VINGADORES: Era de Ultron


Mostrou como a Marvel encara com responsabilidade seu Universo Cinematográfico.
Com todo o bom humor e o carisma que sempre acompanha as produções dos Estúdios Marvel, esse segundo filme dos Vingadores elevou a franquia a um novo patamar de seriedade que me agradou muito. O primeiro filme parecia uma gostosa e interessante brincadeira, um Especial que juntava em tela todos os maiores heróis do estúdio, enfrentando um vilão comum. Esse filme, com todas as piadas e momentos memoráveis, trouxe humanidade e realidade às tramas – os personagens pareciam mais parciais, e mostrou claramente o amadurecimento da história, preparando uma futura excelente Fase 3. Foram sequências inteiras de tirar o fôlego, foram discussões bacanas e aprofundamentos que garantiram veracidade a todos. Pareceu-me mais bem trabalhado.
Diferente do primeiro, no qual a S.H.I.E.L.D. figurava forte em seu auge, esse filme era uma tentativa dos próprios heróis depois do mundo ser basicamente redefinido com Capitão América – Soldado Invernal. Acredito que a ausência de S.H.I.E.L.D. pela maior parte do filme fez bem à história. Os personagens estavam lidando com as conseqüências dessa queda, lidando e trabalhando mais por si só. Isso gerou conflitos de liderança que já foram sugeridos em filmes anteriores, mas foram intensificados aqui. Eu adoro ver os conflitos de opinião que surgem basicamente das condutas diferentes dos personagens. Como Capitão América e Homem de Ferro, que têm uma dificuldade imensa para concordar em qualquer coisa, e os ânimos exaltados desse segundo Vingadores deixou o terreno muito bem preparado para a Guerra Civil.
Ah, que venha a Guerra Civil. Capitão América \o/
Outra coisa que me agradou: foi o nascimento de um novo vilão, e um vilão construído por eles e para eles. Mesmo que eu goste do Loki, isso pareceu mais geral – e mais urgente. Devemos levar em conta que toda a criação de Ultron foi do Homem de Ferro, e foi ele quem criou todo o sofrimento, todo o motif para o filme. Com um começo empolgante que mostrou a equipe, aparentemente em bela sintonia, atingindo mais uma vitória, isso foi apenas uma sugestão. A primeira festa na Torre Stark, aquela suposta finalização com o Cetro de Loki recuperado. Até que Tony Stark queira usar o imenso potencial do Cetro em uma Inteligência Artificial que “promoveria a paz para a nossa época”. Uma Inteligência que toma consciência própria, tenta acabar com Jarvis, e se torna um vilão implacável.
Ultron foi um ótimo vilão. Além de ter gostado de todo o trabalho que ele deu aos Vingadores, eu gostei de como o Homem de Ferro era basicamente seu “pai”, e como isso acentuou os conflitos de opinião – eu não gosto muito do Homem de Ferro, e acho que o egocentrismo de Tony Stark é altamente prejudicial à equipe. De todo modo, as cenas de ação estavam incrivelmente bem feitas, e ganhamos novos personagens que ficaram muito bons! Destaque para o Visão, que nasce no meio disso tudo. Foi uma participação breve, mas me arrepiou! Foi tão bom vê-lo falar, vê-lo levantar o martelo de Thor, vê-lo voando ou lutando ao lado dos Vingadores no fim do filme… acho uma adição importantíssima para a equipe… ele voando, no fim do filme e em meu momento de maior apreensão, carregando a Feiticeira Escarlate. QUE COISA MAIS LINDA!
Mas aí vale falar dos gêmeos. “He’s fast and she’s weird”. Desde que Mercúrio e Feiticeira Escarlate apareceram de maneira sugestiva “após” o término de outro filme do estúdio, nós estávamos ansiosos por vê-los. Bem, eu gostaria de ter mais Evan Peters, mas ele é o Mercúrio de X-Men… e é também o que me consola pelo término desse filme! Mas eles foram ótimos durante toda a projeção! Mercúrio é um personagem zombeteiro, mas perfeitamente eficaz. A Feiticeira é poderosa e jovem, mas ela proporcionou cenas impressionantes… controlando a mente dos Vingadores, por exemplo, e cada coisa que foi vista. Tony Stark vendo os Vingadores mortos, mesmo que uma alucinação, foi uma das cenas mais chocantes e arrepiantes! O martelo caído, mas nada como ver o Escudo do Capitão América partido.
Sério.
Enfim, sobre a Feiticeira Escarlate… gosto muito de como eles se integraram ao grupo antes do fim do filme, e como participaram ativamente de seu ápice, tornando o clímax mais interessante. Foi, por sinal, um clímax de tirar o fôlego e nos deixar apreensivos. Participação do Mercúrio e sua interação com o Gavião Arqueiro foi linda. Por sinal, Gavião Arqueiro e sua família escondida pela S.H.I.E.L.D. Bruce Banner teve um bom desenvolvimento, acho que foi pela proposta de criação do Planeta Hulk. Foi bom vê-lo perdendo o controle, ver os estragos (boa cena de ação contra o Homem de Ferro) e a culpa o corroendo, enquanto Natasha tentava ajudá-lo. O final com seu exílio é realmente um bom final.
O filme deixou essas pontas abertas. Hulk e o exílio, partida do Tony Stark já que não tem um Homem de Ferro 4, e o Capitão América ao lado da Viúva Negra juntando uma nova equipe dos Vingadores. THE NEW AVENGERS. Me arrepiou a chegada da Feiticeira Escarlate, Visão e Falcão… “Avengers…” Okay, eu achei uma sacanagem cortarem antes do Assemble! Me fez quase gritar o fim da frase no cinema, mas a expectativa valeu. E nós sabemos o que viria ali. Então foi bom. Mais um pouquinho de Thanos na cena pós-créditos para uma sugestão. As coisas continuam crescendo. Marvel! Ah, falando em Capitão América e isso tudo… como eu gostei dele “Language!” no início, e como isso virou uma piada comum usada durante todo o filme.
Para finalizar, uma coisa bem mais pessoal: depois de defender o filme com unhas e dentes, e saber que foi uma projeção INCRÍVEL e madura, sendo uma boa preparação para o futuro das franquias (Marvel com tudo!), eu preciso falar sobre o martelo de Thor. Parecia uma bela representação dos fãs, dos nerds – coisas que já passamos sentados com amigos discutindo. Foi a canonização de todas as discussões sobre quem poderia ou não poderia levantar o martelo de Thor. Foi uma comédia engraçadíssima cada um tentando levantá-lo da mesa, bem perto do começo, ou a maneira hilária como Visão entregou a ele o martelo despreocupadamente, e a cara de todo mundo! Antes da partida de Thor, Capitão América e Tony Stark finalizando as discussões… “Se colocar o martelo num elevador… ele ainda vai subir. Mas o elevador não é digno!”
Esperando O Homem Formiga.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários