“Raggedy man… good night”


A mais bela cena de regeneração de Doctor Who.
E eu sei que haverá pessoas que discordarão disso, e eu digo: cada um tem seu favorito. Acho que, nos últimos anos, o que Christopher Eccleston fez por Rose foi lindo, David Tennant se despedindo com um “I don’t wanna go” foi o que marcou uma geração de Whovians que recordam a frase com lágrimas nos olhos… mas “Raggedy man… good night” com o último discurso de Matt Smith deve entrar para a história de alguma maneira. Eu achei extremamente emocionante, surpreendente. Me fez chorar mais do que outras regenerações. E eu amei.
Tudo começa lá quando os Time Lords lhe mandam uma dose extra de energia de regeneração a pedido de Clara, e a cena foi muito forte. Matt Velho usou a energia para terminar a Guerra – uma cena diferente, brava, emocionante. Foi interessante vê-lo queimar, se transformar, e esperamos que Peter Capaldi já estivesse na TARDIS quando Clara entra, o que se configuraria como a mais diferente cena de regeneração da história do programa. Já estava achando um máximo até ali, pronto para chamar a cena de perfeita, mas ainda não estava pronto para dizer adeus a Matt…
As roupas espalhadas pelo chão, o pote com fish fingers e custard. Tudo isso fez meus olhos se encherem de lágrimas novamente, e eu quase explodi de felicidade ao ver o jovem Matt Smith novamente, em toda sua aura de Doctor. Meu sorriso era como o de Clara, envolto em surpresa, quase em transe. E Matt se despediu do papel quase como Matt, porque pouco sentimos sua interpretação ali – ele estava falando como ele mesmo, ele estava fazendo um discurso de como mudamos em toda nossa vida. Ele estava sendo o Eleventh como o amamos, com um belo discurso final.
Foi um conjunto de fatores que nos emocionaram de verdade – a felicidade genuína de Clara, a emoção nos olhos de Matt; tudo tão bem escrito. A TARDIS cheia de desenhos, a pequena Amelia correndo, ele dizendo à Clara quem era Amelia. E o BELÍSSIMO e surpreendente momento em que Amy Pond desce as escadas para se despedir do Doctor uma última vez. “Raggedy man… good night”. Uma cena simples, rápida e profundamente emocionante. Matt deve ter ganho a mais bonita despedida do programa, não é possível. Ele mesmo tira sua bow-tie, a larga no chão, e o momento é tão cheio de simbolismos que choramos novamente.
Todo um novo ciclo de regeneração se inicia.
As súplicas de Clara para que ele não mude. “No, no. Please, don’t change!”. E com tudo o que tivemos antes, a regeneração real acontece muito depressa. E temos Peter Capaldi no papel, com a característica mudança na trilha sonora, e um sorriso se esboça em nossos lábios em meio às lágrimas. Tudo novo. Rimos com a expressão de Clara e do novo Doctor, o comentário sobre os rins (sua voz me lembrou a de Matt, com um “I don’t like the color” ao estilo Tennant com o “I don’t like it”), e o ótimo… “Do you happen to know how to fly this thing?”.
SEJA BEM-VINDO, Peter Capaldi. Temos certeza de que será um ótimo e diferente novo Doctor, e esperamos que ele nos surpreenda com essa nova fase no programa. Estamos ansiosos pelas novidades. NÓS TE AMAMOS, Matt Smith. Você fez um belíssimo trabalho nesses últimos anos e sentiremos sua falta nos anos que se seguem – se algum dia você tiver vontade de voltar, para uma participação especial, por favor faça isso. Estaremos de braços abertos te esperando de volta, pode contar com isso! Por ora, Doctor Who novo só em Setembro…


Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários