Rubí (2020) – O começo da história de Rubí e Alejandro



“Estamos celebrando um ano de casados”
No primeiro capítulo de “Rubí”, a personagem começa a contar para uma jornalista a sua história – estamos 20 anos no futuro, tendo uma visão de como a vida de Rubí “terminou”, ainda com várias lacunas a serem preenchidas… mas uma coisa ela fala quando conta a história do dia em que Hector foi jantar com Maribel para conhecê-la e ela fez questão de lhe mostrar, fingindo que era um acidente, a perna mecânica da amiga: que aquele foi o dia em que ela viu Alejandro pela primeira vez. Percebemos, então, que, mesmo depois de 20 anos, Alejandro ainda é alguém importante na vida de Rubí… não alguém que esteja presente na vida dela, porque só podemos imaginar o que mais ela fará ao longo dos próximos capítulos, mas alguém que significou tanto para ela que ela ainda pensa nele. E o segundo capítulo de “Rubí” nos mostra essa primeira aproximação.
Rubí continua contando a história a Carla, a jornalista com uma arma em sua casa – o tiro do fim do primeiro capítulo foi apenas de raspão, apenas para dar um susto, e nem isso impede que Carla retorne no dia seguinte para continuar a “entrevista”: ela quer saber mais sobre essa mulher perigosa e misteriosa. Logo que Hector foi embora depois de descobrir a perna mecânica de Maribel (EU FIQUEI COM TANTA RAIVA DELE!), Rubí acaba voltando para dentro de casa para consolar a “amiga”, levando consigo a joia que Hector lhe daria de presente, mas que ele deixou para lá… enquanto isso, Hector vai para um bar beber com Alejandro, falando sobre como “Maribel o enganou” e tudo o mais, mas isso é tudo fachada para esconder seu preconceito vergonhoso! Enquanto isso, Maribel se sente “o defeito de sua família perfeita”, e é doloroso.
E fiquei furioso com Hector por fazê-la sofrer.
Alejandro, por sua vez, é muito melhor que Hector… ele tenta explicar para o amigo que o que ele fez não está correto – que Maribel não mentiu para ele, como ele está dizendo, que na verdade ela omitiu algo, e algo muito pequeno, apenas um detalhe… afinal de contas, o que importa uma perna se você realmente ama uma pessoa? Para tentar ajudar o amigo a ver o seu erro, Alejandro, que é médico, o leva para conhecer outras pessoas com deficiência, inclusive um que joga basquete e vai representar o México nas paraolimpíadas, e ele faz todo um discurso responsável e conscientizador que É UM TAPA NA CARA DE HECTOR. Mas a verdade é que os capítulos seguintes vão mostrar que, mesmo que tenha dito que entendeu e tenha voltado atrás, para pedir desculpas a Maribel, a verdade é que ele ainda não aprendeu de fato a lição disso tudo!
Mas, naquele momento, ele volta atrás. Cheio de pompa, com direito a um grupo de mariachis para uma serenata, caminhões com mensagens e um lindo buquê de rosas, Hector vai até a casa de Maribel para pedir-lhe perdão depois de tê-la feito sofrer daquela maneira… e ela o perdoa, porque mesmo que diga que “cansou de ser a certinha” e um monte de coisas, Maribel continua sendo uma pessoa boa e inocente demais. Hector diz que “nunca se perdoaria se perdesse alguém como ela”, e consegue arrancar uma lágrima comovida da garota, e então eles se beijam, com Rubí como plateia, e ela não está assim tão satisfeita com isso… afinal de contas, Hector é o milionário bonitão com quem ela sempre sonhou para tirá-la da pobreza! Mas talvez ela resolva dar uma chance para Alejandro… afinal de contas, ele também deve ser um milionário…
Não?
O segundo capítulo de “Rubí” também traz um momento importantíssimo de Rubí com a sua sobrinha, Fernanda – provavelmente a pessoa que ela mais ama na vida. É interessante (e marcante) a cena em que Fernanda diz que “quer ser como ela quando crescer” e Rubí passa nela o seu batom, mas logo o tira, ou então a irmã a mataria, mas ela diz algo bonito para Fernanda: que quando crescer Fernanda tem que ser como ela mesma, porque não existe nada melhor do que ser você mesmo. Foi tão bonita a cena! Logo em seguida, Fernanda pede para ir ao mercado com Rubí e, por alguns minutos de AGONIA PURA, a garota desaparece e Rubí fica desesperada em busca de Fernanda, assustada… quando a encontra, ela lhe dá uma bronca, porque não pode fazer isso quando sai com os adultos, mas também a abraça, aliviada por tê-la de volta.
“Me muero se te pasa algo, ¿me oíste?”
Isso nos leva de volta para o futuro, de volta para a mansão abandonada na qual Rubí está contando sua história para a jornalista cuja identidade ela ainda desconhece… mas, naquele dia, ela fala sobre o quanto ama a sobrinha, e como sentiu medo naquele momento, porque “achou que jamais voltaria a vê-la”. Carla, então, pergunta sobre a sobrinha, se Rubí nunca a procurou, mas Rubí não quer falar muito sobre isso… ela apenas diz que a sobrinha foi “uma das muitas coisas que perdeu”, mas podemos sentir a sua dor – podemos perceber que ela não quer tocar nesse assunto porque isso a faria sofrer demais. Ainda teremos que entender o que aconteceu para que Rubí se afastasse de Fernanda, sendo que é evidente a cada capítulo como ela AMA aquela sobrinha… vai ser de partir o coração vê-la ter que se separar dela, por qualquer motivo.
Agora que “está tudo bem” entre Hector e Maribel, eles convidam Alejandro e Rubí para um jantar… Alejandro acaba se atrasando, e Rubí está quase indo embora quando eles se esbarram no meio do restaurante, e então conseguimos sentir a química imediata e a INTENSIDADE no olhar que eles trocam. Então, ela acaba topando ficar. Eles conversam, eles riem, eles começam a se conectar, de uma maneira que faz parecer que eles nem se lembram que Hector e Maribel continuam ali. Hector e Maribel agem como cúmplices, observando tudo com interesse, fazendo comentários entre eles, e ouvindo os comentários quando os grupos se separam. No banheiro, Rubí fala com Maribel sobre Alejandro, enquanto Alejandro conversa com Hector a respeito de Rubí na mesa do restaurante, e depois Alejandro se propõe a levá-la para casa…
Antes de deixá-la em casa, no entanto, Alejandro a convida para fazerem alguma outra coisa… tipo sair e beber alguma coisa, e então os dois acabam juntos em uma festa de alguém que nem conhecem, e é uma sequência fenomenal! É fenomenal porque é divertida, é leve, é natural, e acredito que talvez, naquele momento, Rubí tenha até se esquecido de todos seus planos e ambições e tenha vivido o momento… talvez. Eu sei que, de certo modo, não deveria, mas eu estava sorrindo que nem um bobo – as cenas SÃO MUITO FOFAS. Os dois brincam, Alejandro primeiro diz que eles são namorados, depois que “eles estão completando um ano de casados”, e então até consegue que toda a festa grite pedindo um beijo dos dois, e assim eles se beijam pela primeira vez, e é como se tudo parasse. Os dois se beijam e se conectam e nada mais existe.
Algo ali é real.
Mas não pode durar… não se Rubí quiser seguir seu plano.


Para mais postagens de “Rubí (2020)”, clique aqui.


Comentários