REBELDE, Terceira Temporada – Roberta descobre que Martín Reverte é seu pai!



“Não quero! Não quero que seja meu pai! Vai embora!”
COMO EU ESTAVA ESPERANDO POR ISSO! E foram cenas fortes, bonitas e emocionantes! Na segunda temporada de Rebelde, Martín Reverte, um homem que salvou a vida de Alma Rey muitos anos atrás, quando ela estava pensando em se matar, e passou com ela uma noite de amor, descobre que a filha de Alma Rey, Roberta, é muito parecida com sua própria mãe – e então mata a charada de que ela só pode ser sua filha! Assim, ele se aproxima da garota ao aparecer no Elite Way School, onde entra para lecionar como “Otávio” Reverte, com um descarado currículo falso e tudo… mas acontece que Martín Reverte é um homem BOM, que faz bem para Roberta e para os alunos, e a variedade de cenas legais com ele é apaixonante! Mais de uma vez ele consolou e abraçou Roberta, como se espera de um bom pai.
E ele não teve culpa de “abandoná-la”, ele nunca soube que Alma estava grávida!
De todo modo, quando isso explode, as coisas não são lá tão simples… Roberta está, há algum tempo, sabendo que Reverte e Alma Rey escondem um segredo, tentando conseguir a informação do que se trata, mas as coisas começam a se encaixar quando o Sr. Pardo vai até a escola e diz para Roberta que ele se casou de novo, e quer ter filhos – mas então descobriu que é ESTÉRIL. E mais: sempre foi. Assim, ele conclui que Alma Rey já estava grávida de outro quando se casou com ele, e o mundo de Roberta CAI. Ela chora, em uma dor profunda, com a cabeça confusa, porque por mais que ela detestasse o velho, é muito estranho saber que a sua vida toda foi uma mentira, e que a mãe, em quem ela tanto confia, lhe mentiu tanto nesse tempo todo! “A única coisa que sei é que todos os adultos são uma porcaria”, é o que ela diz ao descobrir.
Sofro ao lado de Roberta, e gosto muito de como as cenas a colocam perto de Diego quando o seu mundo se despedaça… ele é a primeira pessoa que a encontra quando ela está triste e chorando. E ela pede para fazer uma coisa, que ele autoriza, e então o abraça. AQUELES DOIS ABRAÇADOS FOI ABSOLUTAMENTE LINDO. Ele estava ali por ela. E quando ela lhe perguntou “se ele não ia perguntar nada”, ele respondeu que não, porque “só queria que ela ficasse bem”. A cena acaba depressa, para passar do fofo ao explosivo – Alma Rey aparece, e então Roberta explode: “O CARA É ESTÉRIL, MAMÃE! […] SE TIVESSE SIDO POR ELE, EU NÃO ESTARIA AQUI! EU NÃO TERIA NASCIDO!” Acredito que seja natural a reação de Roberta, de revolta, porque Alma Rey mentiu para ela… mesmo que Alma diga que ela mesma só descobriu isso recentemente, quando seu pai de verdade apareceu.
Roberta diz que a defendeu toda a vida, sempre acreditou nela, e ela a enganou. E que isso não continue, então ela pergunta “Quem é?” repetidamente, para saber quem é seu pai que surgiu agora… e o Reverte aparece: “Sou eu, Roberta”. AQUILO EM ARREPIOU TODO! Eu gosto MUITO do Reverte, essa é a verdade… e a Roberta vai acabar se dando conta de que ela também. Ele é um bom homem e não tem culpa de nada. E não ter contado antes foi por causa de Alma, porque a respeitou. A cena foi forte e bem feita, quando Roberta se vira para ele e o vê, e ele está visivelmente emocionado. Não que vamos ter um grande abraço familiar e feliz, claro… é REBELDE. Roberta grita “Não quero! Não quero que seja meu pai! Vai embora!”, enquanto joga coisas em Reverte, embora ele só queira conversar com ela… explicar.
As cenas trazem falas bastante fortes, para expressar a revolta total de Roberta. Falas como “Que ela morra! Se não quer sofrer que ela morra!” e “Tomara que a próxima vez que eu te veja seja no seu velório”, o que é triste, e algo de que certamente Roberta se arrependerá de ter dito – dizer que queria ter sido órfã como a Josy, porque isso teria sido melhor. Mas ela está furiosa em descobrir a mentira… a novela expressa bem o seu sofrimento todo… ela chora muito, e todo esse choro realmente nos comove e nos marca. Tudo é muito real e muito forte, nós sentimos tudo ao lado de Roberta, e infelizmente também dói em cada um de nós! E ela tem uma fala poderosa que diz:

“O mundo não é nada como falam. Essa casinha de boneca com uma família que demonstra tudo que se quer: isso só existe nas brincadeiras. Na vida real, a família é um grupo de desconhecidos que só pensam em sobreviver. Quando não é possível mais acreditar nos próprios pais, o que sobra? Tudo uma grande mentira, e eu não quero ser parte disso! Agora eu vou fazer tudo o que eu quiser… vou fazer tudo o que me disseram pra não fazer! Desde aquele dia… Alma não existe mais pra mim, e esse cara que dizem que é meu pai, já mandei ir embora daqui. Mas não quis… por isso tenho que ver ele todos os dias no meu colégio! Mas logo logo ele vai se dar conta que a decisão que tomou é a pior de toda a vida dele!”

Enquanto isso, ela se lembra de bons momentos com Reverte. Se lembra também das mentiras que ele e a mãe tentaram encobrir. As memórias todas, boas e ruins, todas machucam. Talvez as boas mais que as ruins. E num ato de revolta, ela quase corta todo o cabelo, mas Diego chega e a impede a tempo, abraçando-a, enquanto ela novamente desaba, chorando, deixando tudo sair… é um momento em que ela está precisando TANTO dele! E ele está lá, para ouvi-la dizer “A minha vida é uma porcaria, Diego. […] Eu me olho no espelho e sinto ódio pelo que vejo, pelo que sou”, coisas que ele precisa tirar da cabeça dela, sendo fofo e dizendo que isso tudo é mentira, e que ele não quer nunca mais ouvi-la dizer isso. Ela é única e é maravilhosa… ela não está disposta a receber isso ainda, mas é bom tê-lo ali para dizer isso a ela.
Surpreendentemente, ou nem tanto, Roberta também tem Mia Colucci. Mia está sofrendo por Miguel, com toda a traição com a Sabrina exposta, mas o momento em que Roberta, completamente devastada por ela mesma, a encontra chorando, as duas compartilham um momento especial. Porque Roberta também se abre, e as duas, ambas mal, estão ali uma pela outra. Mia tenta lhe dizer que, pelo menos, ela nunca via o Pardo mesmo, e o Professor Reverte é “gente boa”. As duas dividem forças, e nessa hora eu pude ver o QUANTO elas são amigas DE VERDADE, porque se importam uma com a outra, apesar de todas as brigas… é a maneira delas de mostrar que se gostam. Mas nesse momento, estavam ali, uma fazendo a outra rir com idiotices, e isso era tudo o que elas precisavam naquele momento.
Além de um abraço, que elas também compartilharam.
E isso me EMOCIONOU! <3

Para mais postagens de Rebelde, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários