American Horror Story: Asylum 2x11 – Spilt Milk


O episódio começa com uma felicidade inexplicável. São 10 minutos que passam depressa, sem muita informação, mas apenas de um bom momento, de alegria verdadeira, e então a série parte nosso coração. Não foi a cena mais forte da série, precisaria de muito para isso, mas certamente foi uma das mais tristes. É claro que a felicidade não poderia durar muito tempo. Não em American Horror Story. Mas surpreendentemente, foi um episódio repleto de momentos felizes e grandes acontecimentos revolucionários que mudam o rumo novamente… cenas que até pareciam desconexas, nunca levei a sério que isso aconteceria um dia, e no entanto estavam ali. O que nos faz temer o próximo episódio.
Porque a felicidade não pode durar muito tempo. Não em American Horror Story.
O episódio me deixa muito dividido. Eu ainda devo expressar a minha imensa admiração pelo roteiro tão bem escrito da série. Porque o que eles têm é história para contar, e sabem como fazer isso muito bem! Porque há tempos parei de tentar imaginar como será o andamento nas próximas semanas. E cada semana é uma surpresa deliciosa! Essa não foi diferente. Surpreendente, com coisas nunca imaginadas, e novamente não sei que rumo a série segue no próximo episódio. E só com muita inteligência para estruturar um enredo tão perfeito e cheio de constantes reviravoltas.
Agora não confundam isso com o caminhar da história, que me deixou em dúvida. Não sei se queria mesmo ver todos sofrendo como nos primeiros episódios eternamente até o fim da série, porque eu reclamaria de tédio e repetição. Nunca poderei fazer isso. Mas de certa maneira acho que felicidade não combina com American Horror Story, e tudo me pareceu se encaixar muito certinho nesse episódio; e me pergunto se a bolha de Ryan Murphy começa a funcionar aqui. Mas de qualquer jeito, ainda faltam duas semanas para o fim da temporada, e não vejo três episódios seguidos de pura felicidade. Eles não fariam isso.
Fariam?
Então, digamos que foi bom dar uma acalmada. Enquanto vemos as coisas se arrumarem, sonhos sendo realizados, e vilões definitivamente desaparecendo da história, novos rumos são tomados. Por ora, a teoria de que “Uma vez que entra, nunca mais se sai do Briarcliff” caiu! Lana saiu, Kit saiu e até Grace e o bebê, o pequeno Thomas, saíram, mesmo depois daquela cena inicial de partir o coração. Não temos mais Thredson, não temos nenhum grande vilão, apenas o Monsenhor Timothy que começa a desempenhar essa função… e os mistérios se limitam a Kit e Jude.
Jude está de volta, meus amigos! Isso é maravilhoso! Além de ser o pivô na escapada de Lana (Cláudia só fez o que fez graças à pequena “conversa” da semana passada), ela finalmente descobre os atributos curativos da jukebox e volta a ser ela mesma. Em apenas uma cena, mas uma cena fantástica na qual confronta Timothy… não é à toa que tenhamos aquele final surpreendente para sua história, e me pergunto como continuaremos dali. Porque Lana não vai investigar todos os cantos atrás de Jude, vai acabar acreditando na história fajuta do monsenhor…
Na qual não acreditei em momento nenhum.
E quanto a Kit, ainda digo que ele apresenta mistério por causa da história toda dos alienígenas. Ele teve uma cena repleta de emoção e sorrisos verdadeiros e bonitos com Grace, no início do episódio, e planos de criar uma família com ela e o bebê. Mas nos perguntamos a razão de ele ser tão especial assim, e quem será Thomas no futuro, com essa história toda de que todos escutarão o que ele tem a dizer e “He’s gonna change the way people think”. E sua concepção ainda me parece muito estranha, absurda no que vimos nesse episódio. Mas a morte de Alma, super suspeita desde os primeiros dez minutos, deixa um ponto de interrogação gigantesco no final do episódio.
Família feliz uma ova!
Mas eu quis realmente dar um abraço em Kit e dizer o quanto ele foi maravilhoso em sua cena com o monsenhor Timothy. E eu cheguei a duvidar que aquilo daria certo, então foi uma surpresa vê-lo sair do taxi com Grace e Thomas, na frente de sua antiga casa. Porque eu tive dúvidas, não nesse episódio! “It’s not Briarcliff”. Realmente, ele se saiu muito bem, e finalmente tivemos mais de Kit, coisa que eu venho reclamando há algum tempo. Mas senti falta de Mary, e mesmo de Arthur… os outros ainda não deu tempo para isso.
Eu quis socar Lana, praticamente o episódio inteiro. Porque eita burrice absurda! Mas deu tudo certo. Mas depois de dez minutos de alegria e um momento de partir o coração, minha reação ao plano de fuga de Lana foi mais ou menos “Aham, vai lá tenta, boba! kk”. E surpreendentemente deu certo (e temos que valorizar o clima tão bem criado, o suspense e a apreensão crescente ao vê-la descer as escadas enquanto Thredson ameaça Kit), mesmo com a provocação a Thredson de dentro do táxi, mesmo com a burrice de ir até a sua casa para provocá-lo e ouvir coisas horrorosas a respeito de Wendy. E ela definitivamente colocou um ponto final nessa história, e vai expor muito mais, segundo ela. “All I can say is: read my book”.
Juro que não vejo mais muito future para a série lá em 1964. Algumas coisas ainda faltam acontecer, e penso especialmente em Alma e Jude, mas fora isso, até mesmo o filho de Lana já nasceu. E acho que a série cumprirá a promessa de ir em direção ao presente, já nos mostrando bem mais de Johnny, em duas grandes cenas. Uma inicial que me deixou apreensivo (uma mistura de sensualidade com macabro) e depois um desabafo mesclado às falas do pai que funcionaram perfeitamente! Parece que na série, o problema são os mommy issues
Extremamente curioso, eu não sei o que a série nos guarda nos dois últimos episódios. Todos admiramos a finalização incrível da primeira temporada, e sabemos que a essa segunda foi bem melhor que a primeira, só espero então que o final não decepcione. Porque a temporada pode ser perfeita. Não quero muita resposta didática, nem finais felizes, só quero um final estilo American Horror Story e que me deixe eletrizado. E abraçando uma almofada. Mas com um roteiro tão bom e tão bem guiado até aqui, eu não vejo razões para me preocupar, acho que esse momento feliz para quase todo mundo pode ser uma das jogadas mais inteligentes desse segundo ano… esperamos então para ver. Até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários