O Vingador do Futuro



Eu achei interessantíssimo.
Minha análise é puramente baseada no remake, feito agora, uma vez que [shame on you, Jeff] eu ainda não vi o original. Mas avaliando esse como um filme independente, eu fiquei muito satisfeito, e vou sair por aí recomendando. Uma ficção científica bem construída, repleta de ação, e perguntas e informações que brincam com a gente o tempo todo, e nos fazem questionar a realidade…
Queria uma Rekall por aqui…
O filme se passa em um futuro “pós-apocalíptico” bem interessante, em que após uma guerra nuclear no fim do século XXI, os únicos lugares que sobraram ainda habitáveis foram a Federação Unida da Bretanha e a Colônia (nossa Austrália). A construção desses dois futuros tão distintos é admirável! Você sente a atmosfera diferente da Federação e da Colônia, mesmo que os princípios tecnológicos sejam os mesmos em um e em outro.
O que me leva à tecnologia… um dos melhores futuros já imaginados para filme! Não vai do extremo da devastação, com tudo destruído e não fica no simplório e muito imaginativo futuro colorido repleto de carros voadores, 3D por toda parte e coisas brilhantes… na verdade, me parece um futuro muito plausível, com conexões científicas importantes com nosso tempo. Amei o carro (e o campo eletromagnético que os fazem “voar”) – e o volante trocando de lado – e também amei os celulares. Mas o melhor fica para A Queda.
Falando sobre A Queda, retorno à história do filme. Todos os dias, funcionários da Colônia são obrigados a atravessar o planeta até a Federação para trabalhar (em fábricas imensas com divisão/exploração do trabalho, no melhor estilo Tempos Modernos. Muito capitalismo, hein!), e o único jeito de fazer isso é através d’A Queda. E quando eu digo “atravessar o planeta”, quero dizer no sentido literal. Em lados opostos do planeta, a Federação e a Colônia são interligados através de um “túnel” pelo o qual os empregados são transportados.
O que fez meus olhos brilharem! Ok, em primeira instância eu dei uma risadinha. Mas depois me pareceu muito aceitável, e divertido de ver. Gostei de como foi tratado, sempre levado muito a sério, e toda aquela questão da inversão de gravidade quando se aproximava do núcleo terrestre. Meus olhos brilharam o tempo todo só de imaginar algo semelhante a isso! Quem precisa de metrôs ou aviões? Temos A Queda! kkk
O protagonista do filme, Doug, é um homem comum, casado há 7 anos e morador da Colônia, que após uma repetição de um sonho estranho, começa a questionar a autoridade da Federação e sua própria vida. Em uma noite de “crise”, acaba indo parar na Rekall, uma empresa especializada em implantar memórias na mente das pessoas – proporcionando momentos que parecem reais, onde a pessoa pode realizar qualquer tipo de fantasia, e que ficam para sempre na memória.
Em uma série de confusões, Doug escolhe pela experiência de agente secreto, e depois sua vida vira de pernas para o ar. Tudo o que ele acreditava ser verdade não é, e ele não se conhece mais. Perdido entre Doug Quaid e Carl Hauser, sua vida vira uma série de ação e revelações. O grande tchan do filme está em nos fazer pensar: “Nossa, mas isso é muito previsível. Está muito óbvio o que está acontecendo” para depois sermos desmentidos bonito.
No fim, não entendemos nada por completo. Como em A Origem ou Blade Runner, O Vingador do Futuro nos permite escolher no que queremos acreditar. Enquanto algumas evidências apontam para uma conclusão lógica, outras apontam para outra que passa a fazer mais sentido que a primeira. Constantemente brincando com esses elementos, somos presenteados com cenas fantásticas como aquela em que Harry aparece para conversar com ele, ou a última, da mão sem cicatriz… simplesmente fantástico!
E eu te pergunto: a “droga” da Rekall chegou a fazer efeito, ou não?
E acho que ainda melhor do que brincar conosco para que tenhamos conclusões diversas, o filme nos proporciona uma visão fantástica da Rekall, e de tudo o que ela e suas “drogas” podem fazer. Dependendo de sua crença, tudo tão real, tão perfeito, que muita gente gostaria de fazer uma visita a esse lugar! Eu passei o filme inteiro imaginando quais seriam minhas “fantasias” que seriam realizadas se eu me encontrasse no lugar de Doug… MARAVILHOSO!
Eu achei uma ficção científica de primeira! Tem o que deveria ter (o futuro, a ação, os princípios interessantes, as dúvidas finais) e a narrativa se preocupa em envolver o espectador. Como eu digo constantemente, bom filme é aquele que te faz pensar, e eu saí do cinema com aquela sensação de What if…? Portanto, eu recomendo! Aproveite enquanto ainda está em cartaz nos cinemas, porque você vai querer conferir isso! Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

  1. Depois que li o post comecei a me lamentar por ainda não ter visto esse filme! (what a shame!)
    Sério, fui ao cinema umas duas vezes esse mês e nessas duas vezes eu fui para assistir ao Batman (pois é, I'm in love with the Bat, rsrs)
    Se ainda estiver em cartaz até semana que vem, acho que eu vou ver esse sim =)
    Gosto desses filmes futuristas, principalmente se eles apresentam oma nova versão do nosso futuro (porque tudo que alguns filmes fazem é por os carros pra voas), além disso, essa parece realmente bem próxima da realidade, digo, algo que realmente possa vir a acontecer lá pro final do século, né, quem sabe.
    Fora esse enredo recheado de perguntas sem respostas que me tanto fascina!
    Lembro-me de ter visto esse ator, o Collin Farrel, somente em Demolidor, então não saberia dizer se ele é um bom ator. Acho que só assistindo mesmo =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não vi o Batman $: hdiaoshdoahda Ainda não me bateu aquele interesse, e meus amigos não me arrastaram para o cinema (normalmente sou eu quem faz isso)... mas quem sabe? Ainda está em cartaz aqui!
      Acho que você vai gostar do filme... eu achei bem interessante. Agora já tenho um pouco mais de conhecimento do original, e eles são bem distintos, mas gostei da abordagem de agora... um pouco mais política e tal, interessante :D embora eu quisesse ver Marte kkk :S mas veja sim! (:

      Excluir
    2. Acho q vou assistir sim, inclusive acho que vou até procurar pelo antigo, quem sabe é interessante.
      Ei, assistia ao Batman, metade do elenco atuou em a Origem, a história é bem amarrada, e pelo menos para mim , o final foi épico.
      Mesmo quem não é muito fã do herói acaba gostando. =)

      Excluir
    3. Já que todo mundo tá fazendo tanta propaganda, vou ver sim =) não tenho nada contra o Batman, só não sou muito fã dele, mas vou conferir :P

      Excluir

Postar um comentário