Next to Normal – Original Broadway Cast


Não é chatice nem nada assim, mas eu realmente acho que o Elenco Original da Broadway foi o melhor elenco que Next to Normal já viu. Claro que pode ser apenas uma questão de costume, e foi com eles que eu conheci as histórias e os personagens, mas acho difícil alguém discordar, por exemplo, que Alice Ripley é a perfeita Diana e que Aaron Tveit é o perfeito Gabe. Personificações dos personagens, chega a ser difícil imaginar outras pessoas nos papéis.
Deixarei o elenco brasileiro de lado por enquanto. Até porque como uma adaptação, acho que a maneira de analisá-la é um pouco diferente, e sendo em línguas diferentes, querendo ou não muda uma coisa ou outra – não farei comparações. Mas entre elencos da Broadway é possível fazer essas comparações, e eu sempre defenderei o primeiro elenco. Embora goste muito dos trabalhos de alguns outros atores em algumas produções, o elenco original interpretou Next to Normal tão bem e deu vida àquela história tão unicamente, que não tem como não se apaixonar. É a imagem que me vem à cabeça ao pensar nesse musical.
Por exemplo, e talvez o melhor exemplo, Alice Ripley interpretando Diana Goodman. Não é uma personagem fácil. Certamente que não – com toda a sua bipolaridade, seus momentos de profunda tristeza mesclados aos seus momentos divertidos, ainda com aquelas explosões de raiva tão únicas que só ela sabe fazer. É uma personagem que sofre e precisa passar isso de maneira convincente no olhar e na voz… e Alice sabe muito bem como fazer isso. Sua voz é arrepiante, não tem outra voz melhor para essa personagem (ainda me arrepia lembrar-me dela cantando You Don’t Know) e seu olhar diz tudo o que as palavras não conseguem dizer…
O personagem de Dan Goodman já é um que nos deixa com o coração um pouquinho mais dividido. Porque a primeira pessoa a dar vida à ele foi Brian d’Arcy James, e essa versão Off-Broadway ocupa um lugarzinho especial em nossos corações, não tem como não admirar sua performance. Ao mesmo tempo em que J. Robert Spencer também fez um trabalho impecável em sua interpretação na Broadway. Lembrar-me dele cantando I’ve Been ainda me emociona, e eu amo a maneira como ele interpreta Better Than Before, uma música que tem tanto sua cara… o ator precisa convencer nesse lado emocional e cheio de esperança – supportive and kind.
Natalie foi interpretada inicialmente por Jennifer Damiano, e foi outro brilhante trabalho. Ser uma adolescente em crise e problemas não é fácil – também não é fácil soar natural, divertida e fazer com que as pessoas gostem de você. Mas ela sabe fazer tudo isso muito bem, é encantadora, carismático – e eu amo sua personalidade meio revoltada. E sua voz é perfeita, arrebentando toda vez que canta Superboy and the Invisible Girl e transmitindo todas as emoções necessárias no olhar e no tom de voz. Amo vê-la interagindo com Alice ou com Robert.
Já Adam Chanler-Berat sabe realmente como é ser o Henry. Totalmente. Ela foi quem interpretou o personagem pela primeira vez na versão Off-Broadway, e então ficou com o elenco durante todas as mais de 700 performances que o elenco realizou enquanto na Broadway. Portanto ele é o Henry. E eu acho que o grande segredo nesse personagem é saber ser engraçado e saber ser carismático. Ele não é exatamente um dos protagonistas, mas desempenha um papel importantíssimo, e várias das cenas mais engraçadas estão com ele – sua relação com Natalie é sempre fofa.
E se eu começar a falar de Aaron Tveit, certamente terei dificuldades para parar. Afinal ele é um ator impecável em qualquer papel que ele desempenhe. Já tive a oportunidade de vê-lo em mais de um musical da Broadway, e ele é sempre demais! Possui uma voz incrível, uma habilidade de dança, e sabe incorporar a personalidade inocente e deturbada de Gabe muito bem. Eu penso em Gabe e vejo o Aaron na minha mente – absolutamente envolvente, sensual (suas danças e apenas a maneira como ele canta já são de tirar o fôlego!) e perigoso; com sua interpretação intensa, é difícil pensar em Next to Normal sem ele.
E por fim chegamos aos médicos de Diana. O Dr. Fine e o scary rock star, também conhecido como Dr. Madden. Inicialmente foram interpretados por Asa Somers, mas então ele passou o papel a Louis Hobson quando a peça foi para a Broadway, e ele ficou com esse papel até o show fechar. Precisa muito da habilidade de cantar, além do dom para ser engraçado e sério quando necessário – com cenas divertidas e cenas bastante pesadas. Outro que não é um personagem fácil de interpretar.
Como vocês viram eu amo o elenco original da Broadway, e fica inegável a minha paixão por Alice Ripley e Aaron Tveit. Se já não bastasse os dois serem perfeitos independentemente e serem a cara de seus personagens e do musical em si, os dois ainda contracenam e apresentam uma química perfeita, indispensável para o sucesso de Next to Normal. Se você tiver a oportunidade de ver com o elenco original, não a desperdice. Certamente vale a pena. Um dos melhores musicais da Broadway, escute meu conselho: assista!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários