Glee: Season Two



Temporada marcada por grandes críticas, o segundo ano de Glee caracterizou-se pelo excesso de “teatralidade”, efeitos, grandes hits, homenagens e convidados especiais. Enquanto os roteiristas lutavam para dividir as atenções e dar destaque igualmente a todos, muitos fãs reclamavam que a série estava perdendo seu foco e grandes personagens estavam ficando deixados de lado.
Eu defendo a segunda temporada de Glee ao mesmo tempo em que reconheço seus defeitos. Sou totalmente a favor dessa divisão nas atenções, acho que a série se livrou de cair na monotonia. Deixou de lado aquela coisa centrada em Rachel, Finn e Quinn, com os outros como meros coadjuvantes, para dar papéis grandes a todos… Brittany ganhou importância e subiu rumo a uma das personagens mais queridas da série, e a mesma coisa aconteceu com outros, como Santana, Mike…
E os novos personagens introduzidos também valeram muito a pena. Especialmente dois deles: 1) Sam, interpretado por Chord Overstreet. Não sei se alguém mais já reparou nos números em grupo, mas ele não é um grande dançarino (embora seus pés indicam que ele já tenha sido bailarino, mas tropeça um pouco nas grandes coreografias), mas ele tem um personagem carismático, com grande potencial e querido… sem contar que sua voz é ótima, e suas músicas sempre fazem sucesso!
E 2) Blaine, interpretado por Darren Criss. Entrou na série e muito rapidamente caiu no gosto do público e já virou um dos personagens mais queridos de todos, conseguindo a posição de regular bastante depressa. Há quem reclame que ele tenha virado estrelinha, e que todo episódio ele estava tendo música (o que era verdade), mas pelo menos suas apresentações são ótimas… quem não gosta de ver as cenas dos Warblers? Quase todas as músicas deles são ótimas…
Mas vamos reconhecer os erros da temporada. Nisso de dividir o roteiro, tentar valorizar todo mundo, os grande dramas foram mesmo deixados de lado. Glee perdeu completamente a profundidade emocional que tentou alcançar na primeira temporada. A única história longa e bem trabalhada foi a de Kurt, que levou o personagem a seu ápice nesse ano, mas mais nada grandioso aconteceu… ou alguém lembra de mais alguma grande história que vale a pena ser mencionada? Como a gravidez de Quinn, ou a falsidade de Terri, ou a mãe biológica de Rachel?
Tudo sumiu.
O que mais se perdeu? Os personagens mudaram de personalidade drasticamente, o que você pode protestar que eles são adolescentes e isso é normal… mas sim, por que Sue Sylvester está tão diferente? E nos adolescentes, Rachel mudou mas continua correndo atrás de Finn; Finn envelhece e fica cada vez mais bobo; e Quinn… o que fizeram com a minha Quinn? Ela terminou a primeira temporada em um grande momento seu, depois de uma belíssima amadurecida… começa a segunda temporada maravilhosamente bem, com todos os atos compreensíveis e justificáveis, mas em algum momento tentam aproximá-la da Quinn do início da série e se perdem totalmente… a personagem parece retroceder anos quando volta a namorar Finn e faz de tudo para ser rainha do baile…
Só comentando.
Isso de “tentar voltar à primeira temporada” ficou evidente constantemente ao longo da segunda temporada. Algumas coisas que deram certo lá foi implantado novamente. Como fazer o glee club trabalhar com o time de futebol. Ou colocar Sue Sylvester infiltrada no New Directions. A maioria dessas coisas não deram certo e foram vistas como tentativas desesperadas de retornar ao peso emocional que a primeira temporada tinha sem esforço; prometeram concertar isso na terceira temporada e “voltar às origens”… o que aconteceu?
Mas é uma ótima temporada. Eu parei de buscar em Glee profundidade emocional (coisa que estou contente em encontrar em Smash atualmente!) e assisto a série para me divertir, porque eu gosto bastante de muitos personagens, gosto de ouvir as músicas e gosto de me perguntar o que eles vão tentar fazer no futuro… daqui para a frente comentarei sobre alguns episódios selecionados, mas já deixo a pergunta para vocês: quais são seus episódios favoritos na segunda temporada de Glee?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários