The Promised Neverland 1x12 – 150146



O primeiro passo. A primeira manhã.
UM FINAL IMPACTANTE PARA UM ANIME SUBLIME. “The Promised Neverland” nos conquistou desde o início, mas nunca deixou de nos surpreender, episódio depois de episódio. Para o final, o anime guardou um momento importante acompanhado de uma revelação surpreendente – enquanto entendemos a completude do plano das crianças, também vemos um flashback de Isabella que explica muita coisa. O episódio é intenso, emocionante e com um tom melancólico que nos deixa um tanto quanto aterrorizados, e profundamente mexidos… as coisas serão diferentes quando retornarmos para esse universo no ano que vem, mas eu estou muito curioso para saber o que acontecerá com essas crianças… e ainda tenho a sensação de que o Norman pode estar vivo, e eu quero muito que ele esteja – mas isso será algo a ser explorado no ano que vem.
A princípio, as crianças menores de 4 anos foram mesmo deixadas para trás… por isso vimos Phil puxar a saia de Mamãe do lado de fora da casa em chamas no fim do episódio passado, mas eu me recusei a pensar que Emma estivesse mesmo os abandonando, e fiquei esperando a explicação completa da situação – seria mesmo muito difícil fugir com as crianças menores, sem contar que eles não podiam confiar em contar-lhes a verdade, porque eles podiam não ser capazes de disfarçar. Cada vez mais, então, Emma, Don e Gilda se questionam sobre levá-los, e Gilda ainda chega a falar sobre as crianças das outras plantações, que eles também estão deixando para trás, e então Emma tem uma ideia, e pede que chamem o Phil para conversar… e eu fiquei bastante tenso enquanto esperava o Phil chegar para falar com a Emma.
O Phil já sabia da verdade, mais ou menos – na verdade, ele desconfiava de “algo assim”, porque é inteligente o suficiente para saber/sentir que algo está errado. Durante o pega-pega, um dia, ele ouviu a Mamãe falando sobre a “colheita”, e também a flagrou revirando as coisas de Ray, e pode ver o quanto Emma estava com medo da Mamãe, desde que o Norman fora levado – ele é esperto, não subestime essas crianças. Mas, ainda assim, Phil é uma criança, e quando ele percebe que Norman foi “colhido”, ele chora desoladamente, por Norman, por Conny e por todos os outros que foram antes deles… Emma explica, então, que as crianças só são levadas depois dos 6 anos, e as crianças mais perto de chegar a essa idade ainda estão a um ano e meio de 6 anos, e são inteligentes – eles serão preservados, como foi com Emma, Norman e Ray.
Então, Emma deixa tudo nas mãos de Phil.
Dentro de dois anos, ela vai voltar para resgatá-los.
Eles e as crianças das outras plantações…
Phil, então, leva a Mamãe até as outras crianças menores, que ficaram para trás, e Isabella soa o alarme avisando da fuga de 15 crianças (!) depois do incêndio – duas delas de “alta qualidade”. Então, os demônios se reúnem para a CAÇADA (“Podem matar as crianças de baixa qualidade”), e a tensão toma conta do episódio… os demônios estão vindo com tudo, mas as crianças, ainda meio que lideradas por Norman, são INTELIGENTES DEMAIS – eles sabem que todos estão esperando que eles vão até a ponte, mas eles vão atravessar o penhasco antes – é arriscado, naturalmente, mas a única maneira de conseguirem fugir é pegando a todos de surpresa. Assim, enquanto todos os esperam lá na ponte, eles preparam a travessia, com algo que também treinaram bastante… o arremesso de Don, a invenção dos pequenos, e os cabides para escorregar por sobre o penhasco.
E eu adoro como até isso foi treinado esse tempo todo!
Ray está admirado.
Quando descobre que as crianças ainda não chegaram na ponte, Isabella corre ela mesma pela floresta, escala o muro, e tenta chegar até elas, e eu confesso que aquele momento ME ENCHEU DE AGONIA… porque eu achei que alguém fosse ficar para trás, de verdade. Quando ela chega até as crianças, falta apenas Emma para atravessar, e por um minuto eu achei que ela não conseguiria… felizmente, ela diz um “adeus” e pula, e então atravessa em segurança para o lado de lá, com as demais crianças, enquanto Isabella assiste, atordoada. As crianças, então, cortam as cordas que ligam os dois lados da fuga, e fogem, e Isabella fica sozinha sobre o muro… então, ela solta o cabelo, e começamos o surpreendente flashback, o momento mais melancólico do episódio, onde descobrimos de onde vem a canção que já vimos a Mamãe cantarolar.
De Leslie.
A cena é linda. Isabella ainda é uma criança, em uma “plantação”, e Leslie é o seu melhor amigo, sua paixão, e ele está compondo uma música nova, que a encanta. Eles têm uma relação bonita, mas Leslie acaba sendo enviado, e o SOFRIMENTO de Isabella é real, doloroso… vê-la chorar nos faz pensar na Emma chorando quando Norman é levado, da mesma maneira. Então, Isabella corre até o muro, vendo o precipício do lado de lá, sem esperanças, e sua Mamãe a chama de volta… então, assim como a Irmã Krone, ela recebe a escolha: ser entregue aos demônios ou se unir ao sistema e se tornar Mamãe. E ela se torna um deles, ao lado de várias outras garotas, estudando, fazendo testes, e ficando grávida – porque toda Mamãe dá à luz a uma criança. E é HORRÍVEL e DESOLADOR vê-la se unir a isso tudo, vê-la passar de criança a Mamãe.
Então, Isabella é colocada como encarregada da Plantação 3, recebe suas crianças, enquanto passa a mão no muro, ainda pensando em Leslie… então, surpreendentemente, ela escuta a canção mais uma vez, a mesma canção que Leslie compusera – e é o Ray quem a está cantarolando. Aquilo a desestabiliza, ela pergunta “como ele a conhece”, e ele responde: “Ei, Mamãe… por que você me deu à Luz?” WOW. Sem estruturas emocionais depois do pequeno Ray dizendo isso… e pensar em tudo o que aconteceu depois disso. Ray conhece a música porque é seu filho, porque a ouviu cantarolar enquanto estava grávida, e porque ele não pode se esquecer das coisas. É desesperador. Mas, naquele momento, novamente em cima do muro enquanto as crianças fogem, Isabella muda de atitude. Ela fez o que fez para sobreviver, mas talvez já tenha sido o bastante.
“Eu perdi”
Com uma mudança na expressão, Isabella então deseja mentalmente que as crianças consigam – ela os manda ir em frente e tomar cuidado. “Espero que vocês encontrem a luz”. Eu achei que Isabella ficaria ali para sempre, que ela se jogaria do precipício, mas ela não faz nada disso. Ainda de cabelo solto e com a expressão mais leve no rosto, ela volta e diz a Phil que ele não precisa se preocupar, os amigos “fugiram sãos e salvos”. Ele está em choque, ele não sabe como reagir, e nós tampouco – não sabemos o que ela fará em seguida ou se poderá continuar ali na Casa, porque os demônios saberão que ela “ajudou” as crianças, de algum modo. De todo modo, as crianças estão livres. E é lindo ver Emma e os demais correndo pela floresta, os olhos de Emma cheios de lágrimas, emocionados, porque ELES ENFIM CONSEGUIRAM. Estão do lado de fora. Mas ela ainda vai voltar pelos outros.
“Hoje é apenas o nosso primeiro passo”
“Nossa primeira manhã”


Para mais postagens de The Promised Neverland, clique aqui.


Comentários