Person of Interest 4x20 – Terra Incognita


O mais EMOCIONANTE na série! Melancólico, mas poético. Uma despedida bela.
Desde a temporada passada, nós aprendemos a esperar praticamente qualquer coisa quando pensamos em Person of Interest. E ainda assim ela continua a nos surpreender constantemente. Depois que a série perdeu seu estilo de casos semanais – pelo menos independentes, já que tudo parece estar conectado –, ela só vem crescendo com episódios excelentes e um belo desenvolvimento em vários caminhos possíveis. Da ação ao geek, e eu gosto dessa variedade na série. Aumento de personagens, mortes dramáticas como a Carter na temporada passada… aquele foi nosso primeiro contato com esse tipo de evento catastrófico, e vez ou outra ainda sentimos muita falta de Carter.
Ela precisava de uma despedida digna como essa.
Terra Incognita estava divivido em três instâncias. Mas aparentemente apenas uma fazia sentido. Tivemos, supostamente, um caso independente de Finch – mas quem é que deu atenção alguma àquilo? Tudo bem, foi hilário ver a Root chegando de vestido de noiva e tênis, mas foi basicamente o único sorriso que o roteiro nos permitiu. Tivemos um caso diferente, de Chase Patterson, que John Reese resolveu resolver por conta própria: para ter a oportunidade de se sentir mais próximo de Joss Carter, uma última vez. E a série trabalhou com flashbacks em paralelo com o caso atual: John trabalhando agora x Carter no passado. Mas a terceira instância foi a melhor, especialmente por sua finalização, de John e Carter no carro.
Uma tocaia.
Bem, lá no começo do episódio nós sabíamos que íamos ter que segurar as pontas. Quando Finch fala aquelas coisas e Carter entra no carro… meu coração deu um pulo. E eu me abracei para o restante do episódio. E eu passei parte do episódio tentando encaixar aquela tocaia – até que tudo fez sentido. “Now, listen to me. Your time is running out. You’re dying, John”. Meu coração se apertou ainda mais e as lágrimas ameaçaram cair quando descobrimos que John Reese estava abandonado, sozinho, prestes a morrer por um tiro e por hipotermia, e que aquela Carter com ele no carro não passava de uma alucinação. Como se ela tivesse vindo buscá-lo para sua partida. Eu não queria vê-lo morrer, mas teria sido a mais bela morte e despedida na série.
Ela parecia cruel, ela parecia querer jogar algo na cara dele. “The heat you’re feeling is a hallucination. The last symptom of hypothermia. You’re freezing to death, John”. E eu também me abracei para a possível morte – eu não duvido de algo assim em Person of Interest. Root parecia ter aceitado isso, o desespero de Harold era muito real. E a conversa de John e Carter. As verdades: como ele tem dificuldade para se abrir com as pessoas, mas sentia uma conexão com ela, como se pudesse lhe contar as coisas. Mas ele nunca fez isso. Como ela nunca lhe entregou a foto, como eles nunca conversaram e tiveram aquele momento profundo… foi a coisa mais melancólica e mais poética possível. E foi uma bela despedida. Foi uma finalização para a história desses dois, foi uma bela homenagem a Carter. #saudades
“Will you stay with me? Just for a little bit…”
“Yes, of course. Just hold on, John”

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários