Dark 2x05 – Vom Suchen und Finden (Achados e Perdidos)



“A pergunta é: quando é o começo?”
MINHA NOSSA, COMO FOI INTENSA A SEQUÊNCIA TODA DE ULRICH! E eu também estou bastante encucado com toda essa trama de Jonas-Adam, porque me parece demais que sua versão mais velha o está enganando para que ele faça justamente o que, futuramente, vai convertê-lo nessa versão de si mesmo… a versão que já não quer impedir o Apocalipse que acontecerá em dois dias. Estamos em 20 de Junho de 1921/1987/2020, e a temporada continua muito intensa… e intrigante. Em 2020, o Jonas-2052 desaparece depois de ter um pesadelo transando com a jovem Hannah, como se, naquela ocasião, ele a contaminasse de alguma forma, enquanto, em 1921, acompanhamos o restante da conversa de Jonas e Adam; também temos uma pequena visita a 1987 guiada por Bartosz, e uma das cenas mais fortes da série, de Ulrich com os filhos…
Katharina ainda está muito incomodada com tudo o que descobriu, e ela tem uma cena forte em que vai confrontar Hannah mais uma vez (“Não dá pra acreditar que você dormiu com o meu marido e meu filho. Você sempre quis tudo o que era meu mesmo”), e o Jonas-2052 também confronta a mãe, perguntando se ela amou o pai em algum momento, mas ela não responde… enquanto isso, Martha e Magnus continuam mantendo Bartosz como prisioneiro, sem água ou comida, para que ele conte o que é aquela maleta que carregava, e eles não acreditam quando ele conta que aquela é uma máquina do tempo… não até Martha fazê-lo mostrar como funciona. Ele os leva brevemente até 1987, e Martha quer acreditar em Bartosz, porque ele fala um pouco das coisas que Noah lhe falou, da guerra que está por vir, e lhe interessa a parte sobre Jonas…
Jonas vai retornar.
Outras cenas interessantes de 1987 estão protagonizadas por Ulrich, que escapa e vai direto ver o filho, Mikkel, em um momento muito emocionante. No início, o garoto não o reconhece, embora saiba que ele o lembra alguém, e então Ulrich mostra quem é: “Eu esperei por esse momento por mais de 33 anos. […] A pergunta não é como, mas quando”. Virando o copo, como no passado (em 2020, no caso), e falando a frase do filho, Ulrich consegue o reconhecimento, e Mikkel o abraça, chamando-o de “Papai”, e naquele momento eu quis que tudo desandasse… eu quis que Mikkel e Ulrich realmente conseguissem correr até a caverna, e pudessem voltar embora, mas eles são detidos antes de conseguirem… Mikkel é levado de volta por Inês, e Ulrich volta a ser internado, no caminho ainda passando pelos jovens do futuro e reconhecendo seus filhos, Magnus e Martha.
Mas ninguém vai acreditar nele.
Ele parece só um louco que não sabe o que diz.
Por isso mesmo, eu acho que o que aconteceu já não pode mais ser alterado. A primeira temporada de “Dark” pareceu deixar isso bem estabelecido, e é estranho pensar em tudo o que está acontecendo para provar que as coisas podem ser diferentes, mas no fim talvez o ciclo apenas se feche, como foi com Ulrich e Helge na primeira temporada. Noah, por enquanto, está determinado a acabar com os planos de Adam e deter o Apocalipse, para que ele não perda Charlotte “como fora com sua mãe” (QUEM É A MÃE DE CHARLOTTE?!), e Jonas-2019 recebe algumas informações sobre o futuro… quando ele desperta, Adam o está observando (“Não é estranho que sentimos a maior aversão às pessoas que são mais parecidas conosco?”), e manda que ele se vista para que possam conversar: e a roupa que ele lhe oferece é o clássico casaco amarelo.
Já nostálgico.
Jonas-2019 está mais interessado em acabar com o Apocalipse, mas Adam diz que ele tem muito tempo para impedir a morte das pessoas que ama… 99 anos, para ser exato. O diálogo de Jonas e Adam é extremamente bem escrito, e tem todo um tom filosófico muito bonito de se acompanhar, quando Adam fala sobre como isso que fizeram declarou guerra contra o tempo e, consequentemente, contra Deus, porque “Deus é o tempo. E o tempo não tem misericórdia”. Jonas ainda quer encontrar brechas, ainda quer impedir o futuro de ser como ele já foi, não quer se tornar a figura velha à sua frente, mas Adam diz que ele já esteve em seu lugar, e por anos não acreditou que aquela conversa poderia se repetir daquela maneira, porque não podia se imaginar dizendo as coisas que o seu eu mais velho disse, porque não se imaginava querendo o que ele queria.
Mas agora ali está ele.
Cumprindo seu papel no ciclo.
“66 anos depois, eu entendo. Há momentos que nos mudam para sempre”.
Por isso tudo, eu acho que Adam só pode estar enganando Jonas. Ele quer que Jonas volte a 20 de Junho de 2019, mas não para deter nada… porque aquele é o “momento que o mudará para sempre”. Então, Adam leva Jonas até outra matéria escura desestabilizada, como a que ele vira em 2053 e usara para vir a esse tempo, e anuncia que aquele portal poderá levá-lo para o dia que ele desejar, independente do padrão de 33 anos. Assim, Jonas acredita que pode ir a algum lugar antes de tudo isso começar, e impedir que comece. “A pergunta é: quando é o começo? E qual é o sacrifício que teremos que fazer?” Agora, Jonas está indo de volta a 20 de Junho de 2019, um dia antes de Michael se matar, porque ele acha que foi ali que tudo começou, que tudo desandou… se ele impedir o pai de se matar, Mikkel não viajará no tempo, ele e Adam não existirão, mas todos os outros seguirão vivendo.
O paradoxo, no entanto, seria assustador.
E agora?!


Para mais postagens de Dark, clique aqui.


Comentários

  1. muito bom e esclarecedor. vc devia ter um canal no youtube falando de sereis por episodio, como faz com dark

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Eu já pensei em um canal, mas um canal no YouTube dá muito mais trabalho que um blog... demanda tanto mais tempo, e eu sinto que não teria tempo de comentar tudo que eu gostaria (que são vários assuntos)... por ora, não tenho planos, desculpa :(

      Excluir

Postar um comentário