Carinha de Anjo (2017) – Cecília deixa o internato!


“Será que todo mundo que eu amo vira fotografia?”
Nós esperamos por isso desde o início da novela, e agora que nos aproximamos do número total de capítulos da versão original de Carinha de Anjo, do México, o acontecimento chegou para a versão brasileira também! E foi muito mais emocionante do eu esperava. Parece que estamos com esses personagens há tanto tempo, e os amamos tanto, que foi de partir o coração ver o belíssimo conjunto de cenas tristes, mas necessárias que vieram nas últimas semanas. Cecília decidiu, oficialmente, como eu já cheguei a comentar no blog, que ia deixar a vida religiosa, e agora ela precisa levar a decisão adiante, conversar com as pessoas. Três conversas me tocaram profundamente: a da Cecília com a Irmã Fabiana, depois com a Madre e, por fim, com a Dulce Maria. Foram três momentos profundamente tocantes que nos marcaram para sempre.
Primeiramente foi com a Irmã Fabiana. A única pessoa que já sabia era a Diana, e eu achei justo que a Cecília fosse conversar com a sua “amiga + irmã”, e que momento LINDO. O modo como elas falaram com lágrimas nos olhos, como a Irmã Fabiana a abraçou, perguntando como ela ia viver lá dentro sem ela agora, totalmente confusa e perdida entre a alegria que a amiga buscaria e a tristeza que seria estar ali sem ela… elas são muito mais que amigas, e se amam e se protegem de forma intensa e saudável. Uma completa a outra, e ambas crescem juntas! Karin Hils e Bia Arantes deram um SHOW de interpretação e profunda emoção, nos levando, todos, às lágrimas, enquanto Fabiana lhe desejava toda a felicidade do mundo e a abraçava demonstrando todo o carinho que era REAL, e pedindo que ela dormisse com ela aquela noite, subitamente feliz como uma criança.
Não tem como não amar a Fabiana!
Depois era a vez de contar para a Madre Superiora, tornar isso oficial, e que conversa bonita, também! A Madre a ama quase como uma mãe, e em toda a sua sabedoria, ela foi compreensiva e carinhosa, enquanto Cecília dizia: “Eu não perdi a minha fé, mas eu estou certa que eu não tenho vocação para a vida religiosa. Eu não quero mais ser freira. Eu vou deixar o internato e vou viver com a minha irmã. Recomeçar a viver”. Elas falaram sobre o amor, sobre o Gustavo, e a Madre foi perfeitamente adorável – eu adoro o quanto a Madre a AMA. A relação das duas, a emoção, o abraço… a Madre a entendeu e a apoiou, cuidando dela, dizendo que ia pensar em como aliviar a separação dela e da Dulce, porque ambas sofreriam. O abraço delas e a Madre dizendo que ia sentir sua falta, a falta de seu sorriso e de seu coração doce…
Chorei novamente.
Então a Madre contou para o Gustavo, que ficou atordoado, porque precisava contar isso para a Dulce… e uma das primeiras coisas que a garota diz é: “Quando a gente ama quer ficar junto, e não longe… eu preciso dela”, que foi apenas a primeira de uma sequência de falas e cenas que nos partiram o coração, com o sofrimento puro e verdadeiro de uma garotinha que ainda não entende isso tudo, e que ama Cecília incondicionalmente – e é amada de volta. Ela chega ao quarto da Cecília dizendo “Não vai, irmãzinha, por favor, não vai embora!”, e então elas conversam, num momento que já me levou às lágrimas uma vez mais… Dulce estava triste porque Cecília não poderia mais segurar a sua mão enquanto ela dormia, não ia mais lhe dar um beijo de boa noite e um abraço de bom dia… “Você não é uma visita na minha vida. você mora no meu coração”.
Doeu-me ver o quanto Dulce Maria insistiu em “alguma coisa que ela pudesse fazer para a irmãzinha ficar”, e é natural, porque ela não entende e ela sofre, mesmo com Cecília prometendo que elas se veriam nos fins de semana, e que ia sumir de sua vida… sempre estaria presente. A emoção na voz de Bia Arantes quando disse que “Você foi e sempre será o maior amor da minha vida” foi linda, assim como toda a conversa sobre o AMOR, que ela só não foi embora até agora por amá-la demais… é triste a voz embargada e as lágrimas da Cecília enquanto explica que não a está deixando, e entregando-lhe uma foto de presente: “Será que todo mundo que eu amo vira fotografia? Minha mãezinha… a irmãzinha…” Que doloroso! E Gustavo, em retribuição, entrega-lhe uma foto da Dulce e dele juntos, e Cecília chora ao agradecer.
“Nós dois te amamos muito, irmãzinha!”
A despedida se prolonga, mas foi fechada no capítulo de ontem. Cecília anda pela escola, em clima de despedida, enquanto Dulce ainda sofre, tristinha… de malinha em mãos, Cecília se despede da família do Inácio, com falas lindíssimas e emocionantes… por fim, ela estava meio chorando e meio rindo, lembrando-se de uma série de momentos bonitos e marcantes, como a pintura na parede ou o buquê do casamento… até que a Irmã Fabiana chegou correndo para se despedir, fazendo-a prometer que seria feliz, enquanto Cecília lhe pedia para cuidar da Dulce. A amizade dessas duas é inigualável! Amo de todo o meu coração, e me emocionei e chorei novamente nessa lindíssima cena! Então é hora de partir de fato… Cecília não está mais na escola. A Madre Superiora comunica as freiras e os funcionários, depois as alunas…
Agora é hora de dar forças à Dulce Maria!

Para mais postagens de Carinha de Anjo, clique aqui.


Comentários