Homem-Aranha: De Volta ao Lar (Spider-Man: Homecoming, 2017)


Nem hesito em dizer: É O MELHOR QUE A MARVEL JÁ NOS OFERECEU. Eu já sabia que o filme seria EXCELENTE quando, depois de uma introdução bacana e rápida das origens do Abutre, nós temos o (lindo) novo logo da Marvel ao som instrumental do tema do Homem-Aranha… AQUILO ME ARREPIOU! Que delícia. O filme é tudo o que esperávamos… não sei se você acompanha o blog tempo o suficiente para saber, mas o Homem-Aranha SEMPRE foi o meu super-herói favorito, sempre, desde que eu era muito criancinha, e eu não podia estar mais feliz pelo o que a Marvel fez pelo personagem nesse filme. Conseguiram captar exatamente o tom do personagem, suas piadas, seu desejo de ajudar os outros, de ser o “Amigão da Vizinhança”, seu clima adolescente colegial, que poderia ser qualquer um de nós nessa época!
Maravilhoso!
O filme é bom graças a muitas coisas… o espírito do Homem-Aranha está visivelmente presente, e Tom Holland entrega uma ótima interpretação, extremamente cativante (além de que está ficando lindinho, huh?). Um Homem-Aranha clássico, jovem, ainda na escola, e isso dá um clima e um ritmo tão gostoso ao filme! Temos até uma piadinha com o Flash, quando a professora diz ao Flash (do Homem-Aranha, personagem dos quadrinhos mesmo) que “não basta ser rápido, se não estiver certo”. Uhm! E, claro, as cenas APAIXONANTES do Homem-Aranha atuando como o “Amigão da Vizinhança”, recuperando uma bicicleta, por exemplo, e procurando o dono dela, deixando um bilhete por fim… ou dando informações a uma velhinha meio perdida, impedindo o próprio dono do carro de “roubar” o carro… uma série de coisas incríveis!
Senti-me tão envolto no universo do Homem-Aranha novamente.
E AMEI! <3
A introdução de Peter Parker no filme foi, também, genial. Aquela coisa de colocá-lo com um celular na mão, filmando tudo e fazendo um diário virtual de sua primeira missão com os Vingadores… GENIAL! Pudemos rever momentos da Guerra Civil sob outro ponto de vista, como quando o Homem de Ferro grita “Ei, pirralho!” e ele sai correndo para roubar o escudo do Capitão América e tudo o mais… ou o Homem-Formiga gigante lutando… mas melhor de tudo é a empolgação do Peter Parker, DEPOIS da batalha, no quarto de hotel, gravando tudo, animadíssimo, como um adolescente eufórico: QUE É EXATAMENTE O QUE ELE É. Ali eu percebi que o Tom Holland tinha nascido para interpretar isso, e que tinha se entregado totalmente ao Peter Parker/Homem-Aranha, e eu não podia estar mais feliz. Me recostei na cadeira e curti aliviado o restante do filme.
Cenas como aquele assalto ao banco com a gangue vestindo máscaras dos Vingadores representam exatamente o estilo “zueiro” do Homem-Aranha, como quando ele se ajeita em uma pose antes de limpar a garganta e se anunciar… e o seu super uniforme, presente do Stark, é cheio de possibilidades! Também gosto das cenas na escola, ele com Ned observando Liz, por exemplo, com medo de parecerem pervertidos, mas Michelle garantindo que isso já aconteceu. E as cenas com Ned, CLARO, que são sensacionais! Especialmente quando Peter perde a mochila e entra sorrateiramente pela janela do quarto, andando pelo teto para fechar a porta sem a Tia May vê-lo, tirando a máscara e tudo… então quando a câmera desce temos um Ned PASMO esperando por ele, derrubando o LEGO da Estrela da Morte e tudo… EU RI TANTO!
Cenas de Peter com Ned são hilárias!
E A SEQUÊNCIA DO DECATLO ACADÊMICO? Bem, em primeiro lugar eu me senti totalmente lendo Resposta Certa, do David Nicholls! E foi ótimo! Na verdade ele nem pôde participar dos momentos com a equipe nem da competição, mas as cenas que vieram disso são memoráveis. Quando ele vai tentar enfrentar o Abutre sozinho, que está vendendo armas de tecnologia alienígena para criminosos, ele acaba preso em um galpão, conhecendo e nomeando Karen, “the suit lady”, e as conversas e o Peter tentando achar o que fazer, entediado, são HILÁRIAS. “Há quanto tempo estamos aqui?” “37 minutos”. Então ele sai de lá para salvar os amigos no Monumento de Washington – E ELE NUNCA TINHA ESTADO TÃO ALTO ANTES! Que brilhante isso de “Homem-Aranha com ‘medo’ de altura”! E é ali que vemos as teias embaixo dos braços em ação pela primeira vez!


Toda a cena do elevador foi GENIAL. Fiquei apreensivo e eletrizado!
Depois as coisas mudam para Peter Parker. Ele quer ser um Vingador, ele quer provar o seu valor, o que pode fazer – e por isso, novamente, vai atrás de Abutre sozinho, na Staten Island Ferry (eu ADORO como eles usam esses lugares, que é a CASA do Peter Parker!), que é quando as coisas saem de controle, a balsa é partida ao meio em uma batalha, e o Homem-Aranha tenta segurar o barco, como o Homem-Aranha do Sam Raimi segurou um trem, mas sem sucesso… quem vem ajudá-lo, afinal, é o Homem de Ferro. Ali, desapontado, o Homem de Ferro pede o traje que deu de presente de volta: ele queria que o Homem-Aranha fosse MELHOR que ele. É muito triste sim, confesso, mas esse Peter precisava aprender algumas coisas ainda, e precisava provar o seu valor como um herói de verdade.


Se você não é nada sem esse traje, não deveria tê-lo”.
As cenas seguintes abaixam o humor de Peter, com uma trilha sonora melancólica, montando a Estrela da Morte com o Ned no chão do quarto, por exemplo, e ele volta a ficar todo felizinho quando ele conversa com Liz sobre o Baile e ela diz que ainda não tem par, e ele a convida – E ELA ACEITA. O “Really?” dele não poderia ter sido mais adorável. Claro, a felicidade morre depressa quando ele está, todo bonitinho e feliz, pronto para buscar Liz em casa, e quem abre a porta é Adrian Toomes, o Abutre, pai de Liz! A tensão dali em diante foi tanto engraçada quanto desesperadora. A maneira como Peter estava nervoso durante as fotos, ou no carro… não conseguia mais nem se concentrar em Liz. E tudo piorou quando Liz fez uns comentários que, para quem esteve presente, era fácil de deduzir: Peter Parker é o Homem-Aranha.
Depois disso e de ameaças, ele nem pôde curtir o baile!
Muita TENSÃO marca o clímax do filme! O humor diminui significativamente, e eu estava roendo unhas, apreensivo, mas adorando tudo! É um clímax PERFEITO que fecha a história do “Se você não é nada sem esse traje, não deveria tê-lo”, porque quando tudo parece “perdido”, o Homem-Aranha se levanta dos escombros, sozinho, demonstrando uma força IMPRESSIONANTE que o torna muito mais atraente, e nós passamos a amá-lo e respeitá-lo muito mais… é arrepiante. Um herói, independente de uniforme. Porque ele luta, com seu uniforme antigo caseiro, sozinho contra o Abutre, sobre um avião invisível (mais alto impossível), e são cenas de ação bem filmadas, dignas de aplausos. Bem como a cena seguinte, de Homem-Aranha versus Abutre lutando na areia… e, claro, a grande finalização da batalha: O HOMEM-ARANHA NÃO MATA.
Assim como, durante o filme, ele se recusou à proposta de “morte súbita” constante de Karen, aqui ele ainda SALVOU a vida do Abutre, prendendo-o com teias e deixando um bilhetinho maroto (tipo aquele da bicicleta!). O final é repleto de informações, mas eu quero ressaltar uma nesse momento: Liz está indo embora, Michelle é a nova líder do time de Decatlo Acadêmico, e um momento especial chama nossa atenção: ela diz que seus amigos lhe chamam de “MJ”. POR QUE MJ? Em se tratando de Homem-Aranha, a sigla instantaneamente nos lembra de Mary Jane, mas Michelle não só não é ruiva, como é uma personagem bem mais interessante. Muito mais fútil, Mary Jane não tem a criticidade e a inteligência que Michelle apresentou durante o filme todo… mas demonstra, tentando esconder, algum interesse em Peter!
Vamos ver como isso se desenrola…
Sobre os Vingadores? O Homem-Aranha teve a sua chance de se unir a eles oficialmente, mas se recusou. Tudo o que ele sempre queria, que tanto pediu, que tanto incomodou Happy pelo celular… Tony Stark o levou, ao fim do filme, até a nova sede dos Vingadores (lindíssima!), ofereceu um traje novo, e preparou uma entrevista com uns 50 jornalistas… mas Peter se recusou, por enquanto, resolveu continuar sendo o “Amigão da Vizinhança” mesmo, e eu acho que ele fez bem, foi uma atitude linda. AMEI ele indo embora e se virando para perguntar “Isso era um teste, não era?”, e o Tony afirmando que sim… MAS NÃO ERA! Como eu amei o humor de Homem-Aranha! Por fim, ele chega em casa e encontra o pacote de “TS” em cima da cama… o seu uniforme de volta. Então o Homem-Aranha está de volta!
Nada melhor para terminar o filme do que aquela expressão da Tia May…
…e aquele brilhante “What the f…?!”


Para mais postagens de Homem-Aranha, clique aqui.

P.S.: Primeira cena pós-créditos apresenta o Abutre na prisão, negando o boato de que “sabe quem o Homem-Aranha é de verdade”, o que salva a sua vida, e foi legal da parte dele!

P.P.S.: Uma das cenas pós-créditos mais HILÁRIAS da Marvel essa última! O Capitão América passou o filme todo em vídeos dando lição de moral na escola, seja na detenção ou onde fosse… esperamos MUITO TEMPO nos créditos para a última cena, e lá está o Capitão América, falando sobre PACIÊNCIA, e sobre como às vezes esperamos tanto tempo e nos perguntamos se valia a pena “por algo tão decepcionante”. Um jogo de metalinguagem quase digno de Deadpool. Eu AMEI! E ri muito…

Comentários