On Broadway – Shrek, the Musical



LINDO!
Eu amo o musical do Shrek, por inúmeros motivos… a história todos já conhecem, então já se sabe que a mensagem é bonita, aquela história de poder ser feliz, mesmo que você não seja perfeito… Shrek, há muito tempo, foi aquela história que nos ensinou a não julgar ninguém pelas aparências, a dar valor às nossas amizades, a nossos próprios sentimentos… e essa história toda está presente no musical.
Shrek, the Musical é uma produção e tanto. Como se podia esperar, há muito cenário e figurino e tudo é muito perfeito… amo a caracterização dos personagens (cada momento de ver todas as criaturas dos contos de fadas juntas é lindo) e também amo os cenários em movimento, e a maneira como alguns personagens foram representados – como o Dragão, realmente lindo e trabalhoso; e o Lord Farquaad, tendo que atuar de joelhos… só imagino o trabalhão que os atores que o interpretaram tiveram!
Mas as piadas em relação à sua altura são maravilhosas…
E o humor afiadíssimo de Shrek continua presente. Ver o musical é exatamente como ver o primeiro filme, só que com músicas, e sem ser animação. Mas a história é exatamente a mesma (muitas das falas são retiradas idênticas ao filme, o que é lindo de se ver) e mesmo quando alguma coisa é diferente, é tão ao estilo Shrek que você nem se dá conta… desde o começo até o final, o humor é o estilo de humor único que só se encontra nos filmes do ogro. Perfeito.
As músicas são ótimas. E não podiam deixar de ser; elas traduzem perfeitamente cada um dos personagens (como o Burro, que poderia ter ficado estranho interpretado por um ator em roupa de burro, mas não ficou – ficou engraçadíssimo!) e te guiam pelos sentimentos que a peça quer proporcionar. De diversão, de esperança ou mesmo de tristeza… quão triste não é ouvir Shrek cantar Build a Wall no segundo ato? No momento em que ele resolve se abrir, se apaixonar e fazer amizades, um mal entendido o manda novamente para seu mundo fechado de ogro assustador…
Também é bom por podermos ir um pouco mais além na vida dos personagens do que podíamos nos filmes. É gostoso ver Fiona e Shrek quando tinham apenas 7 anos idade… e ao mesmo tempo que ele é expulso de casa, seu caminho se cruza com o de Fiona, sendo levada para sua torre… ótimo ouvir Big Bright Beautiful World e como os pais de Shrek o mandam para o mundo (afirmando que tudo é lindo, há muitas possibilidades – mas não para você); também amo I Know It’s Today, afinal nos apresenta Fiona em três etapas de sua vida, e como ela se transforma de uma menininha inocente na princesa meio estressada que conhecemos…
Eu AMO a Fiona! Fala sério, suas cenas são perfeitas! Cada um de seus ataques me encantam, eu sempre me mato de rir, e simplesmente virei fã dela… e que exercício o da atriz para interpretá-la, hein? Minha anotação com mais ou menos essas mesma palavras surgiu no momento em que ela gritou: “I NEED TO FIND SOMEWHERE TO CAMP RIGHT NOW!” no fim do primeiro ato, pouco antes de anoitecer… pouco antes disso ela não foi nada gentil ou delicada em mandar Shrek tirar o capacete… ela é um máximo!
Shrek, the Musical, baseado no primeiro filme do ogro, estreou em Dezembro de 2008 e fechou em Janeiro de 2010; além da versão da Broadway, várias outras versões foram feitas (uma versão brasileira está prevista para estrear em Dezembro de 2012). A música é de Jeanine Tesori e livro e letra de David Lindsay-Abaire. Confesso que estou bem curioso para a versão nacional, mas se tudo der certo, nas próximas férias estarei no Rio de Janeiro para conferir a produção.
O musical é ótimo. Se você gosta de Shrek, precisa assistir a seu musical! A história é linda, as músicas são encantadoras, parte técnica impecável… um musical e tanto que merece ser apreciado. Abaixo deixo um pequeno “trailer” da versão de Londres (que por sinal é uma produção ainda maior, amei os cenários ainda mais produzidos que eles utilizaram. Encantador!), com “I’m a believer” (que só foi incorporada à peça em Outubro de 2009). Até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários

  1. Nossa, nem sabia que tinha um musical para o Shrek. Pelo modo como você descreveu parece ser muito bom mesmo. Sempre gostei muito de Shrek e talvez essa aposta seja interessante =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante (: Achei bem bonito, divertido, envolvente... não vejo a hora de estrear no Brasil, tenho programa para as próximas férias :D

      Excluir

Postar um comentário