Sítio do Picapau Amarelo (2012) 1x11 – O Amigo Invisível



“A voz deu uma risada.

– Você quer ser esperto demais, mas não passa dum bobo. O segredo que vim ensinar é muito mais importante. Sei o jeito de tornar uma pessoa invisível como eu.

Tal impressão causaram no menino aquelas palavras que ele perdeu o pé, escorregou da árvore e veio de ponta-cabeça ao chão.

[…]

– Deve ser muito bom ser invisível – disse Pedrinho. – Quantas vezes conversamos sobre isso eu e Narizinho!”

(Trecho de “Reinações de Narizinho”)

 

Exibido originalmente em 17 de março de 2012, “O Amigo Invisível” é o décimo primeiro episódio da animação do “Sítio do Picapau Amarelo”, e traz uma visita interessante e curiosa ao Sítio de Dona Benta: um garoto invisível que tem o poder de transformar as crianças em invisíveis também… e as crianças ficam animadas com a possibilidade, pois estão meio entediadas porque a Tia Nastácia e a Dona Benta estão de olho neles o tempo todo, mandando eles cumprirem com suas responsabilidades ou os proibindo de fazer coisas divertidas que elas julgam “perigosas demais”.

Então, quando o misterioso garoto invisível aparece pelo Sítio do Picapau Amarelo com a proposta de torná-los, também, invisíveis, Pedrinho, Narizinho e Emília se empolgam de imediato! Antes de mais nada, eu preciso dizer que, visualmente, “O Amigo Invisível” é um dos meus episódios favoritos da animação, porque é muito bonito como eles representam visualmente a invisibilidade das crianças, e como os desenhos só com os traços, mas sem o preenchimento de cores, fica bonito de se assistir! Gosto de como a animação permite esse tipo de coisa!

Invisíveis, as crianças estão empolgadas – e cheias de ideias! Eles saem pelo Sítio pregando peças no Visconde de Sabugosa, por exemplo, e fazendo todas as coisas que a Dona Benta dissera que não era para eles fazerem, porque não tem ninguém para ver e dizer que eles não podem… eventualmente, no entanto, eles acabam se cansando de serem invisíveis. Quando eles retornam para a cozinha, famintos e desejosos dos famosos quitutes da Tia Nastácia, e ela acha que eles estão “pregando uma peça nela”, por exemplo, eles ficam tristes; depois, Dona Benta pensa o mesmo…

E guarda a história que reservara para contar-lhes.

Então, as crianças vão atrás do Amigo Invisível para que ele os torne visíveis novamente – o que não se mostra a coisa mais fácil do mundo. Afinal de contas, o garoto tem amigos invisíveis como ele pela primeira vez na vida, e ele não pretende abrir mão deles, por mais que eles insistam… o único jeito, então, é pegá-lo e obrigá-lo a reverter a invisibilidade deles! Como fazer isso com uma criança que eles não podem ver, no entanto? Então, Emília, Narizinho e Pedrinho começam uma longa tentativa, e eles conseguem prender o Menino Invisível, no fim das contas, graças a bigodes de leite

No fim, as crianças retornam para o Sítio do Picapau Amarelo – novamente visíveis, eles podem se deliciar com as comidas da Tia Nastácia e sentar-se na varanda para ouvir as histórias de Dona Benta mais tarde… o menino misterioso, inclusive, faz uma aparição visível no sítio, para poder ver como é a vida das crianças, para as quais elas estavam tão ávidas a retornar, mas ele acaba “escapando” quando a Tia Nastácia os lembra da responsabilidade de ajudar a tirar a mesa e lavar a louça, por exemplo… definitivamente, não é o tipo de vida à que o Menino Invisível está habituado.

 

Para mais postagens sobre a animação do “Sítio do Picapau Amarelo”, clique aqui.
Para outras versões, visite o “Sítio do Picapau Amarelo” em Cantinho de Luz

 

Comentários