Filme “Tolkien & Lewis”


Aproveitando a estréia de O Hobbit – A Desolação de Smaug, vamos reunir o que já temos de informação do novo filme Tolkien & Lewis, o que, convenhamos, não é muito além de expectativas. O pôster fantástico pode enganá-lo caso você não conheça a controversa história de amizade desses dois, então não espere nada fantasioso com Aslan contracenando com um Nazgul… muito pelo contrário, a história se passará durante a guerra na Grã-Bretanha, 1941, e é uma obra biográfica.
Um passo importantíssimo e arriscado. Na verdade muito se fala e pouco se sabe sobre a relação dos dois – sabemos que Tolkien e Lewis foram muito amigos durante muitos anos, mas também sabemos que eles acabaram se afastando nos últimos anos de vida, que ambos se ajudaram na escrita de suas obras, diretamente ou não, mas as questionaram mais tarde… e que Lewis foi quem escreveu Crônicas de Nárnia sendo basicamente uma recontagem da história da Bíblia, mas Tolkien era quem mais se dedicava ao cristianismo. Muitas lacunas nessa história toda.
Ninguém sabe ainda como o filme acontecerá… sabemos que teremos os dois grandes nomes da literatura do século XX como protagonistas, e eu espero mesmo poder ver seus livros tomando forma, enquanto eles lutam para escrevê-los, quem sabe até mesmo o drama de Tolkien de ter de dividir sua obra… mas será também fascinante conhecer mais esses dois juntos, como uma dupla. Vê-los amigos, trabalhando juntos, doendo ver a separação ou, ainda pior, o afastamento contínuo e progressivo que ninguém parece entender de verdade e dar um motivo concreto.
Tenso.
A sinopse quase parece sensacionalista ao trazer expressões como “pesadelos psicóticos” de Tolkien, mas cita os discursos religiosos de Lewis na BBC e as inseguranças do amigo, ciúme, neurose… parece que a amizade deles, na vida real, seguiu o roteiro digno de um drama! De qualquer maneira, sabemos que somos apaixonados tanto por Senhor dos Anéis quanto por Crônicas de Nárnia, ambos tão absurdamente diferentes e fascinantes… e pensar que um teve influência na construção do outro e que esses dois viveram uma amizade? Estou muito ansioso e curioso para esse filme! Temos alguns nomes da equipe técnica divulgados. Nada de elenco ou data de lançamento.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários