Dark 2x01 – Anfänge und Enden (Começos e Fins)



“Sic mundus creatus est”
20 DE JUNHO DE 2020 – estamos seis meses depois do fim da primeira temporada, e seis dias antes do “início do último ciclo”, o Apocalipse. O episódio de estreia da segunda temporada de “Dark” nos leva de volta a Winden em uma série de diferentes tempos, e acompanhamos uma cena importante em 21 de junho de 1921, quando a passagem na caverna parece estar sendo aberta, e onde Noah comete um assassinato porque, aparentemente, aquele homem “já não acredita mais”. E é interessante como essa crença de 1921 encontra ecos no universo pós-apocalíptico que conhecemos em 2052, onde muito se fala sobre “acreditar” e sobre o perigo de “perder a fé” – lá, as pessoas também são mortas por não acreditarem mais. Porque, como já ficou bem estabelecido na primeira temporada, tudo está conectado. “Você. Eu. O passado. E o futuro”.
Me pergunto se a temporada só nos levará ao fatídico diga 27 de junho de 2020 no último episódio, mas até lá acompanharemos um pouco mais da usina nuclear, enquanto a Winden tenta se reerguer depois daqueles seis desaparecimentos (algumas pessoas foram adicionadas recentemente, como o próprio Jonas, que mudou de tempo no fim da temporada passada), e também tenta reencontrá-los… em uma das minhas cenas favoritas, acompanhamos o Jonas de 2052, que há algum tempo está no passado – o personagem apareceu no primeiro ano da série, inicialmente sem nome, sendo conhecido apenas como “O Estranho”, até que finalmente descobríssemos que se tratava de Jonas, o mesmo Jonas que também passou pela passagem e fez o caminho inverso, de (na época) 2019 até 2052… e nos perguntamos que caminho o personagem trilhará agora.
Caminhos?
O Jonas de 2052, então, vai até a casa em que morava com a mãe em 2019/2020, e essa é uma das melhores cenas do episódio, sem dúvida – ela, naturalmente, se assusta ao vê-lo entrar, sem reconhecê-lo, e então ele diz que “entrou com sua própria chave”, e explica como ele é Jonas, e como ele é o mesmo Jonas que ela conhece. Gostei de como ele lhe dá informações para que ela acredite, e de como ele conta que desapareceu naquele tempo há 6 meses, mas também diz que ele a encontrou há 33 anos, durante uma tempestade, em que ele estava usando o seu casaco amarelo… parece não fazer sentido para ela, inicialmente, mas a verdade é que faz sentido, ela se lembra disso, e as coisas em Winden não andam muito normais mesmo. Então ela o abraça, e é um momento muito bonito porque, de um modo ou de outro, é seu filho…
Mas ela quer saber do seu Jonas, o ainda adolescente, o que partiu de 2019 sem deixar rastros. E esses dois Jonas, o de 2020 e o de 2052, têm o mesmo objetivo: deter o que está para acontecer dentro de 6 dias – eles precisam parar o Apocalipse. O Jonas-2052 está tentando salvar a mãe, enquanto o Jonas-2019 tenta retornar para o seu próprio tempo, sem sucesso. A sociedade devastada do futuro acredita em uma profecia que anuncia que a passagem dentro da caverna se abrirá, deixando que eles sejam levados de volta para o passado, mas Jonas é veementemente proibido de tentar chegar até a caverna, ou até o lugar onde fora construída a usina nuclear no passado… mesmo sem autorização, no entanto, ele acaba entrando na chamada “Dead Zone”, onde ele encontra uma misteriosa esfera brilhante com uma fumaça preta ao redor.
E nós temos milhões de perguntas!

Para mais postagens de Dark, clique aqui.


Comentários

Postar um comentário