Back to the Future: Citizen Brown (Part 1)



“GREAT SCOTT!”
EU NEM CONSIGO EXPRESSAR O QUANTO É MARAVILHOSO LER OS QUADRINHOS DE “DE VOLTA PARA O FUTURO”. Infelizmente, os quadrinhos foram negligenciados no Brasil, mas eles podem ser encontrados para leitura na internet em seu idioma original, e é uma experiência fantástica para qualquer fã da franquia como eu! Eu sempre AMEI “De Volta Para o Futuro”, e comecei minhas leituras dos quadrinhos por “Citizen Brown”, uma minissérie em 5 partes, que começa alguns meses depois do fim de “De Volta Para o Futuro III”, em Maio de 1986, quando Marty e Jennifer veem o DeLorean retornar, são e salvo, diretamente de 1931. Mas ele está vazio, e com uma gravação do Doc Brown, pedindo ajuda para algo que aconteceu em agosto daquele ano. Então, Marty precisa descobrir o que aconteceu em 18 de Agosto de 1931, e salvar o seu melhor amigo.
De novo.
Acho que o mais gostoso de ler os quadrinhos de “Back to the Future” é a inegável sensação de que ESTAMOS NOVAMENTE NESSE UNIVERSO. O roteiro de “Citizen Brown” foi escrito por Bob Gale (!) e Erik Burnham, e ele é repleto de referências aos filmes que amamos, aos elementos que conhecemos, e eu adoro como isso é transposto às páginas da HQ. Parece que estamos mesmo assistindo a um capítulo não visto da história de Hill Valley, com direito a Doc Emmet Brown, Marty McFly e as histórias que envolvem os McFly, os Tannen, os Strickland… a minissérie começa com Marty escrevendo uma carta com a data de 15 de Maio de 1986, e isso imediatamente nos remete à carta que Marty escreveu para o Doc Brown no primeiro filme da franquia, para salvar a sua vida… e agora ele está recebendo a missão de salvar a vida de Brown.
Novamente.
A investigação de Marty McFly o leva até Edna Strickland, a irmã mais velha do diretor da escola, uma mulher tão rabugenta quanto o irmão, que tem os registros dos jornais da época em que Doc Brown está preso. Marty, então, consegue ver o jornal do dia 18 de Agosto, e descobre que Doc Brown, sob o nome de Carl Sagan (!), foi ASSASSINADO naquele dia. Então, Marty rouba o jornal de Edna Strickland usando o mesmo truque que funcionou para ele bater em Biff em “De Volta Para o Futuro”, mas que não funcionou com seu neto em “De Volta Para o Futuro II”, porque Marty McFly sabe que vai precisar levá-lo consigo por dois motivos: para convencer o Doc a aceitar a sua ajuda em 1931, e para eles verem se conseguiram mudar o futuro ou não. Sempre foi assim que as coisas aconteceram nos filmes. Lembram do jornal de 2015?
Então, Marty se veste com roupas que não vão chamar a atenção em 1931, e parte para lá, E ESSE FOI UM DOS MOMENTOS QUE EU MAIS AMEI nessa primeira edição, porque ela é cuidadosa nos detalhes e no sentimento que nos remete aos filmes. Marty, por exemplo, esconde o DeLorean atrás de uma placa, dessa vez falando sobre “o carro do futuro”, e então começa a caminhar, passando pela mesma placa que anuncia “Hill Valley / 2 miles”. E nós AMAMOS a chegada de Marty ao centro de Hill Valley – é sempre bom conhecer mais um capítulo da história dessa cidade, que dessa vez tem um coreto no centro. Ah, e tem bondes pela rua em 1931! Marty McFly, agora “Don Corleone”, tem 36 horas para salvar Emmet Brown, e ele não demora para descobrir onde ele está, quando uma jornalista lhe para na rua para perguntar sua opinião sobre a prisão de “Carl Sagan”…
Essa mulher, como suspeitávamos, é a própria Edna Strickland, 55 anos mais jovem, e por isso ela dissera, em 1986, que “parecia conhecer Marty McFly de algum lugar”. Afinal de contas, segundo suas palavras, “ela se lembra de tudo”. E então a edição FICA AINDA MAIS LEGAL. Inicialmente, eu não sabia bem o que esperar de 1931, mas as coisas se encaixam quando Marty finalmente encontra o Doc na prisão, lhe mostra o jornal falando sobre o assassinato no dia seguinte, e Doc tem um plano: ELE MANDA O MARTY IR FALAR COM O EMMET BROWN DE 1931. Nos filmes, nós já voltamos no tempo para uma época em que George McFly era tão jovem quanto o Marty, e já voltamos muito antes de qualquer um deles estar vivo, mas nós nunca chegamos a ver uma versão jovem do próprio Doc Emmet Brown, E ISSO É TÃO MARAVILHOSO! Eu amei.
Como nunca vimos isso antes?
Em 1931, o jovem Emmet Brown criara uma broca com motor de foguete (ou qualquer coisa do tipo), e o Doc do futuro pede que Marty vá até ele e o convença a terminar o protótipo. Ele já teve a ideia, já passou da fase da invenção, ele só precisa construir: e é isso o que pode tirá-lo, agora, da prisão. Então, Marty se aproxima do jovem Emmet Brown (!) mais ou menos como se aproximou do George no primeiro filme da franquia, esbarrando nele e tudo o mais, mas ele tem um plano bem inteligente: ele finge que é do escritório de patentes, e diz que precisa do modelo FUNCIONANDO até aquela noite, e inclusive se propõe a ajudá-lo na construção. Para isso, no entanto, eles precisam de combustível, e esse combustível é álcool, extremamente difícil de ser encontrado em pleno 1931 nos Estados Unidos, no meio da proibição.
A não ser que você seja um Tannen.
A família Tannen sempre foi envolvida com coisas ilegais, e não é diferente em 1931. Em paralelo, a família McFly também sempre foi submissa a eles, até que Marty ajudasse George a quebrar o ciclo, em 1955. Aqui, conhecemos Arthur McFly, um cara que trabalha para Kid Tannen (temos uma sequência que replica a conversa que Tannen e McFly sempre têm ao longo dos anos), e que acabou de ser intimado para depor na investigação contra Kid Tannen. Agora, Marty e Emmet precisam entregar a intimação a Arthur McFly, Marty tem que convencer o avô a fazer alguma coisa, e ele instrui Emmet a aproveitar o momento para roubar álcool dos depósitos do Tannen, para servir de combustível para a broca que está construindo… quando ele se mostra surpreso por alguém do comitê de patentes sugerir isso, Marty responde que “tudo bem, é pela ciência”.
ÓTIMO!
Marty McFly tem um problema sério e não consegue se conter – ele sempre se mete e interfere na história! Ele se aproxima de Arthur McFly e fala sobre ele “dar orgulho aos seus netos”, e o incentiva a ser quem derruba o império de Kid Tannen, quem “limpa” Hill Valley, mas as consequências disso podem ser catastróficas. Depois de falar com o avô, Marty acompanha o jovem Emmet Brown até a casa para ajudá-lo a terminar de construir o protótipo superpoderoso da broca, e eventualmente acaba lhe contando parte da verdade… ele não consegue continuar mentindo que é do comitê de patentes, porque ele se importa demais com o Doc, e então ele diz que precisa da sua invenção para “ajudar alguém que ele ama muito”, mas promete que vai devolver… e o mais legal é que o jovem Emmet Brown RESOLVE AJUDAR O MARTY!
Segundo o jovem Emmet, “algo em sua voz lhe mostra que ele pode confiar nele”, e isso é muito fofo – A RELAÇÃO DE MARTY E DOC É A BASE DE “DE VOLTA PARA O FUTURO”. Então, Emmet ajuda Marty lhe entregando a broca, o ensinando a usar e ainda emprestando a bicicleta para ele… e eu também AMEI o Marty dizendo para o Emmet que “um dia ele seria um grande inventor”. Então, Marty pedala até a prisão para salvar o seu amigo, uma cena escandalosa que vai acionar qualquer tipo de alarme, mas pelo menos o Doc está à salvo, e eles fogem na bicicleta, com a ajuda dos motores de foguete para fazê-los irem ainda mais rápido. Mas essa é apenas a finalização da PRIMEIRA PARTE de uma minissérie em 5 PARTES, e a última cena dessa edição mostra as consequências das ações de Marty começando a aparecer: sua mão está sumindo.
Assim como no baile, no primeiro filme.
Agora, ele vai ter que resolver isso!

Reviews das próximas partes de “Citizen Brown” EM BREVE!


Comentários