Como será a regeneração do Eleventh?


Cheia de lágrimas. Minhas.
Vocês já sabem o quanto eu estou sofrendo com a saída de Matt Smith de Doctor Who, afinal o amo como o Doctor e acho que ele faz um trabalho brilhante, mas vocês também já notaram o quão ansioso estou para a entrada de Peter Capaldi. Ele será um Doctor totalmente diferente, talvez o oposto que Matt foi – passaremos agora da alma velha em corpo jovem para a alma jovem em corpo velho, ou algo assim. Não fica tão bonito em português, na verdade!
Essa é a dinâmica da série. Quando é anunciado que um Doctor deixará o programa parece um elo de anos sendo quebrado – afinal aquele rosto foi nosso Doctor por várias e várias temporadas e vivemos com ele, mas mesmo antes da regeneração já começamos a nos acostumar. Os últimos momentos de um Doctor são envoltos em lágrimas e os primeiros do próximo são envoltos em suspeita – o processo de se acostumar a um novo Doctor não é tão rápido assim. Geralmente não odiamos um novo ator, mas ficamos com um pé atrás meio que em luto pela partida do anterior…
Até que ele se torna um Doctor genial.
Mas a regeneração em si é uma experiência difícil, ao Doctor e certamente aos fãs. E nessa semana Moffat (escritor totalmente sem coração de Doctor Who) soltou um comentário como esse: 11º Doctor achará a regeneração “assustadora” (11th Doctor will find regeneration “frightening”) – e eu tiro duas coisas dessa afirmação. Primeiro, que será um momento de muita emoção e sofrimento profundo, afinal só de ler e ver uma foto do Matt ao lado eu já fico todo emotivo. Segundo, que a cena certamente será forte e uma boa despedida do Décimo Primeiro. Embora eu não queira que suas últimas palavras sejam tristes e/ou de sofrimento, não é a última impressão que quero ter do Matt…
A fatídica cena da regeneração acontecerá no Especial de Natal desse ano (que pode ser chamado de “The Twelfth Night”), e Moffat falou sobre como o Doctor lidará com “os horrores da regeneração”: “One of the horrors of regeneration is that a certain amount of his persona alters entirely” (“Um dos horrores da regeneração é que certa parte de sua personalidade muda completamente”). E isso não parece exagerado? Não está me parecendo uma simples regeneração, não um simples adeus de um ator querido que deixa o papel… parece algo tão grande, tão forte.
E acho mesmo que Matt à Peter vai ser difícil.
A mudança é bem grande.
“His appetites and his enthusiasm will change. And that’s sort of what I’m writing about now in Matt’s last episode, the fact that he’s terrible aware that he’s about to be rewritten. And it’s frightening” (“Seu apetite e entusiasmo vão mudar. E meio o que eu estou escrevendo agora no ultimo episódio do Matt, o fato de ele estar terrivelmente consciente de que está prestes a ser reescrito. E isso é assustador”) – é dessa maneira que Peter Capaldi entra com a promessa de ser um Doctor bastante difícil no início (não são palavras minhas), mas Moffat já chegou a comentar que ele será um cara difícil e que os fãs agradecerão por termos Clara nessa etapa…
Acredito que sim, mas será fascinante ver uma nova versão do Doctor. Ainda não se sabe tão bem como será sua personalidade, mas parece que ele será um cara difícil de lidar no começo, bem como vários Doctors clássicos foram, ainda mais depois de termos John Hurt no Especial de 50 Anos, de vermos a Time War… ele não poderá ser a coisa mais fácil do mundo mesmo. Mas de certa maneira também há a promessa de que Peter trará uma alma jovem para o Doctor… certamente será um personagem em construção durante toda a oitava temporada, ainda incerto de que rumos tomará até o fim desta.
Só eu estou ansioso pelo figurino?
O Especial de Natal em que a troca ocorrerá começa a ser filmada nesse domingo, dia 08 de Setembro, e não se preocupem: Matt Smith estará usando uma peruca para o papel! Espero não notar a diferença… quanto aos episódios da próxima temporada eles começam a ser filmados apenas em Janeiro de 2014, para estrear no outono do próximo ano (por lá), o que deve ser lá por setembro ou outubro… sim, ainda temos um longuíssimo ano de maratonas pela frente para agüentarmos essa espera! Ansiosos para os episódios restantes desse ano?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários