Tudo por um PopStar, o Musical


Surpreendente.
Me apaixonei. Me apaixonei verdadeiramente. Quem viu minha postagem alguns minutos antes de sair para o teatro deve ter notado a minha precaução nas emoções, para não esperar demais. E eu, morrendo de vergonha, confesso que foi assim ainda que eu cheguei no teatro: receoso. O que para mim pareceu uma tentativa de emocionar o público logo de cara conseguiu me arrancar sorrisos, e antes mesmo que a primeira cena chegasse ao fim eu já estava fisgado. Sorrindo e aplaudindo. Os gritos (não te enganarei, eles vieram) eu reservei mais para o final.
É encantador, fascinante! Tudo por um PopStar é uma divertidíssima adaptação musical do livro de Thalita Rebouças – não sou conhecedor do trabalho da autora, só sei que seu forte são esses livros juvenis, o que às vezes me faz associá-la à uma Meg Cabot brasileira. E nesse momento fãs de Meg Cabot no mundo todo estão me jogando pedra. Ou os fãs de Thalita Rebouças. Apaixonado por Cabot e sem conhecer Rebouças, eu vou deixar o meu comentário por aqui, tire as conclusões que quiser.
O musical conta a história de Manu, Gabi e Ritinha, três amigas adolescentes simplesmente apaixonadas por uma boy band, os Slavabody Disco Disco Boys, que acabam de anunciar que virão ao Brasil para fazer um show! Você pode imaginar a loucura delas, e isso é um reflexo muito perfeito de coisas que vemos na realidade. Eu só conseguia pensar na minha prima no show do One Direction no ano que vem… ah, e eles cantaram umas músicas de One Direction, acho que isso colaborou bastante na associação. E quanto ao nome deles… ÓTIMO! Parece muito estranho ler esse Slavabody Disco Disco Boys, mas depois de assistir, você saberá o quão divertido é! Você fala no mesmo ritmo das meninas no palco, você vê o logo na sua cabeça, você vê os refletores em você.
Porque isso acontecia.
E então elas farão o possível e o impossível para poderem ir ao Rio de Janeiro, o que envolve implorar para os pais, fazer cara de cachorrinho abandonado, e pedir ajuda a uma prima bastante louca. Babete é um dos melhores destaques de Tudo por um PopStar, mas eu falarei de todo o elenco mais tarde. E mesmo no Rio de Janeiro as aventuras não param nunca, enquanto um milhão de coisas parece impedi-las de realizar seu sonho, mas jamais desanimá-las ou separá-las. É uma bonita e emocionante história de amizade no fim, muito mais do que a fama ou amor pelo ídolo, mas sim o amor que Manu, Ritinha e Gabi apresentam uma com a outra. Eu me emocionei de verdade.
A trilha sonora é perfeita. Com uma variação muito grande que vai de Beatles a One Direction e o já clássico das boy bands: Backstreet Boys. As músicas são contagiantes, os atores são carismáticos, e a história nos cativa. O cenário bastante simples, mas bonito divide lugar com figurinos cabíveis aos personagens, e um pouco de projeção de cenas já gravadas. E muita, mas muita interação com a plateia. E olha que eu já vi vários musicais com interação com a plateia, hein!
Eu acho que é essa interação que faz a diferença. Os atores já começam vindo do fundo do teatro, e se você parar para pensar, metade das cenas não acontecem nos palcos, mas sim no meio de todos nós. Quer dizer, isso é incrível! Faz você se sentir parte daquilo, junto às meninas, e faz você ficar procurando onde a cena está acontecendo daquela vez. Fora as inevitáveis conversas, e aquele ser da plateia que é escolhido para ser citado do começo ao fim – Gustavo dessa vez!
Na parte mais física do teatro, é uma instalação bem pequena, com minha visão periférica eu podia ver as paredes dos dois lados. O palco diminuto tinha um terço ocupado pela orquestra, mas eu não tinha me dado conta de que isso significava tanta cena FORA do palco. E o público é, em sua grande maioria, muito jovem. Não importa, a peça consegue conversar com a gente, não importa a idade, e me senti um adolescente histérico novamente quando no teatro. Apaixonante, eu recomendo a peça a todos que puderem ver! Está em cartaz no Teatro Folha, em São Paulo, a preços bem acessíveis, de sexta a domingo. Não perca…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários