The Good Place 4x09 – The Asnwer



“There is no ‘answer’. But Eleanor is the answer”
UM DOS EPISÓDIOS MAIS EMOTIVOS DE “THE GOOD PLACE”. Não foi um episódio surpreendente, não teve uma grande reviravolta, nem nada assim – mas foi um episódio lindíssimo. Eu sempre elogiei “The Good Place”, sempre falei sobre como ela tem um lugar especial no meu coração por tudo o que ela é: mais do que uma série de comédia qualquer, ela é divertida sem deixar de ser inteligente, sem ter uma trama sempre em crescimento, e com a chance de ser emotiva de uma maneira tocante assim… isso é o que faz com que as pessoas se conectem com uma série: nós precisamos nos importar com os personagens. E “The Good Place” garantiu que isso acontecesse… estamos em um ponto em que nos importamos profundamente por cada um deles e, por isso mesmo, é muito mais forte assistir a um desenvolvimento como esse.
No episódio passado, o sistema de pontos foi decididamente provado falho e as torturas no pós-vida não são necessariamente justas – para “salvar” a humanidade, no entanto, a Juíza planeja reiniciar a Terra, e isso excluiria não apenas todas as pessoas vivas, mas todos que já viveram também. Então, eles precisam encontrar uma maneira de impedir a Juíza e salvar toda a humanidade, e Eleanor sabe que a única pessoa capaz de resolver isso é o Chidi… para isso, no entanto, o Michael precisa devolver-lhe todas suas memórias. E são memórias para caramba. Memórias de sua vida na Terra, de suas mais de 800 pós-vidas da primeira vez, o seu retorno para a Terra, a sua segunda pós-vida sem memórias… é uma série de coisas, e Michael teme que isso não vai ser fácil para Chidi. Mas ele precisa tentar – afinal de contas, é a única opção que eles têm.
Gostei DEMAIS de como todas as memórias retornaram para Chidi, e como “The Good Place” nos apresentou isso. É um estalar de dedos do Michael, enquanto todos assistem e Jason derruba a sua bebida duvidosa, e esse segundo, do estalar de dedos, dura o episódio inteiro, enquanto vemos tudo rapidamente retornando para Chidi. Todas suas vidas. Sua primeira vida na Terra, seu eu de 8 anos que fez uma palestra para os pais para impedi-los de se separarem, sua eterna busca por respostas a qualquer problema, as pessoas ao seu redor se afastando – namoradas, amigos, até o momento de sua morte, de sua primeira morte. “Everything is fine!” Então, vemos a sua primeira chegada ao “Good Place”, e o que seria a primeira temporada dessa série, até que Eleanor descobrisse que eles estavam, na verdade, no Bad Place, e Michael os reiniciasse.
Tudo o que veio depois. As várias versões da história, as várias “almas gêmeas” que Chidi conheceu, mas sempre ele acabava retornando para Eleanor, e sempre era MARAVILHOSO. E o legal de esse pós-vida ter mais de 800 reboots é que a série sempre pode nos apresentar algo novo, algo que não vimos, como se sempre tivesse acontecido. Porque, de algum modo, aconteceu. E eu amo as cenas de Chidi e Eleanor, amo vê-los se apaixonando, amei aquela noite de jogos organizada por Tahani, onde eles voltam a se aproximar em algum reboot não numerado. E assim seguimos, por vários e vários momentos, recebendo informações novas, revisitando brevemente momentos emocionantes, como aquele beijo que fez Eleanor lembrar quem ela era e salvou o Vácuo da Janet e, basicamente, todo o Universo… tudo, até a última vez.
Quando Chidi se sacrificou…
E aqui, vemos uma sequência que não tínhamos visto antes. Uma conversa de Chidi e Michael na qual percebemos que ele finalmente entendeu que não existe uma resposta para tudo – e que ele deve parar de buscá-la. Parece tarde demais, talvez, mas ele deixa um recado com Janet, para ela lhe devolver um dia, e então tem suas memórias apagadas. Agora, quando retorna, despertado por Michael e com suas memórias de volta, todos esses 3.000 anos (é isso?) de conhecimento e amadurecimento também retornam para ele… e é como se estivéssemos olhando para um novo Chidi, 3000% melhor. Um Chidi que entende que não há resposta, um Chidi romântico que pede a Janet que lhe entregue de volta o bilhete, mesmo que já saiba o que está escrito ali: “Não existem ‘respostas’. Mas Eleanor é a resposta”. Um Chidi pronto para salvar o mundo.
EMOCIONANTE! <3

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários