Sítio do Picapau Amarelo (2002) – A Pedra Mágica de Tupã: Parte 1



Beware what you wish for
A ÚLTIMA HISTÓRIA DA TEMPORADA DE 2002 DO “SÍTIO DO PICAPAU AMARELO”. Em “A Pedra Mágica de Tupã”, o pessoal do Sítio se vê às voltas com uma poderosa e possivelmente perigosa pedra verde que protege as matas e os bichos do Brasil, e parece realizar os desejos da pessoa que a carrega – a Muiraquitã. A história é bem formulada, divertida e cheia de momentos especiais para cada um dos personagens, sendo uma boa finalização de temporada… enquanto o Saci e as crianças tentam proteger a pedra até o retorno de Tupã, que precisou sair por um tempo, Cuca e mais três monstros perigosos tentam roubá-la… a história ainda conta com a rápida participação da Ana Maria Braga e do Louro José, além de um novo disfarce humano para a Cuca, a Angélica, e eu adoro a ironia de como os monstros dizem que ela “está fantasiada de loira”.
Quer dizer, a Cuca não é loira também?
Tudo começa com uma “estrela cadente” que o pessoal do Sítio vê se aproximando, e então ela parece cair na Terra… não apenas na Terra, mas em um lugar muito perto do Sítio do Picapau Amarelo. Como diz a Emília, “aí vem mistério”. A “estrela cadente” estava, na verdade, trazendo o Tupã para falar com o Saci e incumbir-lhe uma missão importantíssima: ele vai se ausentar por um tempo, para tentar encontrar uma maneira de proteger as águas e as matas, “que o homem branco está destruindo”, e pede que o Saci guarde a Muiraquitã, a Pedra Verde, que precisa ficar ali, para proteger as matas e os animais do Brasil… “Eu confio em você, Saci”. Mas o Saci, com tamanha responsabilidade, acaba agindo de forma muito suspeita, desesperado para manter em segurança a Pedra, tentando encontrar um lugar onde ele possa escondê-la dos monstros.
Enquanto isso, o Tio Barnabé é quem conta a história de Tupã e da Muiraquitã, quando Emília garante que “viu a estrela subir de volta no céu”. Se a estrela realmente subiu de volta, segundo o Tio Barnabé, devia ser o Tupã vindo à Terra por algum motivo. Então, ele explica quem é o Tupã, o que é a Muiraquitã, e também é que quem diz que a pedra não pode cair nas mãos de alguém que faz o mal, pois então o mundo estará perdido. Enquanto o Tio Barnabé conta a história, vemos a Cuca ver o Saci escondendo a Pedra Mágica dentro da carapuça, mas ela não é o único monstro que está em busca da Muiraquitã. Três outros monstros invadem a sua caverna com essa missão: o Barba Ruiva, o Cabeça de Cuia e o Pé de Garrafa. Como o Tio Barnabé diz, todos eles são muito maus e estão dispostos a fazer de tudo para conseguir a Pedra Mágica.
E, se conseguirem, o mundo está perdido.
Como o Tio Barnabé teme que o Tupã tenha vindo à Terra para deixar a Muiraquitã sob os cuidados de outra pessoa, Emília já fica toda alvoroçada, determinada a conseguir a Pedra para si e guardá-la na sua canastrinha… talvez até fosse uma maneira de mantê-la segura, mas Emília não tem o menor interesse em devolvê-la uma vez que a consiga. Afinal de contas, ela quer ser “a boneca mais poderosa do mundo”. O Saci, no entanto, acaba não sendo um bom guardião. Ele poderia ter colocado a Pedra Mágica na carapuça e a mantido ali até o retorno de Tupã, mas ele fica nervoso, pedindo a ajuda de todos, como o sabiá e a Iara, e então a Cuca acaba descobrindo com certeza que a pedra está com ele, então ele precisa passá-la adiante… assim, ele vai e pede a ajuda do Tio Barnabé, que a esconde numa massa de panetone que a Tia Nastácia está assando para o Ano Novo.
Segundo sua lógica, até lá Tupã terá retornado e a pedra estará segura.
Quando a Iara chama a atenção do Saci, porque a missão foi passada de Tupã para ELE, ele vai atrás do Tio Barnabé, mas já é tarde demais, ele não pode devolvê-la – afinal de contas, a Pedra Mágica já foi escondida! E o Rabicó faz um assalto à cozinha e leva com ele justamente o panetone com a pedra. Quando a Cuca se dá conta de que o Saci deve ter escondido a pedra no Sítio do Picapau Amarelo, porque “ele vive por lá”, ela resolve invadir o Sítio e roubá-la. Assim, Barba Ruiva se fantasia de humano, e Cuca se transforma na Angélica, com rabo de jacaroa, para “fazer uma visitinha” à Dona Benta. “Cuca, até que você ficou bem ajeitada”. Essa era uma época em que eu ainda gostava da Angélica, e, como atriz, ela teve uma longa carreira em produções infantis, como “Flora Encantada” e “Bambuluá”, ambos programas que eu adorava.
Mas as crianças não demoram para sacar que é a Cuca disfarçada.
A Pedra, no entanto, ainda não está com eles. Rabicó a encontra antes de devorá-la junto com o resto do panetone, fica meio bravo, e a joga fora, na varanda da casa… quem a encontra, então, é a Tia Nastácia, enquanto está varrendo – tendo a achado linda, e se perguntando se é uma joia, ela resolve guardá-la para si. Ela até pergunta para a Dona Benta se pode ser uma joia, mas a velha senhora não lhe dá muita atenção, e sugere que ela a guarde consigo, então. Tia Nastácia a coloca numa correntinha e a pendura escondida no pescoço… e, como lembramos, a Pedra Mágica de Tupã REALIZA OS DESEJOS DAS PESSOAS. Então, depois que o Saci faz uma confusão de redemoinho na cozinha da Tia Nastácia, a mando de Emília, em busca da Pedra, Tia Nastácia se lamenta um pouco, e acaba fazendo o primeiro desejo à Pedra Verde:

“Como eu queria ser reconhecida, sabe? Como eu queria que todo mundo soubesse que eu sou uma grande cozinheira!”

Tia Nastácia não sabe do poder que carrega no pescoço, mas a Pedra brilha frente ao seu desejo involuntário, e ela sente que algo bom vai acontecer… na manhã seguinte, o Sítio é praticamente invadido por uma repórter maluca da Globo, que veio ali para buscar a famosíssima Tia Nastácia: “Olha aqui, eu quero saber cadê a Tia Nastácia? […] Essa é a Tia Nastácia? Famosérrima Tia Nastácia?” Penélope, a repórter, diz que Tia Nastácia “está perdida” ali no Sítio do Picapau Amarelo, e a convida para ir com ela para a TV, onde ela poderá ser rica e famosa… a primeira reação da cozinheira é, naturalmente, desmaiar… mas ela aceita o convite, e se despede do pessoal do Sítio. E É UM MOMENTO TÃO TRISTE ESSE DA DESPEDIDA DA TIA NASTÁCIA! Existe muitas lágrimas e muitos abraços sentidos enquanto ela vai embora por tempo indeterminado.
O pessoal chora porque vai sentir saudade, e Emília, parecendo insensível, fala para todo mundo parar com a choradeira, mas a verdade é que ela também está sentida, porque sua voz está embargada quando ela diz que “se a Tia Nastácia vai embora é porque quer, se não quisesse não iria”. Tia Nastácia parte, e todos ficam melancólicos na cozinha, olhando para o lugar vazio, sabendo que ela nunca mais será a mesma, enquanto se perguntam quem cozinhará de agora em diante… e o Zé Carijó se voluntaria, o que, naturalmente, É UM VERDADEIRO DESASTRE, mas é divertido. Ele deixa pedra no feijão, coloca pimenta demais na comida, e não parece que o pessoal do Sítio estará comendo lá muito bem enquanto a Tia Nastácia não voltar… mas ela está lá, na televisão, fazendo sucesso inclusive como CONVIDADA DO PROGRAMA DA ANA MARIA BRAGA!
A sequência toda foi bem emocionante. Ela está feliz por aparecer no programa, e o pessoal do Sítio, que a ama, assiste na TV com tristeza, saudade e orgulho. Enquanto Tia Nastácia ensina a fazer os famosos bolinhos de chuva, Dona Benta olha orgulhosa e feliz para a amiga, mas ela também chora, sem dizer nada, e aquilo é tão tristinho. Me comoveu! Felizmente, a própria Tia Nastácia acaba percebendo que aquilo não é o que ela realmente queria, porque ela acaba ficando sem tempo para nada, ainda mudam completamente seu visual, e dizem que ela não poderá voltar ao Sítio do Picapau Amarelo, porque agora “ela tem muitas outras coisas para fazer”. Então, Nastácia deseja ter paz e poder ficar perto das pessoas que ama, e ela é levada de volta ao Sítio do Picapau Amarelo, com direito a uma recepção calorosa cheia de abraços e amor…
Depois, então, a Pedra Mágica muda de dono. Pedrinho vem conversar com Tia Nastácia sobre como sentiu sua falta, e quando eles se abraçam, ele sente a pedrinha pendurada em seu pescoço, e pergunta o que é… Tia Nastácia, então, diz que ela nem teve tempo de comprar um presentinho para ele, e tira a Pedra Verde do pescoço e a coloca no pescoço do garoto, que é agora quem tem o poder de realizar seus desejos. “Eu quero ter bigodes!”, ele diz, quando Tia Nastácia se pergunta se a pedrinha realizaria seus desejos, E ENTÃO PEDRINHO GANHA BIGODES E FICA UM NOJO! “A partir de hoje, eu quero ser chamado de senhor. Senhor Pedrinho. Porque eu já tenho bigodes”. Emília, no entanto, diz que “nunquinha da silva” vai chamá-lo de “senhor”, e eu gosto muito dos dois brigando desse jeito… afinal de contas, as provocações entre Emília e Pedrinho sempre foram uma parte importantíssima do Sítio.
Mas o Pedrinho deixa que isso suba à cabeça, e fica um chato. “Brincar, eu? Vá brincar você, que não passa de uma menina. Eu já tenho bigodes!” Então, ele resolve só andar de terno e gravata, mas ele passa dos limites incentivado pelo Coronel Teodorico, quando acha que tem mais autoridade na casa que a Dona Benta, e ainda dá bronca na sua prima, que ele não chama mais de Narizinho, apenas de “Lúcia”, por causa do tamanho de seu vestido. “Você virou um monstro, Pedrinho! Um monstro!” Pedrinho se torna um verdadeiro machistinha escroto insuportável, e ele cai no plano da Cuca, “fantasiada de loira”, que diz que está louca por seus bigodes, e diz querer se casar com ele. Agora, então, a jacaroa vê a possibilidade de roubar a Pedra Mágica de Tupã, que só pode estar com o garoto que ganhou bigodes de uma hora para outra.
Emília e Narizinho tentam conversar com Tia Nastácia e descobrir como o Pedrinho ganhou seus bigodes, porque ela foi a única que estava com ele quando aconteceu, enquanto ele planeja uma festa de noivado e trata mal os animais, dizendo que “vai noivar bem noivado e longe de animais insignificantes”. Cuca, então, tenta manipular o garoto pedindo um anel, ou, então, “uma joia bem bonita”. O Barba Ruiva diz que “ela gosta de pedras verdes”. Então, Pedrinho mostra a Pedra Verde para a Cuca, mas, antes de dá-la de presente, pede um beijo de sua noiva, e Emília chega pedindo que ele não lhe dê a Pedra. O Saci, também presente, vê o rabo verde da jacaroa saindo do vestido rosa da loira e avisa o Pedrinho que é a Cuca, mas ele não quer acreditar… então, enquanto o Pedrinho se inclina para dar um beijo na bruxa, ela rouba a Pedra.
Dali em diante, UMA VERDADEIRA CONFUSÃO. Cuca volta à sua forma de jacaroa, rindo da sua vitória, mas existem muitas pessoas contra ela, e eu me diverti muito com as crianças e o Zé pulando em cima da jacaroa para tirar a Pedra dela… a cena é divertida e visualmente bonita, porque tem muitas cores, e acaba com o Zé Carijó conseguindo salvar a Pedra. No meio de toda a confusão que se armou, ele sai correndo com ela, enquanto o pessoal do Sítio torce por ele, mas ele acaba cercado pelos monstros. Sem ter para onde fugir, o Zé Carijó faz um pedido, mesmo sem perceber que o está fazendo: “Ai meu Deus, eu queria ter asa pra sair voando!” Quando ele diz isso, o caipira ganha asas e sai voando dos monstros, sobre o Sítio do Picapau Amarelo, com direito à mãozinha estendida à frente como se ele fosse o Superman! Um máximo!
É melhor o Tupã retornar depressa…

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários