[Series Finale] Minority Report 1x10 – Everybody Runs


“You know how many lives you’ve saved, Dash? Now it’s time for you to let me save yours”
Foi uma finalização completamente fantástica para uma série que teve um encaminhamento bastante interessante – na verdade, eu realmente não acho que a série tenha atingido todo o seu potencial, e certamente não chega a questionar a vida e a ética como a obra original de Philip K. Dick o faz, mas é que Dick é simplesmente sensacional na sua escrita… recentemente li O Homem do Castelo Alto e estou completamente fascinado! De toda maneira, o filme também tentou adaptar aqueles questionamentos, enquanto a série é uma sequência deles, pegando a história de onde o filme a obra já tinham parado, depois do Pré-Crime, fazendo uma espécie de policial mais normal, mas com a ajuda de pré-cognitivos e uma ambientalização em 2065 que dava uma gostosa sensação futurística à série. Mas mesmo com todos suas qualidades, a série foi precocemente cancelada, infelizmente, e nós tivemos sua finalização acontecendo agora, no capítulo dez, e temos que nos despedir desses personagens que tanto aprendemos a gostar.
Mas foi uma boa finalização, isso eu devo dizer. Foi um bom episódio!
Como Season/Series Finale, ele funcionou muito bem, porque toda a série convergiu para isso – com um começo mais tradicional, nós tivemos uma temporada que evoluiu, e nada disso soou forçado ou repentino; as coisas foram se construindo. Como a prisão do Dr. Gray, toda a questão do Memento Mori, e a visão de Agatha que conectava Lara Vega à Milk Bath. Mas esse episódio começou de maneira emotiva, nos levando de volta a 2048, e realmente tentando destruir os nossos sentimentos, numa tentativa de construir melhor uma personalidade e um envolvimento para Wally, para o papel importante que ele desempenharia na conclusão dos eventos. Vimos Wally sendo colocado para trabalhar com os três pré-cogs, e foi absolutamente doloroso porque Dash, Arthur e Agatha eram adolescentes lindos e aparentemente felizes. O mais normal que podiam ser! E eles quiseram ajudar em toda essa coisa de Pré-Crime, mas acharam que era apenas por alguns dias ou horas… foi doloroso ver Wally os colocando ali com eles crentes de que veriam um filme no dia seguinte.
É mais ou menos essa história que se repete em 2065…
Vega é, certamente, a detetive mais inteligente daquele lugar, a única que pensa em alguns detalhes, como o fato de Dr. Gray ter se entregado com muita facilidade, como se ele quisesse estar ali, ou ainda o fato de eles poderem estar interpretando as dicas de maneira errada, da maneira que ele quer. Bem, é nessa atmosfera que Agatha, Arthur e Dash caem, todos juntos em uma mesma sala, com a visão que guiará esse último caso: centenas de pessoas juntas morrendo em um ataque terrorista viral; ela sente a dor de todas aquelas pessoas juntas (“We were so many, dying together”), Arthur dá vários nomes e o número 99, e Dash tem o que aparentemente é um minority report, diferente de todos os outros, no qual só vê um parquinho. Acho que essa crença de que era um minority report e a maneira como não era, como era uma importante dica a respeito de onde estava o banker com todos os congressistas prestes a morrer, nos mostrou como o poder dele é importante, mesmo quando ele está com os outros dois irmãos, e achei uma valorização importante.
Foi graças a Dash que eles puderam salvar a todos.
So you want to get the band back together”
Tudo estava caminhando com considerável “facilidade”, porque eles acabaram se voluntariando para entrar na Milk Bath, sob todo um acordo elaborado que os liberaria logo em seguida, e assim salvaram a vida das centenas de pessoas prestes a morrer – mas logo em seguida foram traídos. Então começa o desespero e as reviravoltas mais interessantes do Series Finale. Blomfeld queria vendê-los, mas eu gostei de como tudo se resolveu e de como a história foi finalizada no fim das contas. Com eles acordados dentro da Milk Bath lutando contra Blomfeld e os demais, eles os colocando dentro da banheira, a mando de Vega (a visão) e todo o plano de fugir, Lara Vega assumir a culpa… eu ri dos três culpados colocados na banheira no lugar dos pré-cogs, e não lamento pelas ações de Wally. Eles devidamente mereceram aquilo! Só não sei o que será de Wally agora… foi um final suficientemente aberto para ser instigante, mas suficientemente fechado para terminar a história. Foi ótimo ver a participação de Wally, ver os três pré-cogs e Lara precisando fugir juntos…
Foi ótimo. Eu só queria que nós ainda tivéssemos uma segunda temporada pela frente!

Para mais postagens de Minority Report, clique aqui.


Comentários