The Awakening (2011)



Eu queria muito um terror. Não era bem esse o filme. Após um início brilhante de encher os olhos, logo nos deparamos com Florence Cathcart, uma escritora cética que faz de tudo para provar que fantasmas e sobrenatural não são reais. Suas crenças, no entanto, são colocadas em cheque quando ela é levada a um internato para meninos, onde o fantasma de um garoto assassinado há muitos anos atrás parece estar rondando. Com um suspense muito bem construído e um final surpreendente, o filme se absolve de qualquer outra falha.
O filme possui uma construção fascinante. Com um começo mais lento e introdutório, conhecemos as bases da história e a personalidade de Florence colocada em prática. Depois partimos para uma atmosfera de suspense e mistério crescente, que culmina em revelações bombásticas, um clímax chocante (que ao mesmo tempo em que é forte/assustador, também é bastante bonito) e um final emotivo com uma ótima mensagem. Amei o filme.
Para colaborar com toda essa atmosfera de suspense e melancolia, o filme é bastante monótono em cores, mas possui uma trilha sonora marcante que nos conduz pelas emoções desejadas. Amo como os cenários parecem todos escuros e/ou mal iluminados, como sorrisos quase não aparecem em tela em momento nenhum, e como todos os personagens são misteriosos à sua maneira. Classifico-o como um filme melancólico – foi assim que eu me senti quando terminei de vê-lo.
Ótimo. Recomendo a todos, mas não posso me estender nos comentários, afinal a melhor parte não poderei citar aqui. Não querendo estragar a surpresa de ninguém, digo apenas isso: você vai amar o momento em que Florence descobre tudo o que está acontecendo e porquê. As cenas são fortes, muito bem construídas, e acabam nos emocionando, ao mesmo tempo em que chocam. E é impressionante avaliar o psicológico dos personagens, e as capacidades do cérebro humano. E nos faz pensar, bastante. Para quem gosta desse tema, vale muito a pena!
Tom é provavelmente o melhor personagem.
Você entenderá.
Um ótimo filme, eu realmente recomendo. Não era o que eu esperava, mas foi muito bom de qualquer maneira. Perfeito se você gosta de fantasmas, se gosta de época/internatos sem cores, suspense, drama… você será convidado a pensar um pouquinho. Não desanime se nada disso aparecer logo de cara no filme, porque não aparecerá, mas eu garanto: quando as surpresas começarem, elas valerão a pena! Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários