Vale o Piloto? – The Expanse 1x01 – Dulcineia


Uma space opera com uma fotografia belíssima e um senso ótimo de ciência!
Eu sei que eu vou adorar essa série, e eu mais ou menos soube isso quando eu vi que o primeiro episódio tinha sido divulgado e fui correndo atrás de sua sinopse – agora só estou esperando chegar as férias para correr atrás da saga de livros, e acredito que isso vá me ajudar significativamente na compreensão. Mas tivemos um primeiro episódio que nos ajudou o suficiente nisso, na construção de um mundo muito interessante para The Expanse. Estamos no século XXIII, um momento no qual a humanidade já colonizou todo o Sistema Solar. As duas grandes potências são Terra e Marte, que estão enfrentando uma tensão perigosa que está prestes a emergir em uma guerra, e Marte é muito mais militarizada. Fora do eixo Terra-Marte, nós temos todos os povos que vivem no Centurião, chamados de Belters, e a série cria essa história num ponto de vista épico, mas no futuro. Com uma abertura belíssima, a série inicia sua trajetória incrivelmente bem.
Acredito em um grande futuro, afinal a segunda temporada já está até sendo escrita!
Durante o episódio, algumas várias coisas me chamaram a atenção. Os dizeres de apresentação de como está o mundo no século XXIII já é profundamente inteligente, mas nós percebemos um cuidado extremamente detalhado com a história e com o universo que eles estão criando, ou que foi criado por James S. A. Corey em seus livros, com um quê de ciência apurada que reflete de maneira inteligente a nossa realidade. Eu gostei, por exemplo, de como ficou muito clara a maneira como os Belters são fisicamente diferentes dos Terrestres por causa da baixa gravidade, mais altos e mais magros, com ossos e pulmões mais fracos, adaptados à vida no Centurião, e não na Terra – e a cena mais chocante nesse quesito fica, sem dúvida, para um Belter preso na Terra e “interrogado” por Chrisjen Avasarala, e a maneira como ele reage com dor e desconforto em relação à atmosfera da Terra; como eles podem ficar frágeis aqui!
E faz tudo perfeito sentido.
Como várias outras coisas na série… a colonização do Sistema Solar pela Terra parece uma proposta plausível e evolução natural de nossa realidade, ou ao menos de nossas aspirações, e algumas coisas na natureza humana não mudaram absolutamente nada – como o fato de termos as duas grandes potências em rivalidade, e uso da mão-de-obra dos moradores do Centurião, escravizados e explorados, ainda com uma temática a respeito do preconceito pelo fato de eles serem diferentes dos Terrestres. Ansioso para ver os Belters se organizando mais enfaticamente rumo a uma revolução, uma vez que aparentemente a Guerra é iminente. The Extant trabalhou com efeitos especiais ótimos, uma fotografia instigante e impressionante, e um enredo bem escrito e tratado com seriedade. Eu comprei a idéia de tudo aquilo, adorei verdadeiramente a premissa, e estou ansioso para ver mais disso tudo! O tom da série, assemelhando-se a um delicioso filme de ficção científica, é realmente tudo o que eu esperava…
Que bom!
E adorei a ciência, como disse, quando a nave vai fazer uma curva, por exemplo!
Os personagens, acredito eu, ainda serão mais desenvolvidos, e é por isso que eu estou esperando nos próximos episódios. Ao longo desse episódio conhecemos, especialmente, Josephus Miller, que é um detetive alcoólatra, Chrisjen Avasarala, que trabalha para a ONU e deve ser uma das nossas conexões com a Terra na série, e Jim Holden, que acabou de se tornar Capitão em uma nave isolada próxima a Saturno, mas que ganhou uma nova missão ao perceber que Marte está começando a atacar, e agora, por causa disso tudo, sua namorada Ade acabou de ser morta. Por enquanto, estou muito curioso para ver mais da intensidade perigosa de Chrisjen, e já consegui me simpatizar bastante com o personagem de Jim, acredito que será muito bom acompanhá-lo ao longo da primeira temporada. Aguardando ansiosamente a estréia oficial da série para que possamos continuar essa jornada na mais nova space opera.
Quem mais ficou com vontade de experimentar sexo sem gravidade?

Para mais Pilotos de série, Vale o Piloto.


Comentários