“Shrek, o Musical” no Rio!


Quase tive que salvar a Fiona!
Nosso querido e talentosíssimo Marcel Octavio parece ter esquecido mesmo o Mick Jagger, e resolveu se casar com a Fiona, no papel de Lord Farquaad. E precisando de alguém que fizesse isso por ele, quem acaba sendo escolhido? Achou que não tinha cena de plateia, mas TEEEEEM! Eu passei o tempo todo rindo enquanto ele tentava me convencer a mostrar o “muque”. Haha, muito que eu tenho! Bem, só posso dizer que fiquei muito feliz por ter sido escolhido para salvar a Fiona da Torre, e no segundo ato ele ainda retoma o assunto rapidamente, me chamando pelo nome. Primeira vez que tenho uma interação tão grande assim no teatro!
Pena que nessa segunda parte o microfone não estivesse funcionando. Um problema técnico bem grave, se você me perguntar, que me deixou morrendo de pena de Marcel Octavio, porque era uma cena dele – praticamente não escutei nada durante Balada do Farquaad, mas o ator não perde o rebolado e finge que nada está acontecendo. Outros problemas que não foram técnicos, mas pelos quais eu passei: quatro crianças, QUATRO CRIANÇAS, sentadas atrás de mim, que não paravam de falar, gritar e chutar! E uma mulher que só chegou para o segundo ato e sentou ao meu lado, rindo de qualquer coisa que eles falavam. QUALQUER COISA!
Enfim, eu gostei. O espetáculo é bom, e não chega a níveis estrondosos que chegamos com produções nacionais atuais (vide A Família Addams), mas ainda assim é bom. Figurino e cenário me agradou, embora o medo inicial, e as interpretações eram ótimas, com várias vozes admiráveis. No entanto notei alguns pontos negativos que impediram a peça de ser espetacular – como essa tentativa insensata de colocar o Rio de Janeiro o tempo todo na peça. Entendemos nas duas primeiras vezes, não precisávamos das outras 8423… mas blá blá blá, vamos aos fatos.
A versão brasileira é assinada por Claudio Botelho – e, cara, eu amo você por coisas tão boas que você fez como em Despertar da Primavera e Hair, mas você deu umas deslizadas legais durante algumas traduções, huh? E a direção fica a cargo de Diego Ramiro. Como comentei, temi o cenário desde sempre, mas a produção brasileira está de parabéns. Quando subitamente mudamos da caminhada no pântano para o Castelo de Farquaad, não tinha mais o que ser dito. Foi bem inteligente colocar as projeções para dar a sensação de profundidade, e tudo funcionou bem.
O figurino é bom, mas deixa um pouco a desejar. Enquanto alguns são muito bons (e eu incluo aqui a Fiona), como é o caso dos três porquinhos e dos três Ursos (que são muito fofinhos naquelas roupas! Talvez porque eu goste tanto da Giulia Nadruz), outros são deploráveis, como o pobre Pinóquio. Quase risível. Mas o dragão está lindo, lindo, lindo, muito bem controlado pela equipe, então essa parte eu tenho que parabenizar o trabalho. E aproveito para elogiar Camila Braunna que dá voz à personagem, com uma das vozes mais intensas do musical.
A iluminação está funcionando muito bem, não vi nenhum problema. E eu sei bem disso, afinal levei uns 23 holofotes na cara durante “Fileira A…”. Também é bem pensada para permitir que a Sara Sarres só coloque suas orelhas e próteses de mão quando se transforma em ogro por pouco tempo. Ou de costas ou meio escondida, a iluminação dá a impressão de que ela está verde como deveria estar. Quando na verdade é tudo uma grande ilusão. E hey, Canção de Viagem foi adaptado com referências mais prováveis do público brasileiro entender. Não sei se aprovei, mas enfim, a aparição de Dorothy realmente valeu muito a pena, hein!
O elenco conta com ótimas vozes e ótimas interpretações. Enquanto uns parecem estar na medida certa, outros extrapolam um pouquinho, mas num todo a peça é divertida. Sua história é aquela já conhecida do primeiro filme do ogro, e segue mais ou menos o mesmo rumo do filme, mas com canções – e as piadas servem para descontrair o ambiente. Algumas traduções foram ótimas, outras aceitáveis, e algumas vergonhosas que eu realmente queria me esconder de vergonha alheia pelos atores serem obrigados a cantar aquilo.
Não é a melhor produção brasileira dos últimos tempos. Não é a melhor produção brasileira dessa temporada. Mas acontece que o Brasil conseguiu estabelecer um nível de produções muito alto. Vale a pena? Sim, se você é fã de musicais, você não vai perder a oportunidade de tirar suas próprias conclusões. E o elenco tão carismático e as vozes tão intensas fazem tudo valer a pena. E você vai conseguir dar umas gargalhadas bem divertidas. Quem puder assistir, em cartaz no Rio de Janeiro no Tetro João Caetano! Volto ainda com mais coisas a dizer, aguardem. Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

  1. aaaiii coitado do Marcel hahahahaha Mas eu o adoro!!! :)

    Nossa, ninguém merece QUATRO crianças e uma pessoa atrasada, pegando o bonde andando hahahaha deve ser de doer!!!! Eu não deixaria entrar !!! :X

    Beijãozão*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém merece mesmo! kkk Mas ok, acontece... prepare-se! E o Marcel, como eu já tinha lhe dito, é uma das melhores coisas do musical :D

      Excluir

Postar um comentário