Sense8 2x02 – Who Am I?


Do jeitinho que adoramos… QUE SÉRIE!
Eu não me canso de dizer o quanto eu AMO Sense8. Com uma produção maravilhosa dessas, não tem como não amar… a Netflix pode dizer que é uma produção cara e, por isso, não renovar para uma terceira temporada (mas teremos um episódio final, ufa!), mas que a série, além de uma história COMPLEXA e envolvente, tem um visual belíssimo… ah, isso tem! E não falo (só) dos atores e atrizes LINDOS que temos no elenco, não! Estou falando sobre essas edições brilhantemente calculadas, por exemplo, que já são apresentadas na angustiante cena em que Will, dopado, levanta-se da cama enquanto Riley dorme, e ele está entre o seu esconderijo com a DJ e o laboratório com o Whispers, matando um homem… perfeitamente angustiante e atormentador. Ou cenas que vieram logo em seguida, daquela entrevista compartilhada não apenas entre Lito e Capheus, mas entre TODOS OS SENSATES!
Sense8 sempre ME ARREPIA.
Enquanto Will precisa se manter dopado e Nomi tenta investigar um pouco mais sobre o Homo Sensorium, algo antepassado do homem como o conhecemos hoje, temos “Van Damne” ficando famoso e Lito na première cruel de seu filme, cujo cartaz o jogou lá para o fundo, sem importância, depois das “escandalosas” fotos divulgadas entre ele e Hernando fazendo amor. As entrevistadoras são cruéis, mas a de Lito é desprezível e nojenta… felizmente, com Capheus, Lito e Sun se alternando, e depois todos os 8 sensates, eles respondem à poderosa pergunta (“QUEM SOU EU?”) com um depoimento tocante, inteligente e determinado, que destruiu ambas as entrevistadoras… foi LINDO. E eu fiquei de queixo caído, porque a escrita dessa série é mesmo de arrepiar… o gosto com que Lito andou para a estreia, mesmo no meio de tanto preconceito.
Eu o amo tanto… como a cada um nessa série!

“Who am I? I guess who I am is... exactly the same as who you are. Not better than. Not less than. Because there is no one who has been or will ever be... exactly the same as either you or me”

Outra parte importante do episódio, que se divide bem entre os temas humanos com diálogos tocantes e o tema todo de ficção científica e ação, é a guerra tensa instituída entre Will Gorski e Whispers… ambos tentando descobrir onde o outro está. Que SENSACIONAL. Temos o Will, por exemplo, conseguindo ver o Whispers ao lado de sua esposa, consegue ouvi-la mencionar Chicago… é para lá que Nomi tem que ir. A edição brilhante (e o Will LINDO) aliada à precisão do roteiro que coloca Whispers bloqueando Will, e Kala aparecendo para cuidar de Will, como uma médica… enquanto isso, nós temos Riley ao lado de Nomi, em outro lugar, enquanto esta investiga as parcas informações de Gorski, ansiando por um endereço, um nbome, uma conta bancária… qualquer coisa. Detalhe para a INTENSA cena de todos os outros 7 ao redor da cama de Will, preocupados com ele, sentindo por ele…
…estando com ele.
Que cena repleta de força e emoção.
As coisas ficam mais intensas no cabo de guerra entre Will e Whispers mais à frente, com o tom claro de ameaça e o tom de suspense da trilha sonora… é difícil para Will manter-se firme, escondendo sua localização, enquanto Whispers joga com ele, o pressiona e o atormenta, fala de uma “ilha”, por exemplo… ADOREI a sequência em que Will bancou o Sherlock, conseguindo dizer com precisão a localização de Whispers através do barulho dos calçados do lado de fora, do tipo de tomada na parede… tudo, infelizmente, supostamente forjado para que Will pensasse que ele estava em um lugar em que ele não está… eles são profissionais, enquanto Will pode ser apenas um amador. Ou não. Porque o jogo se inverte. Whispers tenta ler Will e sua localização, e parece estar se saindo muito bem – então Will pede que Riley injete logo a heroína em seu braço.
O braço já preto de Will… que agonia!
Felizmente, Will e Riley também têm os seus jogos… um som ambiente produzido falsamente, para distorcer a localização, e eles não estão mais na Islândia, como Whispers acredita, mas em Amsterdã. Ufa. Enquanto isso, Nomi e Amanita, juntas, investigam a história do “homo sensorium”, e o professor que defende a possibilidade de eles ainda estarem andando entre nós – achei GENIAL a explicação toda sobre como eles, supostamente, se comunicavam por pensamentos, enquanto o “homo sapiens” se comunica por palavras: como a linguagem é superior à telepatia como meio de comunicação? Simples: se todos pudéssemos ler as mentes uns dos outros, por exemplo, não poderíamos mentir. E esse é apenas um dos exemplos. Eu acho que a trama é perspicaz ao apresentar o tema nesses termos… e Nomi e Amanita tentam se aproximar do “Dr. Matheson”.
A próxima tentativa as leva até a mãe de Sara, a garotinha que Will podia ver desde criança – uma memória. Fiquei me perguntando, exatamente, o que isso tudo significa. Will sempre pôde vê-la, e agora todo o seu clã a vê (foi bonita e emotiva a sequência de Will indo até a mulher, fosse criança ou como policial recém-formado), mas e o clã de Whispers e Angelica? Outras pessoas já apareceram para ela dizendo podê-la ver… Jonas. O “Dr. Matheson”. Há toda uma trama entre Whispers e essa garotinha, Sara, e Will promete, embora Nomi não passe o recado completo, como a identidade do responsável pela morte da garota, que não se esqueceu e jamais vai se esquecer… eu tenho tantas dúvidas envolvendo essa relação de Sara com os sensates que não é nem cabível colocá-las todas aqui… a temporada deve me dar pelo menos um pouco mais de material!
O clímax chega e quase parece clímax de Season Finale. ME ARREPIOU INTEIRO. This is it”, anuncia Riley, enquanto acorda Kala (eu nunca me canso de encantar-me com essas edições e jogos de cena!) e chama por Nomi. Estão ali, as três mulheres, todas para despertar Will e para estar, com ele, no escritório onde ele consegue se conectar com Whispers, para conseguir informações. Se eu surtei? QUASE GRITEI! Foi perfeito. Ele e elas exploram o escritório minuciosamente, reconhecem os prédios de Londres, a empresa, e o homem sentado na frente de Whispers: RICHARD WILSON CROOME. Simplesmente genial, aquilo me arrepiou! Ainda mais quando chegamos ao final do episódio e temos aquela que já tinha sido o momento mais adorado do trailer quando ele foi divulgado. Quando Will se aproxima de Whispers e diz:

“You think you're hunting us? We're coming for you”


WOW!
Esses finais de Sense8 sempre me deixam LOUCO POR MAIS! <3

Para mais postagens de Sense8, clique aqui.


Comentários