“We can get things back to better than before”


Dan Goodman.
A esse personagem fica a responsabilidade de tentar manter uma família unida, superando todos os problemas. Sua relação com as pessoas é bem interessante, pois também sente a falta do filho, mas o nega – deixou de sofrer por ele para poder amparar a mulher, com quem a relação é sempre de proteção e preocupação. Já com Natalie, sua relação também é conturbada graças à atenção que a mãe recebe (“As always!”). É um exemplo de paciência e esperança – gosto bastante do personagem por seus momentos de alegria, sua inocência ao acreditar que as coisas melhorarão, e o seu sofrimento reprimido que tanto lhe faz mal…
O momento em que começamos a conhecer Dan de verdade é durante Who’s Crazy. A música é mesclada com My Pshycopharmacologist and I, e a contradição é perfeita! Who’s crazy? The one who sees doctors or the one who just waits in the car? A música que tem um ritmo descontraído, o assunto sério tratado como piada, e o pesar nítido na voz de Dan e em suas palavras tão fortes. Me arrepia ouvi-lo cantar suas partes dessa música. She’s depressed. And me… I’m just tired. Tired. Tired. Tired. Mas ao mesmo tempo é lindo como ele deixa tão claro seu amor pela esposa: They say love is blind, but believe me… love is insane.
It’s Gonna Be Good é o que me inspirou a chamá-lo de “esperançoso” – dói o coração vê-lo tão contente por ver Diana respondendo ao tratamento, mas então aquele sofrível momento em que ela comemora o aniversário de Gabe. Mas meu momento favorito de Dan é I’ve Been. É um solo que ele sustenta sozinho lindamente – a música é contagiante, belíssima e emocionante. I was here, at her side, when she called, when she cried. How could she leave me on my own? E and whenever she goes flying, I keep my feet right on the ground me deixa muito claro o seu sofrimento tanto pela esposa quanto pelo filho, mas como ele nao pode simplesmente se entregar a isso. A sutil aparição de Gabe é inteligentíssima!
Outro grande momento, esses dois que Dan compartilha com Natalie e Diana, são Song of Forgetting, bem forte e sofrida, e depois Better Than Before que é a tentativa de trazer de volta a memória de Diana, e se possível ainda melhor do que antes. Gonna get us back to normal. Gonna get us back to good. Gonna get back what we had and maybe more. Gonna get us back to good times, and forget the things we should. Eu amo o ritmo da música e a maneira como o assunto é tratado – é bem a cara de Next to Normal. Gosto de ver a tentativa de Dan, sua brilhante esperança, a audácia de Natalie e suas expressões de adolescente, bem como a omissão de fatos importantíssimos. É perfeito. Gonna get back what I lost there. Gonna find out who I was. Gonna open up the gates and let it pour.
O personagem é repleto de ótimos e memoráveis momentos no musical todo, assim como todos os outros personagens. Ainda falta comentar a belíssima relação que ele tem com o filho, mas são tantas informações que eu achei que isso merecia um texto próprio, então fiquem atentos que logo falarei sobre Dan e Gabe como pai e filho. Enquanto isso, eu reforço o meu convite para ver o musical. Seja a versão nacional (em cartaz em São Paulo) ou a original que você pode encontrar pela internet. De qualquer maneira, vale muito a pena, confiram! Até mais…


Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários