Sense8 2x05 – Fear Never Fixed Anything


“And I scream from the top of my lungs: WHAT’S GOING ON?”
Com um episódio que é nomeado de acordo com uma fala de Wolfgang, ele apareceu bem pouco, não? De todo modo, QUE EPISÓDIO BOM! Passou tão depressa, e me deixou com uma angústia tremenda no final… estamos prestes a ver a trama da temporada crescer de forma alarmante, e eu estou ansioso para conhecer novos sensates, para ver como será essa relação deles com os sensates que já conhecemos, e como eles se juntam à Guerra contra a PBO, Whispers e essa outra organização que foi mencionada pelo Anônimo no cinema… o episódio começa logo após o final traumatizante do anterior, quando a cabeça de Jonas é cortada, e pela tristeza e pelo choque, talvez mais de Will do que de qualquer outro, temos aquela tomada linda dos oito sensates juntos, sentindo esse impacto antes de, enfim, seguirem em frente.
Devo dizer: SUN É NOSSO AMOR, não é? Foi tão reconfortante vê-la voltando para casa, para junto daquele velho que a treinou e do seu cachorro que ela tanto ama… assim como o cachorro o acordando no dia seguinte. E eu mal posso ver a hora de ver Sun enfrentando o seu irmão, que diz aquelas coisas absurdas na TV (que ela quebra com um soco) e pede que ela se entregue à polícia… me poupe! Eu realmente espero, também, que o Mun seja boa pessoa e que venha a ajudá-la de fato. Porque, na verdade, ele é uma graça (!), e eu gostei de como ele foi atrás dela no lugar exato onde ela estava, conversando com tranquilidade sobre ela ter feito ou não as coisas pelas quais está sendo acusada, e dizendo ao velho que Sun precisa de um amigo, porque ela não vai conseguir “fazer isso sozinha”, por melhor que seja.
Verdade.
Mas Sun não está sozinha…
Will está voltando a ser atormentado por Whispers, a Guerra ainda não chegou ao fim, e possivelmente jamais chegará. Mas ele não deixa Riley dar-lhe o bloqueador, ele quer ouvir o que Whispers tem a dizer. É uma cena intensa em Londres, com um cenário absolutamente belíssimo, em que Whispers fala sobre os homo sapiens com uma sabedoria assombrosa: o detesto, mas não posso deixar de concordar com ele… quer dizer, quando ele diz que vivemos em um mundo construído sobre os nossos próprios medos, e que não há nada que os homo sapiens temam mais do que a “diferença”, eu só consegui balançar a cabeça, concordando. Não que isso vá apagar qualquer coisa, afinal ele matou Sara Patrell e fez um zilhão de outras coisas, e Will está preparado para ir atrás dele… é como ele disse anteriormente: se ele quer guerra, ele vai ter guerra.
Lito tem umas cenas tristes, culminando em uma cena muito bonita. Temos ele ao lado de Dani e Hernando, avaliando os péssimos roteiros que lhe mandam agora, e ele teme que sua carreira como ator tenha chegado ao fim – então Hernando fala do convite para que ele venha à Parada do Orgulho Gay de São Paulo, para ser destaque. ESTAMOS AGUARDANDO! Mas Lito está tão triste, tão mal, que ele merecia aquela cena seguinte… Nomi vai ao cinema com Amanita e Bug, e Bug é um FÃ de Lito Rodriguez, e é um choque para ele e para Amanita quando Nomi diz que “ele está em seu clã”. Bug querendo passar recado e a Nomi com aquele “Tell it yourself. He’s seating right there” foi ÓTIMO! O “Really?” do Lito foi fofo, e tudo o que ele precisava era aquilo, sentir a emoção do Bug, um fã de verdade, ouvir o cinema aplaudindo.
“No more lies! Always gets me”
ME ARREPIOU!
Mas Nomi estava no cinema por causa de uma ideia de Bug de “e-death”, de matá-la digitalmente… e para isso ela encontra um Anônimo misterioso (?) que lhe entrega uma chave, a chance de desaparecer: “We the dead welcome you”. Então é oficial: Nomi está “morta”. Então caminhamos ao fim do episódio, quando Lito entra em um bar, acompanhado de todos os outros, um bar onde teve cenas importantes na primeira temporada, onde encontra o barman que, depois do beijo, teve coragem para pedir seu namorado em casamento, e agora eles estão felizes juntos. Com essa união e essa força, Will instiga a todos: É HORA DE ARRISCAR. Chega de se esconder, essa é uma luta grande que precisa ser travada… encontrar a PBO, e lutar. E quer saber? NÃO TEM COMO ISSO NÃO SER F*DA! Como diz a Sun: “Não se ganha uma luta na defensiva”.
Foi uma ótima cena, que ME ARREPIOU. Todos juntos, pensando nos riscos, decidindo: e decidiram, chegou a hora! Temos até Nomi falando sobre o “sistema” de novo, e Wolfgang dizendo o título do episódio… a cena me arrepiou. E não podia ser finalizada MELHOR. Com aquele brinde, com aquela dose de uma vez, dos oito juntos, e enquanto Riley passa o azul no cabelo, temos “WHAT’S UP?”, e foi arrepiante ouvir a música de novo! And I say, hey yeah yeah, hey yeah yeah I said hey, what's going on? O HINO DE SENSE8. Na pausa da música, Riley ainda faz um discurso belíssimo, e a música retorna, num estilo de balada dessa vez, e É UMA FESTA. Todos pulando, se divertindo, dançando juntos, Riley sendo a DJ, novos sensates surgindo… Whispers exatamente onde eles queriam que ele estivesse… vamos ver o que isso significa…
mas, agora, a trama cresce!

Para mais postagens de Sense8, clique aqui.


Comentários