Continuum 4x01 – Lost Hours


Como eu senti e como eu vou sentir falta dessa série! <3
Foi muito bom estar de volta ao mundo de Continuum… quando a série estreou, em 2012, ela me chamou a atenção por causa de toda a questão de viagem no tempo – e então ela cresceu muito bem em uma narrativa precisa e complexa que soube explorar algumas possibilidades, que pôde dar um gostinho de ficção científica semanal. E agora, infelizmente, já está chegando ao fim. A estréia da quarta temporada começa de maneira chocante! You’ve been sleeping for three years. Welcome back, Kiera” – Kiera em 2080, reencontrando seu filho, Sam, depois de todas essas temporadas… e a minha confusão momentânea não me deixou ter qualquer tipo de opinião, mas então as coisas fizeram sentido: o CMR dela entra em simulação em casos graves de danos cerebrais; e depois dos eventos do último Season Finale, ela entrou nessa simulação na qual tinha voltado para casa, passado três anos dormindo, em coma, e finalmente voltou para o seu filho…
Talvez a temporada tenha uma proposta Philip K. Dick, entre o que é real e o que não é.
Embora eu ache que não seja essa, exatamente, a proposta da temporada. Afinal, tudo foi ficando muito evidente quando o Alec velho se misturou ao Alec novo, lá em 2080, e isso quebrou toda aquela realidade projetada pelo CMR de Kiera, trazendo-a de volta a 2015, onde sua missão foi finalmente concluída: ela impediu a Liber8, e impediu o Alec de criar qualquer futuro destrutível como daquele que ela veio. Só lhe restou os sentimentos, a saudade. Mas quando ela pede a ajuda de Alec, tudo o que eu conseguia pensar era: mas ela acabou de dizer que impediu o seu futuro de existir… como ela vai voltar para ele? Então recaímos naquela mesma questão das temporadas passadas: mesmo que Kiera, teoricamente, consiga sua passagem de volta para 2080… será que aquele seria um futuro como aquele que ela deixou para trás?
Parece-me que a trama da quarta temporada está bem delineada através desse primeiro episódio: depois do ano com dois Alecs, que foi uma ótima temporada, temos o fato de que o Kellog conseguiu chegar ao comando da Piron, o que é preocupante e o coloca em posição de criar o futuro do qual Brad e os Sentinelas de Kellog vieram. Mas nada que Alec e Kiera não possam contornar – também com a ajuda de Brad, que apareceu brevemente nesse episódio, mas deve ter um papel importante trabalhando como infiltrado deles nos planos de Kellog –, e o primeiro episódio foca em tirar do poder de Kellog algumas informações e pesquisas cruciais da empresa, que tanto distraem ele do real plano de Alec, como também permite ao nosso gênio de computador favorito (e mais magro nesse ano) tentar descobrir uma maneira de mandar Kiera de volta para casa. Certo?
É sério mesmo que essa série MARAVILHOSA precisa acabar em seis episódios?
Vamos ver o que veremos nos próximos cinco episódio que terminam a história de Kiera. Eu estou naquela época completamente perdida, em que não sei o que esperar. Acho que a temporada vai focar bastante na Kiera e no Alec, trabalhando juntos novamente (oh, nostalgia!), mas também um quê de Liber8, que continua por aí, quando todos eles estão contra Kellog, tentando reaver a empresa e mandar Kiera de volta para casa… mas sinceramente, eu não consigo imaginar Kiera retornando para 2077 ou 2080, afinal as coisas por lá devem estar absurdamente diferentes. A não ser que trabalhemos com linhas temporais paralelas, afinal, se ela mudou tanto assim o passado, ela pode até ter comprometido sua própria existência. O que cairia em paradoxos temporais e tudo o mais, e não acho que a série esteja pensando em trabalhar com isso… mas será que Kiera vai embora? E como? Enquanto isso, Kellog recebe uma mensagem de Obi-Wan Kenobi Kellog-do-Futuro.
Aguardando o resto da temporada!

Para mais postagens de Continuum, clique aqui.


Comentários