Música da Semana – When I Grow Up


When I grow up, when I grow up
(when I grow up)
I will be strong enough to carry all
The heavy things you have to haul
Around with you when you’re a grown-up!

And when I grow up, when I grow up
(when I grow up)
I will be brave enough to fight the creatures
That you have to fight beneath the bed
Each night to be a grown-up!

A música do sonho de uma criança.
When I Grow Up é uma belíssima música de Matilda, cantada pelo elenco infantil inteiro, e traduz claramente essa esperança e sonhos para o futuro, no qual elas imaginam o que é ser um adulto… os adolescentes também se encaixam nessa mesma letra, e depois os adultos os escutam com um pesar e uma saudade no coração, da época em que esses sonhos aconteciam. É uma música doce, inocente, e muito emocionante…
Escutá-la no musical é maravilhoso. Afinal é o Bruce que a inicia, após todo o castigo ao qual é submetido, e ele sonha com o momento em que será grande, feliz e não precisará mais sofrer com esse tipo de coisa… numa música forte e lenta, cada criança coloca suas expectativas para o futuro de maneira bela… e é visualmente muito bonito, afinal é aquela cena com os quatro balanços. Não dá para descrever demais, é mais fácil assisti-la abaixo, mas a cena é perfeita…
When I grow up, I’ll be tall enough to reach the branches that I need to reach to climb the trees / When I grow up I will be smart enough to answer all the questions that you need to know / And when I grow up I will eat sweets every day on the way to work and I will go to bed late every night!
A música tem a visão de uma criança do que é a vida, e de como é maravilhoso envelhecer. Infelizmente, não sei porque essas coisas nos passam pela cabeça quando somos tão novos. Mas parece uma representação daquilo que eles vêem nos adultos ao seu redor: a invencibilidade, a possibilidade de fazer tudo… além de maravilhosas metáforas, que é como eu encaro trechos como “Serei bravo o bastante para lutar com as criaturas que você encontra embaixo de sua cama toda noite pra ser grande” ou “Serei forte o bastante para carregar todo o peso que precisa ser carregado com você quando você é grande”. Filosofia pura, huh? Me faz pensar bastante…
Os balanços dão um tom de inocência e infância que são perfeitos, e a maneira como eles são utilizados é ótima. Como já comentei, amo as cenas das crianças de Matilda, e amo as coreografias tão complexas e bem desempenhadas, e o jogo que é feito com esses quatro balanços, pelo qual todas as crianças passam de todas as maneiras possíveis… simples e complexo ao mesmo tempo, a música e a cena juntas conseguem fazer lágrimas se juntarem em nossos olhos, e muitos pensamentos nos tomarem a cabeça… você só pode entender assistindo, portanto veja o vídeo de uma versão em Londres, a original:


Tive uma recordação estranha assistindo à essa cena também, que me ajudou na abstração e talvez tenha tido alguma relação com o fato de ter gostado tanto da cena: a primeira vez que todos juntos dizem When I grow up me pareceu absurdamente com Where is my mind? Eu sei que não tem nada a ver, eu sei que são musicais totalmente diferentes, tanto em história quanto em personagens e mensagens, mas me recordou… e o tom de melancolia parece acompanhar as duas cenas… talvez tenha sido só eu com a impressão, mas a sensação de melancolia ao ver essa inocência infantil e esses sonhos e esperanças me é inseparável!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários