“En EL DIARIO DE DANIELA, se han escrito tantas cosas…”



“Te quiero mucho, Dani”
RETA FINAL DE “O DIÁRIO DE DANIELA”, e as coisas começam a vir à tona – Gustavo já confessou que Joel fora seu cúmplice no caso do roubo do dinheiro dos Monroy, e o Maromas ajuda as crianças a encontrar, no quarto de Joel, algo que o incrimina: o colar que Leonor Monroy usava quando morreu no fundo do mar, no início da novela. Para completar, ainda, houve recentemente um incêndio no Teatro Principal que não passara do sótão, e que tinha a intenção de MATAR O ENRIQUE, mas Don Capu conseguiu salvá-lo, graças à ajuda de Yuls. E ele também sabe que foi o Joel quem tentou matar o Enrique. Por isso, o cerco está fechando ao seu redor, e quanto mais encurralado ele está, mais o desespero toma conta e, consequentemente, mais perigoso ele fica… e o pior é quando Daniela é quem está na mira de tamanho perigo. Que desespero!
Daniela e Martín descobrem juntos o colar de Leonor na casa de Joel, graças ao Maromas, e precisam fingir que “está tudo bem” quando o Joel os encontra na comunidade e eles dizem que “vieram encontrar o Chuy”. Joel está ameaçador e já deu pela falta do colar – olhando fixamente para as crianças, ele diz que o que perdeu era seu amuleto da sorte, e que se encontrar o ladrão, “o mata”. Daniela devia ter saído da comunidade com o Martín, quando ele vai encontrar o Pepe como o pai pedira, mas ela ficou para trás e acaba precisando enfrentar o Joel sozinha. É angustiante como Joel está VIOLENTO, como grita com Daniela e a manda se calar, a chamando de “garota estúpida”, e embora ela consiga lhe dar uma joelhada e sair correndo, ela não parece estar em segurança em lugar nenhum…
Desesperada, Daniela corre e pede por ajuda, mas o teatro parece estar vazio. Ali, Daniela tem a confirmação do que já desconfiava: que Joel assassinara sua mãe. Joel também diz, para completar, que “vai ter que matá-la também”, e a trilha sonora forte do momento ajuda a intensificar a cena, FAZENDO COM QUE A TENSÃO TOME CONTA DO CAPÍTULO. “¡Malvado! ¡Asesino! ¡Cobarde! ¡Mataste a mi mamá!” Como é fim de novela, muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo, e ninguém das pessoas em quem ela confia parecem estar por perto para ajudá-la. Nem Don Capu, nem Yuls, nem o pai, a Natália, os amigos… dessa vez, Daniela está sozinha e, angustiada, corre para casa, igualmente vazia. E acho que é o momento na trama toda em que Daniela correu mais risco, e é uma das melhores sequências de toda a novela.
Violenta, angustiante… mas excelente.
Faz com que os vilões pareçam DE VERDADE!
O que é uma reclamação que eu às vezes tenho de novelas infantis… enquanto isso, Don Capu conversa com Enrique sobre como o incêndio no sótão foi premeditado, e como foi intencionado para matá-lo: e também diz que é tudo ação de Joel, mas não pode dizer como ele sabe disso, pois os adultos nunca acreditariam que Yuls, o fantasma, o contou isso. Em outro lugar, Martín conversa com Pepe e com Crista e descobre que ELA ESTÁ GRÁVIDA, o que o deixa muito contente. Finalmente, então, ele vai ao teatro para buscar Daniela, que supostamente tinha ido atrás do pai para falar sobre o colar de Leonor, e então o ciclo se fecha e todos percebem que Daniela está correndo risco. Natália e Enrique inicialmente não acreditam em Don Capu, dizem que “é uma acusação muito séria”, mas o advogado aparece dizendo que Gustavo já confessou o nome de seu cúmplice: Joel.
Não que eles precisassem de mais um sinal, mas Martín também diz que “Daniela estava vindo falar com Enrique sobre o que encontraram no quarto de Joel”, e então todos partem em busca dela, e a sequência tem jeito de sequência final de novela, aquelas que acontecem no último capítulo da trama. Na casa, Joel arromba uma porta para pegar Daniela, e por segundos ele não chega a matá-la, porque então ouve as vozes das pessoas que vieram em seu resgate, e percebe que não tem tempo para fazer mais nada – apenas escapar. Dramaticamente, Joel pula pela janela e CONSEGUE ESCAPAR, enquanto Daniela chora, ainda em choque, e entrega ao pai o colar de Leonor Monroy, dizendo que “Joel matou a sua mãe”. Então, Adela, que estupidamente confiou em Joel, ajuda a capturá-lo, porque sabe exatamente onde ele foi se esconder…
A cena também é forte, e Enrique teria matado Joel se não fosse o advogado dizendo que é melhor deixar que a justiça cuide dele. Também pudera, DEPOIS DE TUDO! Depois de Joel ter matado a sua esposa, ter se aproximado de sua filha mais velha e, agora, tentado fazer mal a Daniela – Enrique não respondia por si. O problema é que não é fácil condenar Joel, apesar de todos os seus crimes, pois eles não têm como provar que Joel matou Leonor, tampouco que ele tentou matar Gustavo no fim do sequestro de Martín, então as acusações que têm não são suficientes para mantê-lo na prisão. A única maneira seria se Joel confessasse os seus crimes, mas é claro que ele não está disposto a fazer isso…
Enquanto isso, Helena tem seus próprios planos, e pretende impedir que Enrique se case com Natália – ela sai com uma arma na mão, um ácido em um vidrinho, e a determinação de acabar com a vida de Natália. “Você acha que com isso vai conseguir ficar com o Enrique?” “Vamos ver quanto Enrique te ama: vou derreter a sua cara. Vou te desfigurar!”, Helena anuncia, dramaticamente. E, então, o destino enfim faz justiça… Natália tenta se esquivar do ataque da mulher enlouquecida e, ao fazê-lo, faz com que o frasco já aberto jogue o ácido líquido para cima, caindo, por fim, sobre o rosto da própria Helena: É HORA DE ELA PROVAR O SEU PRÓPRIO VENENO. O “rosto desfigurado”, agora, será o dela mesma. Quando Helena é colocada na ambulância e Natália levada para depor, Helena grita que “Natália é uma assassina!” sem parar…
Basicamente, esse é o grande desfecho de Helena, com o rosto desfigurado, depois de ter se importado tanto com a aparência e com mais nada. Quando ela acorda no hospital, com o rosto todo enfaixado, ela vai para a frente do espelho para desenfaixá-lo, e tudo o que ouvimos são os seus gritos de “¡MI CARA! ¡MI CARA! ¡MI CARA!” O mais interessante desse desfecho é que Malu, que ainda é muito jovem, ainda tem salvação. Ao ver o destino da tia, ela chora e, com um quê de desespero, diz que “agora se dá conta de que tem que mudar”. Assim, ela decide que vai ser boa, porque ela não quer perder os amigos. Afinal de contas, “eles são o que mais lhe importa na vida”. É uma transformação um tanto quanto abrupta, na reta final da novela, e Malu quase parece outra menina quando chega toda simpática, mas é um bom caminho para ela!
Ela está tentando
Também vemos Adela decidir mudar, depois de tudo o que aconteceu recentemente, e pedir para falar com Natália, pedindo-lhe perdão. Agora, Adela reconhece que não devia ter julgado Natália, e pergunta se elas podem ser amigas… então, Adela se abre com Natália, diz que “se deixou enganar por Helena” depois da morte da mãe, e Natália diz que “Helena é uma mulher perigosa que tentou matá-la naquele mesmo dia”. Adela só começou a perceber isso tudo quando Crista lhe contou sobre o caso de Helena com Rick, e agora ela percebe quantas decisões erradas tomou na vida. Ela ainda se aproximou de Joel, “se apaixonou pelo assassino de sua mãe”, e ela chora em desespero com isso tudo, enquanto Natália a abraça e cuida dela… e, pela primeira vez, Adela permite. É uma mudança importante e grandiosa para a personagem. Sua redenção, enfim.
Outro momento emocionante dessa reta final é quando Yuls avisa a Daniela que, ao salvar o pai dela do incêndio, cumpriu a sua missão e, por isso, “já pode ir”. Ele agradece Daniela, porque ela o ajudou ensinando o que era a amizade e o amor. “Te quiero mucho, Dani” “Y yo a ti, mi fantasmita juguetón”. Daniela vai sentir saudade, mas ela está feliz que Yuls possa enfim ir para o céu, e quem sabe até se encontrar com a sua mãe e com Lidi por lá! Antes de partir, no entanto, Yuls diz que se sente parte da turminha, e que gostaria de se despedir de todos antes de partir. Dani e Capu, então, organizam uma surpresa aos amigos, e Yuls aparece para todos pela primeira vez. Yuls explica que sempre esteve com eles, que “fez parte da turma”, e que agora está indo embora para sempre, mas gostaria que eles “cuidassem de seus amigos, Capu e Daniela”. Também pede que eles prometam que vão fazer o possível para serem felizes sempre.
Então, ele ganha asas de anjo.
E VAI EMBORA.
E então percebemos que a novela está mesmo chegando ao fim…

Para mais postagens de O Diário de Daniela, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários