisas ainda devem demorar para se resolver, mas Gabriela despertou e eu queria saber quais seriam as consequências disso. Desde que Miguel voltou, ele ronda Gabi, e no desastroso não-casamento de Júnior e Maria Cecília, ele aproveitou para fugir com ela e levá-la de volta para a fazenda onde todo esse trauma começou, na esperança de que, ali, ela pudesse se lembrar de alguma coisa e sair de seu estado catatônico… e ele estava muito certo a esse respeito, por sinal. Foi ARREPIANTE ver a Gabriela acordar, ouvir a sua voz, determinada e forte, pela primeira vez. E sabendo de muita coisa. Mas com tanta coisa que ela sabia, algo tinha que dar errado.
Nós pudemos ver, nessa confusão toda, cenas do nascimento de Mili e a Tia Sofia com o colar, nomeando a menina “Milena”, enquanto o Doutor José Ricardo, movido por pura crueldade, tira o bebê da filha… Gabriela desperta de uma espécie de sonho/pesadelo e chama por Miguel, o abraça e o responde. Uma cena forte e emocionante. Mas então tudo sai errado. Os capangas de José Ricardo aparecem para prendê-los, em um arrombo brutal de violência, e enquanto eles conseguem levar Miguel, Gabriela se enfia no meio da mata e corre, fugida, e acaba caindo e batendo a cabeça. Então, como você bem adivinhou: ela perde a memória. Mas eu ainda acho que foi um avanço para a trama, porque embora ela não tivesse memória, ela foi encontrada por almas boas que cuidaram dela, e ela não estava mais catatônica, uma vitória.
Miguel, por sua parte, enfrenta o Doutor José Ricardo que tem a AUDÁCIA de ir até ele para provocá-lo: “Se a Gabriela não teve coragem de lutar contra você, eu tenho. Eu vou lutar por nós dois!” Gabi estava afastada de tudo e de todos, mas até que levando uma vida “tranquila” em um lugarzinho isolado, sendo bem tratada, podendo continuar pintando… até que eles encontrem um dos cartazes de “desaparecida” para ela e liguem para a casa, onde Carmen atende o telefone… Carmen é uma BRUXA FEDIDA, como as meninas gostam de chamá-la. Tão cruel quanto o irmão, ela arma todo um plano porque não pode aceitar que Gabi esteja “acordada”: “Gabi falando, era só o que me faltava! Se essa menina for mesmo minha sobrinha, eu vou ter que tomar uma providência urgente”. Por isso, quando Carmen foi SOZINHA buscá-la (porque o Júnior está na Amazônia… outro texto), sabíamos que o resultado seria problema.
Naturalmente.
Porque a família que encontrou Gabi a estava tratando como “Sofia”, porque era um nome ao qual ela reagiu, e Carmen seguiu nessa mesma mentira. Disse-lhe que era sua tia, a única família que tinha, que eram apenas as duas na vida… então a leva embora, mesmo que Gabi ache tudo muito estranho. Eu fiquei gritando para a Gabi fugir frente a tantos sinais, mas nada disso. Ela acha estranha a conversa de Carmen no carro, acha estranho o seu quarto (que não é o seu quarto) e as gavetas vazias… e Carmen planeja mandá-la para estudar em Paris, bem longe dali. Fiquei esperando que Gabi FUGISSE, porque era o mais sensato a se fazer… ela chegou a dizer que não queria ir, que ficar ali a ajudaria a se lembrar de quem é, mas Carmen foi bem enfática e bem convincente, e conseguiu despachá-la de casa… não sei se teremos resolução tão cedo!

Para outras postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários