Back to the Future: Citizen Brown (Part 5)



1931 à 1876 à 1931 à 1986
Chegamos ao fim de “Citizen Brown”, a minissérie em 5 partes de “De Volta Para o Futuro” que é UMA HQ PRATICAMENTE PERFEITA. A leitura é deliciosa, o roteiro é interessante e complexo, repleto de referências aos filmes da franquia, mas contando uma história inédita e bem amarrada, que passa por 1986, 1931, 1876 e duas linhas do tempo alternativas. É uma experiência e tanto, e qualquer fã de “De Volta Para o Futuro” devia ler essa nova aventura de Marty McFly e Doc Brown, que conta com outros personagens marcantes da história de Hill Valley, como Edna Strickland, Arthur McFly, o avô de Marty, e o próprio Emmet Brown quando jovem, em 1931. Ah, e o “Cidadão Brown” que nomeia a minissérie. Essa última parte de “Citizen Brown” começa em 1931, com Marty ajudando a história do Jovem Emmet Brown a “voltar para o trilho”.
E é uma edição e tanto!
Uma HQ para ler e reler!!!
Marty e Emmet trabalham por horas em um modelo de carro voador para uma exposição de ciência em Hill Valley, até que Marty saia correndo e deixe apenas um bilhete para o Jovem Emmet, mas ele precisa se apressar: o que acontecerá com o Cidadão Brown solto em 1931? Ele desaparecerá? E, se sim, o que acontecerá com o DeLorean que ele consertou? Marty não pode correr o risco de perder sua única chance de voltar embora para 1986. Quando Marty vai até a exposição de “Carros do Futuro”, onde eles esconderam o DeLorean, ele encontra o Velho Cidadão Brown ainda lá, mexendo na máquina do tempo, e não sabe se isso significa que ele não conseguiu mudar a história, ou que os efeitos ainda não chegaram até ele. De todo modo, o Cidadão Brown foi atrás de Edna e tentou convencê-la a “consertar as coisas” com Emmet.
Mas ela já não quer mais saber dele
Quer dizer, que bom!
Ufa.
Agora, no entanto, ela aparece e os escuta falar sobre a “máquina do tempo”, e quer saber como ela funciona… e quando ela ameaça Marty com uma arma, o Cidadão Brown acaba contando tudo o que sabe, porque ele viveu com essa mulher por mais de 50 anos e sabe que ela não está blefando. Agora, ela quer aproveitar a máquina do tempo para ir para 3 de Abril de 1876, que, pelos seus cálculos, é quando “o pecado chegou a Hill Valley”, seja lá o que isso quer dizer. E as coisas acabam virando uma loucura. O Cidadão Brown tenta pegar a arma de sua mão, mas isso faz com que ela dispare, e então o Cidadão Brown leva um tiro, como o Doc levou no primeiro filme da franquia… e assim como Marty, naquela ocasião, usou o DeLorean para escapar e acabou indo para 1955, a última data digitada, também Edna Strickland usa o DeLorean para escapar.
E a última data digitada é 1876.
Então, EDNA ESTÁ PRESTES A MUDAR A HISTÓRIA – mas uma coisa boa disso é que nós estamos prestes a ver a Hill Valley Faroeste de novo. O Cidadão Brown morre e desaparece, e o desespero toma conta de Marty McFly por um tempo: ele está preso em 1931, sem máquina do tempo, se perguntando se vai ter que lutar na Segunda Guerra Mundial, mas então se dá conta que o Cidadão Brown DESAPARECEU, o que deve querer dizer que a linha do tempo está se corrigindo, então ele tem um plano: ele escreve uma carta para o seu Doc Brown, de janeiro de 1985, e pede que ela seja entregue. Na carta, endereçada para um tempo antes da máquina do tempo funcionar, ele fala sobre como Doc já sabe que ela vai funcionar, devido ao encontro deles em 1955, e então pede que ele faça uma duplicata do DeLorean e a deixe escondida. Eventualmente, ele saberá quando usar.
E então pede que ele venha encontrá-lo em 19 de Dezembro de 1931.
Assim, O VELHO DOC ESTÁ DE VOLTA! E ISSO É TÃO RECONFORTANTE. As confusões, no entanto, continuam e, dessa vez, ao invés de uma pessoa desaparecer por causa de mudanças feitas na linha do tempo, A CIDADE INTEIRA COMEÇA A SUMIR. O Relógio da Torre e TUDO o mais ao redor deles… graças a Edna Strickland e o que quer que ela tenha feito em 1876 – aparentemente, ela queimou toda a cidade enquanto tentava se livrar do “pecado” que nascia em Hill Valley naquela época, seja lá o que ela quer dizer com isso. Doc fica um pouco alarmado, e a maneira como o Marty conta, por cima, o que está acontecendo é HILÁRIA, mas eles não têm tempo para muitas explicações… eles têm que correr para 1876 antes que eles mesmos sejam apagados da existência, e assim vamos para o Velho-Oeste. Diretamente para a Hill Valley de 1876.
Um dia antes de Edna Strickland colocar fogo em tudo.
Ou quase.
A passagem por 1876 é bem breve. Os circuitos do tempo do DeLorean consertado pelo Cidadão Brown não estavam funcionando perfeitamente, e embora o Doc tenha se programado para ir para um dia antes da chegada de Edna, ela já estava lá quando eles chegaram, então eles precisam se apressar. Doc e Marty, ou Carl e Don, tentam argumentar com Edna, tentam fazê-la entender que a viagem no tempo é perigosa, mas ela quer “erradicar o mal pela raiz”, colocando fogo no Saloon de Beauregard Tannen que vai ser inaugurado no dia seguinte, mas, com isso, ela vai colocar fogo na cidade inteira e vai matar muitas pessoas. Quando Marty consegue fazê-la hesitar, Tannen aparece (“Another year, another Tannen…”), e a confusão estaria armada, não fosse pela chegada de Marshal Strickland. Mesmo assim, a cidade quase pega fogo, e é Marty quem consegue salvá-la.
Então, eles podem voltar embora.
Mas não, ainda, para 1986. Eles precisam fazer uma escala em 1931, e o Doc precisa fazer com que Edna Strickland se entregue por ter colocado fogo no prédio pelo qual “Carl Sagan” estava sendo acusado… enquanto isso, Marty vai até a exposição de ciência, para assistir ao que está acontecendo por lá, para garantir que tudo está voltando a ser como era antes, e a cena é MARAVILHOSA. O pai de Emmet é um dos jurados, mas isso não quer dizer que Emmet ganhe o prêmio, mas tudo bem… o pai votou no filho, ficou orgulhoso e impressionado com a sua invenção, e agora percebeu que não adianta ficar tentando empurrá-lo para uma outra profissão (na área do direito, por exemplo) se ele claramente tem um talento nato para a ciência… e, agora, o seu pai respeita isso. Inclusive, ele o convida para ir ao cinema e assistir o quê?
“Frankenstein”
Sim, tudo voltou aos eixos. Uma pequena diferença aqui, uma pequena diferença ali, mas é impossível não causá-las quando se está falando de viagem no tempo como ela é tratada em “De Volta Para o Futuro”. Antes de ir embora, Marty ainda reencontra Arthur McFly e Trixie Trotter, e fica desesperado quando eles anunciam UM CASAMENTO, mas ele descobre que Trixie era o nome artístico de sua avó, Sylvia… e esse é um detalhe que ele nunca soube a respeito de sua própria família. Agora, ele pode partir para 1986 tranquilo, e quando ele volta, tudo está bem. A única diferença notável é a de Edna Strickland, uma pessoa muito melhor nessa nova 1986, e Marty até se pergunta de onde veio o jornal que começou isso tudo, se não dela, mas isso não importa agora… se o universo não explodiu nem nada, não deve ser importante. Ele pode ficar tranquilo.
A HQ é MARAVILHOSA e deixa aquela sensação gostosa de QUERO MAIS.
E é inevitável a sensação de que sempre há mais a se contar


Para mais reviews de HQs de “De Volta Para o Futuro”, clique aqui.


Comentários