[Season Finale] The Leftovers 2x10 – I Live Here Now


“We are the 9261. And we are not spared”
Nós já devíamos saber, a uma altura dessas, que assistir a The Leftovers é um constante processo de redescoberta, e nós podemos sempre ser surpreendidos pela incrível qualidade da série que continua se superando impressionantemente a cada episódio! Com um roteiro extremamente inteligente e bem escrito, nós temos interpretações fantásticas que se juntam a uma trilha sonora  pensada e uma fotografia belíssima. Como era de se esperar, o último episódio da segunda temporada fechou a trama de maneira complexa e fantástica, nos deixando curiosos para retornarmos no próximo ano, porque eu quero ainda entender algumas coisas e ver novas possibilidades. Afinal as possibilidades SÃO infinitas após esse incrível final. Com muita emoção e sentimentos à flor da pele, o episódio nos deliciou com mais uma obra-prima de se tirar o chapéu, e agora estamos todos verdadeiramente ansiosos para retornarmos no próximo ano para a terceira e última temporada, que deve ser ainda mais épica…
Afinal o primeiro ano foi incrível, mas o segundo… difícil até achar um adjetivo!
O episódio final começa nos levando de volta lá ao comecinho da temporada, quando vemos Evie se despedindo dos pais e saindo com as amigas na noite em que elas desapareceram – e acompanhamos as meninas, pela primeira vez, vendo toda a cena na qual elas ficam em um silêncio desesperador dentro do carro, comunicando-se por bilhetes como em uma extensão do GR, e por fim como encenam seu próprio desaparecimento enquanto Kevin Garvey pula no rio em sua tentativa de se matar! Tudo intrinsecamente conectado, tudo mostra o quanto o roteiro de The Leftovers é minuciosamente pensado em seus detalhes, com conexões feitas muito tempo depois, mas feitas com uma maestria impressionante. Isso faz com que eu ame a série mais a cada episódio… e então, já no presente, Kevin retorna dos mortos e enfrenta John porque ele sabe que esteve lá na noite do desaparecimento. “Maybe she didn’t. […] Love you”.
Assim o Kevin morre pela segunda vez, agora assassinado por John.
Dali o episódio parte a nos mostrar Nora Durst em uma turbulenta vida que é modificada quando o terremoto que traz Kevin de volta à vida acontece – Mary acorda nesse momento. “Nora? What are you doing here? Where is Matt?” Foi arrepiante ver a Mary acordando, embora ainda não possamos conceber nenhum tipo de resposta para o evento, mas foi muito bom! E foi emocionante ver Nora a levando para o lado de fora da cidade, onde ela pode reencontrar Matt Jamison e ele pode lhe contar que ela está grávida! E então todas as conexões se estabelecem para um dos eventos mais catastróficos do episódio: quando Nora deixa Matt sozinho com Mary por 10 minutos, ela passa por Tommy e Meg vem conversar com ele, evidenciando que tem um grande plano para aquele momento, para o aniversário de 4 anos do 14 de Outubro. Ela invade a ponte sem autorização, e quando é pega, as três meninas “desaparecidas” macabramente descem do trailer de branco…
Então os sentimentos foram a mil!
Porque eu adoro a intensidade da série e o que ela faz conosco – porque The Leftovers é uma daquelas séries que você sente mais que assiste. Nutri uma raiva incontrolável e um nojo terrível em relação a Evie durante todo o episódio, e sua interpretação me deixou angustiado, com vontade de fazer algo. Querendo que ela morresse. Foi uma agonia ver todo o sofrimento de Erika correndo até a filha na ponte, gritando com ela e a cacoalhando, tentando conseguir alguma reação dela e tentando impedi-la de explodir a bomba que ela ameaçava explodir em silêncio… a contagem regressiva me angustiou, mas mesmo sem bomba, a cidade foi basicamente destruída. Um caos tremendo! Uma nova facção mais radical dos Guilty Remnant nasce sob a liderança de Megan e Evie, e é perfeitamente assustadora. E tanto os muitos novos integrantes dessa GR ainda mais radical quanto aqueles que não aderiram à causa invadem Myracle em uma cena desesperadora que quase matou a filha de Nora pisoteada e me deixou abraçado ao travesseiro, chorando de angústia, com um temor tão grande que meu coração doeu. Sério.
Até que o Tommy a salvasse.
Kevin enfrenta a sua segunda morte em questão de pouquíssimo tempo – ele acorda nu na banheira novamente, de volta ao hotel em um desespero compreensível e relacionável, tentando ligar a TV para falar com o pai, e tendo que novamente escolher uma roupa para que possa fazer o que tiver que fazer. E ele se veste de primeira temporada. Retorna ao cargo de policial, ao uniforme de Mapletown. A trilha sonora exatamente como a do oitavo episódio enquanto revisitávamos o local segundo um novo ponto de vista, aquilo me deixou arrepiado! Eu só queria aplaudir tamanha obra-prima revisitada, e tudo era tão cabível! E sua missão, sua passagem para fora daquele hotel e de volta à vida era algo muito mais simples dessa vez, teoricamente. “You pushed a little girl into a well… you don’t wanna sing?” Mas cantar uma música pode ter se mostrado muito mais difícil e doloroso do que toda a jornada de volta no episódio oitavo. Nem sei explicar os sentimentos, mas eu chorei com Kevin cantando Homeward Bound, a carga emotiva era pesada demais!
Finalização do episódio? De nos deixar sorrindo, chorando, gritando, esperneando…
Garvey acorda em uma versão destruída de Myracle, com festas, barulho e coisas em chamas. E eu temi que ele pudesse ter uma nova morte, talvez dessa vez definitiva, com a quantidade de sangue que ele perdera, mas trazer John para salvá-lo foi a grande ironia do episódio! “I don’t understand what’s happening” “Me neither”. Ah, e antes disso: os novos GR cantando o tema de Myracle para Kevin me deu calafrios. Um sentimento tão ruim! Tudo foi muito forte, muito emotivo, e nos deixou instigados a retornar – aquele último terremoto me deixou confuso, com um zilhão de novas teorias na cabeça, e eu sinto que será um ponto importante da terceira temporada, afinal todos esses terremotos sempre foram carregados de significância. Como ao fim do terremoto havia cachorros latindo, buzinas e alarmes soando, eu achei que tivesse sido uma nova Partida. Talvez não. Mas o que foi o Kevin abrindo a porta de casa e tendo todo mundo o esperando? Jill. Laurie. Matt e Mary. Tommy com o bebê. Nora. Chorei loucamente, junto com Kevin!
Mas e o terremoto? E se todos morreram/sumiram?
QUERO MAIS!

Para mais postagens de The Leftovers, clique aqui.


Comentários