Trailer de “Jogador Número 1”


“In 2045, there’s nowhere left to go. Nowhere except the OASIS”
Eu estou totalmente dividido, mas EXTASIADO! Meu filme está para sair! “Jogador Número 1” é o meu livro favorito de todos os tempos, por uma grande série de motivos, e se você está aqui no blog há tempo o suficiente para ter lido o meu Mês Temático sobre Jogador Número 1, você já sabe disso. O livro, de Ernest Cline, é uma verdadeira obra-prima e um ode à década de 1980 e uma série de coisas que AMAMOS da época! Uma brilhante ficção científica, que se passa em um futuro próximo, onde as pessoas vivem mais dentro do OASIS do que suas “vidas reais”. E dentro dessa realidade virtual, uma grande jornada, uma verdadeira e poderosa caça ao tesouro, se inicia em busca de três chaves que prometem um prêmio avassalador de mudar a vida de qualquer pessoa quando o criador do jogo morre! E para descobrir essas chaves e completar as missões, muito conhecimento da década de 1980!
Assim, o livro de Ernest Cline conta a história de Wade Watts e é complexo e repleto de detalhes apaixonantes. É uma boa jornada, uma história envolvente de qualquer modo. Além de tudo, ainda tem umas críticas bacanas, mistérios a serem desvendados e, como não podia faltar, REFERÊNCIAS. O livro cita tanta coisa que é difícil listá-las, na verdade. Mas você pode se encontrar, dentro do OASIS, no meio de uma partida de Quadribol, por exemplo, ou sobrevoando Tattooine no DeLorean de De Volta Para o Futuro! [Sério, isso aconteceu!] O livro ainda traz filmes clássicos, como “WarGames”, que eu amo de paixão, ou o prédio de Blade Runner, com a máquina de teste de Voight-Kampff e tudo! Também há menções e partidas de jogos como Pac-Man e Black Tiger, e um cenário belíssimo e impactante para 2112, álbum do Rush lançado em 1976!
É MUITA COISA!
Leia um trecho do livro:

“Outros mundos virtuais logo copiaram isso, desde o Metaverse ao Matrix. O universo Firefly ficava ancorado em um setor adjacente ao da galáxia de Star Wars, com uma detalhada recriação do universo Star Trek no setor adjacente a ele. Os usuários poderiam se transportar de um lado a outro em seus mundos fictícios favoritos. Terra Média. Vulcan. Pern. Arrakis. Magrathea. Disc-world, Mid-World, Riverworld, Ringworld. Mundos dentro de mundos” (Jogador Número 1, p. 65).

Agora veja o trailer:


Eu fiquei EMPOLGADÍSSIMO com o trailer. Tem tudo para ser um FILMAÇO! Mas eu temo pelas declarações dos responsáveis que já afirmaram que “ele não será um filme fiel à obra”. Eu estou tentando trabalhar comigo o fato de que NÃO É UMA OBRA FÁCIL DE ADAPTAR, e a quantidade de detalhes é imensa e, provavelmente, cara e trabalhosa – de todo modo, eu espero um filme brilhante ao nível do que o livro de Ernest Cline exige e merece: é um ÍCONE da cultura nerd! E eu espero poder VER na telona do cinema o máximo de referências possíveis e, no restante, poder ouvir muita conversa geek. Ernest Cline fala, através do livro, das “trilogias sagradas”, por exemplo, como Star Wars, Senhor dos Anéis, Matrix, Mad Max, De Volta Para o Futuro e Indiana Jones. Tem a cidade de Kevin Bacon em Footloose. A Estrada de Tijolos Amarelos do Mágico de Oz. Cabines telefônicas “que parecem a TARDIS de Doctor Who”.
Tem tudo para ser o filme mais nerd de todos os tempos.
E, por isso, TEM TUDO PARA SER UM FILME PARA ENTRAR PRA HISTÓRIA!
Queria tanto ver o Flicksync de WarGames, mas isso já nem espero mais…
Sobre o trailer, eu tenho que comentar algumas coisas. Ele está visualmente muito bonito, CHAMA A ATENÇÃO. Gosto da dicotomia entre “o mundo real” de Wade Watts (e eu acho que a construção do ferro-velho onde ele mora é simplesmente genial, com o cenário igualzinho à capa de uma edição do livro!), e como as coisas se transformam quando ele coloca os óculos de realidade virtual, a visão de dentro do OASIS. Ansioso por ver Tye Sheridan dando vida a Wade Watts e Parzival. Eu me lembro de como foi começar a ler “Jogador Número 1” e como tudo ali me fascinou. Como EU MESMO entre no OASIS, como eu não conseguia largar o livro para nada… estava completamente envolvido, vidrado, apaixonado. E o trailer mostra essa faceta do lugar, e a narração de Tye Sheridan é realmente envolvente, te faz querer estar lá:

“There’s nowhere left to go. Nowhere except the OASIS. It’s the only place that feels like I mean anything. A world where the limits of reality are your own imagination”

Mas também temos uma faceta mais obscura, ainda pouco explorada, porque o trailer não quer estragar tudo, naturalmente. Mas quando a trilha sonora se intensifica, e temos Rush (SIIIIIIIIIIM!) cantando “Tom Sawyer”, meu coração acelerou! Ali, alguns “jogadores” do OASIS parecem muito mais robóticos, quase assustadores, e temos uma ampla valorização das sequências de ação… mas o livro é mesmo muito ágil. O que importa são as referências. E o TRAILER ESTÁ CHEIO DELAS! Além de Rush tocando, temos, o que mais me chamou a atenção, O DELOREAN DE DE VOLTA PARA O FUTURO! Sim, está no filme, respiremos tranquilo… e ele pode ser visto, no mínimo, 3 VEZES! Quando eu o vi voando baixinho, com a porta se fechando, e era possível ver o painel com as luzes vermelhas, amarelas e verdes lá dentro… que felicidade! Como vou sobreviver a esse filme? Não sei, minha alma nerd vai surtar. Mas vai ser um presente e um deleite! Há uma série de outras coisas que podem ser notadas no trailer em questão de referências, como o Deadpool e a Arlequina, as lutas no estilo Matrix, o Gigante de Ferro, e um monte de coisas.
Vai ser um filme para passarmos ANOS catando “easter-eggs”…
Ainda são “easter-eggs” se eles são, quase, a BASE do filme?
DE TODO MODO, ISSO VAI SER PERFEITO! <3
Detalhe para a Chave de Cristal no final!

Para ler minhas postagens sobre Jogador Número 1, clique aqui.


Comentários