Mês Temático – Willy Wonka meets The Matrix


Eu realmente não tive outra idéia melhor para descrever esse livro em uma simples frase, portanto acabei usando a idéia do USA Today. Portanto, crédito a eles e não fui que criei isso de “Willy Wonka meets The Matrix” para descrever Jogador Número 1, de Ernest Cline. Mas me parece perfeitamente apropriado. Estamos começando mais um Mês Temático hoje, e garanto que 2013 já começa muito bem, com o que promete ser um dos melhores Meses Temáticos de todos os tempos!
Tamanha grandiosidade não poderia receber menos. Eu leio um livro e escrevo uma postagem. Duas se tiver muito para falar. Mas comecei a escrever sobre Jogador Número 1 e coloquei as idéias no papel. 19 postagens! Pronto, é um Mês Temático, decidi. Com algumas alterações aqui e ali, o mês deve se finalizar com 18 postagens no total, mas todas elaboradas repletas de informações e com muito cuidado para que você possa aproveitar. Várias delas serão postagens que você poderá aproveitar tendo lido ou não o livro, mas se eu fosse você… não perdia tempo não!
Se você quer acompanhar o Mês Temático entendendo todas as minhas referências, eu realmente aconselho a leitura do livro, e você certamente não vai se arrepender. Ele deixará o geek apaixonado pela década de 1980 dentro de você apaixonado! Repleto de referências, homenagens e muita nostalgia, a história é fantástica e nos leva a lembrar de coisas que já amamos muito e a conhecer outras que nunca tínhamos ouvido falar… quando você ler as primeiras referências a Tattooine, a Terra-Média ou a quadribol você já não poderá mais resistir…
Eu diria que é a coisa mais nerd que eu já li na vida. Jogador Número 1 é escrito por um nerd de carteirinha (que passei a admirar) e ele junta tantos elementos da cultura geek em um só lugar, nos fazendo rever cenários e cenas famosos, que nenhum outro autor ou diretor conseguiu fazer, não com tamanha abrangência. Ou seja, é tanta coisa nerd junta, que se torna o maior exemplar obrigatório a todos os nerds! Zork, Black Tiger, Adventure, Swordquest, Joust, Pac-Man, Tempest, Dungeons & Dragons, De Volta Para o Futuro, Jogos de Guerra, Supermáquina, Caça-Fantasmas, Vingança dos Nerds, Blade Runner, Monty Python, Rocky Horror Picture Show, Star Trek, Star Wars, Tron, Rush, AC-DC, Wham!, Journey, Family Ties, Doctor Who, Stephen King, Philip K. Dick…
Pra citar algumas…
Ele recria cenas de filmes ou então cenários completos e bem detalhados de algum filme/série/livro que conhecemos, e coloca outras histórias e outras personagens lá, mas nos deixando com vontade de estar em seus lugares. E as descrições e citações nos dão o desejo de realmente estar dentro do livro (e não do filme a que faz referência) para que possamos ver aqueles lugares e aqueles filmes sob outro ponto de vista. Recria também partidas inteiras de jogos clássicos, como é o caso de Pac-Man, e isso se torna interessantíssimo. Eu me sentia sempre muito bem lendo o livro.
O livro conta a história de Wade Watts, um adolescente de 18 anos (?) que é o primeiro a desvendar uma das pistas na grande caçada ao easter egg escondido dentro do OASIS. O OASIS é um “videogame” de imersão virtual muito popular no ano de 2044/2045, e isso mudou a maneira da humanidade ver o mundo. Quando seu criador morre, deixa um easter egg escondido dentro do jogo, com vários enigmas a serem desvendados para se atingir o objetivo, tudo baseado em suas obsessões da década de 1980 e alguns anos próximos. O prêmio será uma grande fortuna e poder. Quando Wade consegue dar o primeiro passo e seu nome aparece no topo do Placar, milhares de caça-ovos no mundo todo tentarão seguir seus passos e os Seis, trabalhadores da mercenária IOI, também tentarão os truques mais baixos para superar o garoto e ganhar esse prêmio…
Já me empolguei demais e nem expliquei o que é o Mês Temático para aqueles que chegaram no blog depois da última edição (que foi em Outubro). De tempos em tempos, o Parada Temporal se transforma de acordo com um tema, sobre o qual as postagens tratam ao longo de todo o mês. Nesse caso, é o livro Jogador Número 1, seu autor e várias das referências que ele aborda. Mas as postagens normais falando de filmes, das séries que eu acompanho (e não são poucas) e as demais sessões (fixas e temporárias) continuam regulares!
E seja sobrevoando a Terra-Média em uma Firebolt, ou indo até Tattooine à bordo da Enterprise, ou então chegando ao prédio de Deckard com um DeLorean voador que atinge a velocidade da luz, vocês estão convidados para se aventurar nesse mundo tão fantástico e apaixonante criado por Ernest Cline. Trarei uma série de postagens que nos guiarão na leitura, e também discutiremos opiniões a respeito de várias obras tratadas lá, e como elas foram tratadas no livro… uma leitura deliciosa e quase obrigatória, eu realmente acho que você deva ler o livro! Dica do Jefferson! Quem confia no meu gosto, vai lá, vale a pena! Até mais…
BEM-VINDOS AO DÉCIMO PRIMEIRO MÊS TEMÁTICO, E A 2013 REPLETO DE NOVIDADES!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

  1. Uau!
    Essa foi a primeira coisa em que pensei quando abri a página do PT depois de quase um mês sem acessá-lo.
    Sério, eu olhei e pensei "Caraca, tem um tantão de postagem aqui, eu tô viajando!!", aí resolvi voltar ao começo do mês pra entender tudo.
    Desculpe a minha ignorância, mas eu nunca ouvi falar desse livro, ou desse autor, mas pela sua descrição parece uma leitura fantástica.
    Verei se consigo adquiri-lo a tempo, para acompanhar as postagens devidamente. Se não conseguir, bem, o que seria da vida sem ler um pouco de spoilers né, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, é o primeiro romance dele (ele já escreveu roteiros para cinema) e o livro acaba de ser lançado no Brasil, não faz nem um ano mesmo (: Acho que não é muita gente que conhece, então espero que o conheçam através do blog! :D Boa leitura, leia sim! Até...

      Excluir

Postar um comentário