Season Finale! – Continuum 1x10 – End Times



Foi um Season Finale muito próximo de perfeito. Começou devagar, não muito audacioso, mas mostrou a que veio… terminou a temporada de maneira eletrizante, com perguntas fantásticas no ar. Desde algumas mais simples desde outras que colocam em dúvida todo e qualquer plano que fazia parte da premissa da série, além do caráter de personagens de que tanto gostamos.
Foi surpreendente.
É uma ótima maneira de defini-lo. Talvez você demore até descobrir a parte surpreendente, mas os últimos dez minutos do episódio realmente valem a pena. O futuro ganha certo destaque e sua interferência nos eventos de 2012… algumas coisas beiram a explicação, mas tudo acaba no melhor cliffhanger que eu já vi. Tudo bem, um dos melhores. Os fins de temporada de Lost sempre nos deixavam eletrizados também.
Citando Lost, fiquei feliz pela surpresa. Já estava começando a esperar uma recriação de Lost com o “incidente”, mas no fim nada disso aconteceu, não foi lá tão clichê. Nesse Season Finale, a Liber8 planeja explodir um prédio (isso te lembra o começo da temporada?), com a ajuda de Julian. Auxiliada por um homem também vindo do futuro como Kiera, ela planeja evitar o grande massacre que ocorreu em 2012, matando milhares de pessoas.
O que no fim não deixa de acontecer. Did you forget your History lessons? It’s already done”. A noção de viagem no tempo da série ainda não está suficientemente clara, porque pelo apresentado nesse episódio poderíamos tirar uma conclusão x, mas então eu pergunto: como a avó de Kellog morreu e ele ainda está ali? Portanto, vamos esperar por mais dados da segunda temporada para conjecturar sobre isso. Por ora, ficaremos com esse plano todo e como foi executado.
Foi interessante. Kiera está diante da possibilidade de voltar para casa, ao mesmo tempo em que deixar o presente lhe parece assustador… ainda mais com a revelação final de Alec. Que ninguém sabe qual foi, então nem fique bravo comigo pela omissão de fatos por aqui. Ponto mais do que positivo: o Season Finale deixou absurdamente claro quais são seus protagonistas: Kiera e Alec. Alguém me diz o que Carlos ou os demais personagens fizeram de tão importante nessa semana?
Planeja, evacua, explode, morre. Blá blá blá, tudo sai conforme o plano de Kagame. O que mais nos interessa nesse Season Finale é tentar entender exatamente o que está acontecendo no meio disso tudo, e onde cada um quer chegar, quais são os objetivos. A Liber8 corre grandes riscos de se desmanchar e tomar caminhos diferentes no próximo ano. Ainda não sei qual é a de Kellog… nem se Kiera vai ou não voltar para o futuro. Mas o choque fica para os últimos dez ou cinco minutos!
OLHA O SPOILER! Avisei. Tudo faz parte de um plano imenso de Alec, em 2077. Não o entendemos por completo, mas todos já sabiam que tinha alguém por trás de toda essa viagem no tempo, que não tinha sido por acaso e tudo o mais. O surpreendente é que seja o próprio Alec por trás disso tudo. Foi ótimo vê-lo conversar e passar a máquina para Kagame. Foi ótimo ver Kagame conversando com o Julian de 2077, ainda até comentando algo como “Foi você que me ensinou tudo o que eu sei”. Também foi ótimo ver o Alec de 2012 abrindo o arquivo do de 2077…
O final foi de tirar o fôlego. Prendi a respiração e demorei para lembrar-me de como recuperá-la. Alec está finalmente lendo o arquivo, não temos nenhuma notícia disso, e quando achamos que Kiera está indo embora, ela faz uma visita a Kellog… o final é cruel. The truth is… I’m the one who sent you back in time. You’re not gonna believe why…” e FIM!
WHAAAAAAAAAAAAAT?
Bem, gostei de como a série finalizou seu primeiro ano. Foram dez episódios muito contundentes, com uma história muito interessante e que não me desapontou! O Season Finale deixa exatamente o que precisa: aquela vontade de voltar a assistir, aquele desejo por entender várias coisas… e tem muitas perguntas no ar, e muito material para fazer teorias interessantes. Vai ser divertido esperar pela próxima temporada! E então, o que acharam do Season Finale? Até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários