Top 20: Glee, the Music (Season Three)



A música da terceira temporada variou bastante. Foi de ótima a péssima, de clássica a atual. Você pode pensar que eu estou totalmente satisfeito com as músicas, então, mas ainda tem uma coisa que me incomoda: como as histórias foram desenvolvidas em torno da música, para que a história se adaptasse à música e não o contrário.
Mas tirando isso, acho que eu posso me dar por satisfeito. As divisões foram ótimas, várias pessoas tiveram a oportunidade de cantar, embora Rachel e Blaine ainda monopolizem os melhores solos (no geral, mas Tina teve um que valeu por todos que não teve); senti falta de versões alternativas de músicas conhecidas, mas os mash-ups foram bem interessantes, num geral.
Vide o caso de Mash-Off. Teve tanta música boa ali que a temporada quase já valeu inteira! Os melhores mash-upsYoü and I/You and I, Hit Me with Your Best Shot/One Way or Another (tenho uma paixão especial por essa!), I Can’t Go For That (No Can Do)/You Make My Dreams e o maravilhoso caso de Adele – Rumour Has It/Someone Like You. Mesmo Lindsay, participante do primeiro The Glee Project teve um mash-up ótimo (e clássico, diretamente da Broadway) de Anything Goes/Anything You Can Do… espero ver coisas assim em NYADA. Troubletones bateu o New Directions em mash-ups, porque vamos combinar, Survivor/I Will Survive foi perfeito! Moves Like Jagger/Jumpin’ Jack Flash, Bamboleo/Hero, Cherish/Cherish, Fly/I Believe I Can Fly (LINDO!), Hungry Like the Wolf/Rio.
WOW! E vocês lembram daquela fala de Ryan Murphy? “Não teremos mais mash-ups?”.
As entrevistas dele até me fazem rir agora!
Gostei muito das músicas nessa temporada, apesar de todos os problemas da estação de rádio. Pelo menos também tivemos novos vocais para o grupo, como Rory (Damian, que praticamente só cantou no seu episódio de estréia, e músicas sempre no mesmo estilo) e Joe (tão apagado, que só me lembro mesmo de Stereo Hearts); e quem sabe o que será do futuro de Sugar no New Directions? E ainda temos Sebastian, novo vocalista nos Warblers… aquisições interessantes…
Abaixo está a lista das 20 músicas que eu escolhi para representar a terceira temporada. Com mais uma “menção honrosa”, porque nem era uma música de que gostava tanto assim, e não quis tirar nenhuma das outras para adicioná-la. Em “ler a matéria na íntegra”, você vai ver meus comentários sobre cada música/cena. Foi um trabalho bem legal… convido vocês a fazer o mesmo, vale a pena!
Lembrem-se: essa é a minha lista de “músicas preferidas” em Glee, e provavelmente você não vai concordar com ela. Não como um todo pelo menos. Portanto, sinta-se à vontade para incluir ou tirar músicas nos comentários… espaço aberto a vocês, e eu quero muito saber sua opinião! Boa sorte ao tentar cortar algumas quando tiverem que limitar a lista a 20 músicas… eu entendo a dor no peito! Um exercício interessante, até mais…

You Can’t Stop the Beat (from 3x01 – The Purple Piano Project) by New Directions
Original version: Hairspray

Fix You (from 3x03 – Asian F) by Will e New Directions
Original version: Coldplay

Last Friday Night (from 3x04 – Pot O’ Gold) by Blaine e New Directions
Original version: Katy Perry

America (from 3x05 – The First Time) by West Side Story Cast
Original version: West Side Story

Rumor Has It/Someone Like You (from 3x06 – Mash-Off) by Troubletones
Original version: Adele

I Kissed a Girl (from 3x07 – I Kissed a Girl) by Rachel and Santana
Original version: Katy Perry

Constant Craving (from 3x07 – I Kissed a Girl) by Santana, Shelby e Kurt
Original version: K.D. Lang

ABC (from 3x08 – Hold On to Sixteen) by New Directions
Original version: The Jackson 5

Summer Nights (from 3x10 – Yes/No) by Mercedes and Sam
Original version: Grease

Smooth Criminal (from 3x11 – Michael) by Santana and Sebastian
Original version: Michael Jackson

I Will Always Love You (from 3x13 – Heart) by Mercedes
Original version: Dolly Parton/Whitney Houston

Glad You Came (from 3x14 – On My Way) by The Warblers
Original version: The Wanted

Here’s to Us (from 3x14 – On My Way) by Rachel and New Directions
Original version: Halestorm

Somebody that I used to know (from 3x15 – Big Brother) by Blaine and Cooper
Original version: Gotye feat. Kimbra

Stayin’ Alive (from 3x16 – Saturday Night Glee-ver) by New Directions
Original version: Bee Gees

It’s not right but it’s okay (from 3x17 – Dance With Somebody) by Blaine
Original version: Whitney Houston

Big Girls Don’t Cry (from 3x19 – Prom-asaurus) by Rachel, Blaine and Kurt
Original version: Fergie

What Makes You Beautiful (from 3x19 – Prom-asaurus) by Joe, Sam, Artie, Rory and Mike
Original version: One Direction

Because You Loved Me (from 3x20 – Props) by Tina
Original version: Celine Dion

Paradise by the Dashboard Light (from 3x21 – Nationals) by New Directions
Original version: Meat Loaf

MENÇÃO HONROSA:
We Are the Champions (from 3x21 – Nationals) by New Directions
Original version: Queen

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


You Can’t Stop the Beat (from 3x01 – The Purple Piano Project) by New Directions
Original version: Hairspray
Fiquei “satisfeito” com a maneira como essa temporada se iniciou… afinal todos sabem que eu sou fanático por Hairspray (foi inclusive o primeiro musical que eu pude assistir ao vivo) e que música melhor para representá-lo do que essa? Quer música mais animada? As pequenas decepções ocorreram: 1) no começo da música que foi um solo lento da Rach (a música não funciona assim!), e temi que fosse ser daquela maneira a música inteira… mas foi fantástica, quase mais rápida que a original! E 2) na maneira, como sempre, que a música foi cortada, com partes ótimas que ficaram de fora… mas ainda assim, senti Hairspray representado, gostei bastante.

Fix You (from 3x03 – Asian F) by Will e New Directions
Original version: Coldplay
Uma das músicas/cenas mais tristes que a série já fez. Asian F foi um episódio todo melancólico e de clima bem pesado, e ao assisti-lo, você chega ao final com um grande aperto no coração. Poucos episódios tinham conseguido isso até ali… e Fix You foi uma ótima música, com letra bem tocante, e um ritmo que só enalteceu esse espírito todo. Ficou emocionante com aquele momento Will/Emma, com a lista de West Side Story, com aquela tristeza enquanto cantavam no palco… sem contar as reações de Mercedes. Grande momento emocional da série!

Last Friday Night (from 3x04 – Pot O’ Gold) by Blaine e New Directions
Original version: Katy Perry
Aqui foi a primeira vez que vimos que Darren Criss (interpretando Blaine) se daria bem no New Directions… ainda conseguiria manter sua posição de destaque, brilhar a seu tempo, e ter química suficiente para funcionar ao lado dos demais personagens, um grupo tão fechado e definido desde antes. E a música já era boa, e ficou ótima na voz de Darren – a cena é típica daquelas da sala em que todos dançam: animada, divertida, deliciosa. Gosto de vê-los interagindo, gosto de ver os sorrisos e alegrias, amei a cena, de verdade!

America (from 3x05 – The First Time) by West Side Story Cast
Original version: West Side Story
Quando eu digo que Glee deveria homenagear mais os grandes musicais, esse tipo de cena é que deve ser levada como exemplo… America foi fantástica! A cena acontece durante a encenação de West Side Story e foi muito fiel e bonita! Os atores interpretaram muito bem, longe de seus personagens na série para se aproximar de seus na peça… tão teatro, tão maravilhoso! Eu chego a me emocionar ao assistir… e a música também ajuda, porque é fantástica! Muito mais coisas como esse deveriam ser feitas… quem sabe em NYADA?

Rumour Has It/Someone Like You (from 3x06 – Mash-Off) by Troubletones
Original version: Adele
As Troubletones sempre arrasaram em suas apresentações, e mash-ups de Glee sempre foram bons, mas esse mash-up da Adele foi impagável! As músicas ficaram tão perfeitas juntas que me arrisco a dizer que ficou melhor do que as originais, separadas. E se você é fã de Glee, eu te desafio a cantá-las separadas! A cena é ótima, época em que Santana estava ganhando sua importância, e ela e Mercedes arrebentam no vocal principal… sem contar que a coreografia também é linda, bem como o figurino. Maravilhoso!

I Kissed a Girl (from 3x07 – I Kissed a Girl) by Rachel and Santana
Original version: Katy Perry
Santana teve muito destaque nessa temporada, e essa foi uma de suas principais músicas que representam todo seu drama muito bem. A cena é ótima, divertida… é bom ver o assombro nos olhos dos garotos, e como as meninas conduzem a cena com perfeição… sem contar que Santana e Rachel cantando juntas, como sempre, é impagável. A cena ficou maravilhosa, perfeita! E eu amo a música… bem como alguém que fica colocando músicas da Katy Perry o tempo todo na série…

Constant Craving (from 3x07 – I Kissed a Girl) by Santana, Shelby e Kurt
Original version: K.D. Lang
Imaginem uma cena emocionante! Finalmente colocaram um final emotivo (que funcionou muito, muito bem) sem ser um solo da Rachel. Olha aí como outros personagens nos comovem, quem sabe até mais! Constant Craving é brilhantemente interpretado por Santana e Shelby… as duas são cantoras e atrizes fantásticas, e a letra da música é linda… não poderia ter deixado de ser emocionante, melancólico, triste… PERFEITO!

ABC (from 3x08 – Hold On to Sixteen) by New Directions
Original version: The Jackson 5
Logo nas Seletivas o New Directions provou que tinha vindo nesse ano com tudo! Mesmo sem Rachel, Santana e Mercedes, eles fizeram uma de suas melhores apresentações até o momento… ABC foi minha música preferida, e eles arrebentaram! A música é muito boa, tem um ritmo ótimo, uma letra legal, e a coreografia deles foi bem interessante. Sem contar que aqui já estava Tina fazendo o vocal principal (para mim, a “nova Rach”) e Mike se arriscando mais na música… o que funcionou muito bem, por sinal. Ótima apresentação!

Summer Nights (from 3x10 – Yes/No) by Mercedes and Sam
Original version: Grease
Eu tinha tantos motivos para amar isso! Afinal é Sam e Mercedes (o casal mais fofo da série) cantando Grease (um musical clássico e que eu amo). E qualquer um que me peça música favorita de Grease, a resposta é imediata: Summer Nights! Essa versão de Glee é perfeita! Amei como a homenagem foi feita, colocando os atores para gravar a cena no mesmo lugar em que o filme fora filmado, e recriando a cena idêntica – com exceção do figurino. Nos tempos atuais, o vídeo repete quase tudo que podemos ver no filme – inclusive as inclinações de câmera. E eles se encaixaram tão bem! Sam estava muito Danny… Sugar era muito perfeita para aquela parte da música, como no filme… e Santana era a própria Rizzo, gente! Pena que sua parte na música tenha ido para Kurt... queria muito ouvi-la dizer aquilo! Mas ok, a música está muito fiel ao filme, ao mesmo tempo que tem muito estilo Glee. Perfeito! A série devia fazer mais coisas como essa…

Smooth Criminal (from 3x11 – Michael) by Santana and Sebastian
Original version: Michael Jackson
Como eu já disse repetidamente, eu gosto muito de Santana e gosto muito de Sebastian. Também já os comparei, afinal Sebastian é praticamente uma versão masculina de Santana. Então, ouvi-los em um dueto em forma de briga não podia ser menos perfeito! Smooth Criminal é uma música forte, agressiva, e perfeita para o estilo de cena proposto… os dois entraram em um duelo incrível, que realmente nos prendeu, arregalou nossos olhos. Que cena foi aquela, gente? MARAVILHOSO!

I Will Always Love You (from 3x13 – Heart) by Mercedes
Original version: Dolly Parton/Whitney Houston
Essa música precisava aparecer na série, mais cedo ou mais tarde. Por si só já é linda, mas na maneira como foi colocada na série ficou emocionante demais. Cantada por Mercedes, logo após uma declaração tão linda de Sam (como tantas, simples mas belíssimas), um presente, uma fala de que não podia ficar com ninguém agora… a música se torna triste, emotiva quando ela canta na sala do glee club, levantando lágrimas em Sam (como é bonito vê-lo chorar e se emocionar daquela maneira – uma ótima atuação, dava para sentir a dor em seus olhos) e consequentemente no espectador. Ótima, ótima cena, por mais triste que a seja.

Glad You Came (from 3x14 – On My Way) by The Warblers
Original version: The Wanted
Eu amo essa música! Gosto demais da música, gosto demais dos Warblers e gosto demais do personagem de Sebastian… não tinha como não amar a cena! Ainda mais quando ele parece estar cantando para Blaine… os Warblers arrasam como sempre! Gostei muito da voz de Grant Gustin (bastante diferente, meio comum, mas muito legal) e da coreografia e energia dos garotos dançando… dá para ver o suor em seus rostos no final. Tudo ficou tão espetacular, que é a melhor apresentação Warbler na terceira temporada!

Here’s to Us (from 3x14 – On My Way) by Rachel and New Directions
Original version: Halestorm
Aqui eu tive que admitir que eu estava errado. Quando fiquei sabendo que a última música das Regionais seria um solo de Rachel achei absurdo… como isso poderia se encaixar na cena? E ficou perfeito… perfeito, mesmo! Muito melhor do que Don’t Rain on My Parade ou Get It Right, e a cena é linda. É música é deliciosa, e a maneira como ela parece cantar para Finn, a cena é emocionante… simplesmente perfeito.

Somebody that I used to know (from 3x15 – Big Brother) by Blaine and Cooper
Original version: Gotye feat. Kimbra
Sou fanático por essa música. De verdade! Confesso que não a conhecia antes da série, mas assim que a escutei fiquei viciado… a letra é tão maravilhosamente bela que eu não paro de ouvir e cantar. E o ritmo é tão bom, tão diferente – com um quê de clássico – uma música emocionante e forte. Considero uma letra bem impactante. E a cena em que é a música é interpretada por Blaine e Cooper é muito boa! Afinal toda a história de irmão foi bem trabalhada, e surpreendentemente a música ficou boa ali… os dois arrasaram, uma cena emocionante!

Stayin’ Alive (from 3x16 – Saturday Night Glee-ver) by New Directions
Original version: Bee Gees
Eu precisava representar a homenagem à discoteca da terceira temporada de alguma maneira, e acho que não existe música melhor do que essa para isso. Stayin’ Alive é um hino da disco, e ainda foi interpretada por todos, com um figurino idêntico ao de John Travolta no famoso (e não tão bom) Embalos de Sábado à Noite; representa muito bem o clima do episódio, que recriou toda essa atmosfera com precisão. Muito bom.

It’s not right but it’s okay (from 3x17 – Dance With Somebody) by Blaine
Original version: Whitney Houston
Blaine teve seus momentos nessa temporada, e algumas de suas músicas entraram para a história. Não pude escolher entre essa e Somebody That I Used to Know… era impossível. A música parte de uma discussão com Kurt (que por sinal foi uma cena memorável!) e foi perfeita. Darren Criss apresentou uma performance concisa e interessante, homenageando Whitney, desabafando e ainda causando olhares engraçadíssimos nos membros do New Directions. Música ótima, letra incrível, e se encaixou muito bem. Sempre me divirto vendo isso, e a atuação de Darren está impecável!

Big Girls Don’t Cry (from 3x19 – Prom-asaurus) by Rachel, Blaine and Kurt
Original version: Fergie
Eu amo essa música! E a série a interpretou de uma maneira tão bela que a gente tem vontade de aplaudir. Ficou ótima, as vozes combinaram perfeitamente, e foi emocionante, triste – numa fase difícil pela qual Rachel passava. Kurt e Blaine são os melhores para conversar com ela… que trio incrível! Apesar de que na música eu tiraria a parte de Kurt sem receio… acho que a voz de Lea Michele e a de Darren Criss (mesmo que a dela se sobressaia absurdamente) ficam muito lindas juntas… mas de qualquer maneira, a música ficou linda no episódio.

What Makes You Beautiful (from 3x19 – Prom-asaurus) by Joe, Sam, Artie, Rory and Mike
Original version: One Direction
Maravilhoso. Normalmente gosto das músicas nos bailes de Glee, algumas delas são bem interessantes… e What Makes You Beautiful da terceira temporada foi a Friday da segunda. Mas gostei mais da terceira, porque a música colabora bastante… AMO ESSA MÚSICA! E gostei como pegaram vários dos garotos do New Directions e os colocaram para cantar como uma boy band, sendo uma música originalmente do One Direction. Inteligente. Música deliciosa, e os meninos fazem um ótimo trabalho, com vozes incríveis e uma energia espantosa. Ótimo!

Because You Loved Me (from 3x20 – Props) by Tina
Original version: Celine Dion
Acho que é uma das minhas cenas preferidas nessa temporada. MAIS DO QUE PERFEITA! MUITO MAIS! Acontece que duas coisas chamam a atenção: na primeira vez que você vê, você vai ficar rindo com aquela coisa toda de trocar de papéis, parece uma grande paródia dentro da própria série, hilário. Mas depois você pára para analisar a Tina (como Rachel) cantando – e ela é impecável! Ela dá voz a uma das mais belas músicas já escritas. E arrebenta! Baseado nisso eu realmente espero que ela seja a “nova Rachel”. Afinal, ela tem voz para isso, e ainda não se formou… quem sabe?

Paradise by the Dashboard Light (from 3x21 – Nationals) by New Directions
Original version: Meat Loaf
O New Directions certamente ganharia uma Nacional antes que seus formandos partissem, e não poderia ter sido melhor do que foi com essa cena maravilhosa! Porque certamente foi isso que garantiu o título, e não as outras duas apresentações. Aqui, ao estilo do Vocal Adrenaline com Bohemian Rhapsody, o New Directions apresenta sua melhor performance de competição! A coreografia é complexa, intensa, em uma música em constante mudança… incrível como a cena é recheada, diversificada, realmente completa e perfeita… valorizou o talento de muita gente, e me fez sorrir continuamente. Eu também daria um prêmio a eles depois disso tudo.

MENÇÃO HONROSA:
We Are the Champions (from 3x21 – Nationals) by New Directions
Original version: Queen
Não sou lá o maior fã dessa música, digo logo, mas ela ficou tão emocionante na série que me fez chorar mais ou menos nas três primeiras vezes em que vi, e ainda hoje me arrepio toda vez que vejo novamente. O contexto foi lindo, com esse grupo de losers cantando We Are the Champions, após vencer um Campeonato Nacional, enquanto entrega o prêmio de Professor do Ano para aquele que tanto os ajudou nessa caminhada toda… arrepiante, sem dúvida.

Comentários

Postar um comentário