[MdS] Review do CD Chiquititas


Bem, nostálgico.
É claro, não é? Esses dias, andando pelo shopping, eu vi o CD à venda, e embora fosse muito tentador, não o comprei… mas cheguei em casa e fui ver se ele já estava disponível no rdio.com (e ESTÁ!) e então resolvi comentar… é uma maravilha. Embora eu pule algumas músicas para ouvir aquelas que trazem mais recordações gostosas, e embora algumas delas eu ainda prefira a original, é um CD que eu vou escutar bastante repleto de sentimento. E, na verdade, dessa vez as Chiquititas cantam de verdade. Sim, elas não cantavam em 1997.
É uma sensação nostálgica deliciosa, e muitas das crianças apresentam vozes bem legais – embora aquelas antigas estejam tão gravadas na minha mente que elas ainda parecem melhores; no entanto, essa diferença se nota mais nos solos, mas em temas juntos como Remexe estão tão bom quanto as originais, se não melhores – não vem com o sentimento daquela época, mas tão boas quanto, sim! Os números em grupo nos deixam totalmente satisfeitos, a diferença está, por exemplo, em Mentirinhas
Mas há poucas diferenças.
Primeiro, a capa. Acho que a capa ficou mais infantil, bem colorida, e diferentemente da primeira versão já trouxe os meninos junto às meninas (uniforme feio para eles, huh?). Mas como eles estão fazendo pose para a foto, eu gostava mais do sentimento de união e felicidade das Chiquititas em vestidos verde, com a Carolina ali com elas, tão querida só de olhar para o rosto dela. Faltou isso. Mas agora o CD está sendo vendido com um encarte de 26 adesivos ou algo assim, as crianças vão ficar bem contentes. Na minha época, em 1997, eu comprei só uma fita…
E se antes sempre foi 10 músicas, dessa vez são 18. O que me pareceu assustador. São várias músicas já conhecidas e amadas nossas, algumas originais (não é a mesma coisa) e umas versões. É uma mistura bem interessante, e o CD muda de estilo assustadoramente ao ouvi-lo. Como a transição de Mentirinhas para Quero te Encontrar, mas acho que foi bem inteligente. Mas as minhas favoritas e que me fazem melhor são aquelas que são regravações das versões originais a partir de 1997, inevitável… até os comentários como “Você quer?” em Tudo Tudo Tudo ou “Fui eu que disse!” em Berlinda ficaram iguaizinhas às nossas Chiquititas.
O problema: misturaram coisas. Não consigo entender porque músicas do primeiro disco foram excluídas enquanto as temporadas foram bagunçadas. É claro que é uma nova novela, apenas uma versão, mas não me parece correto colocar Mentirinhas e Coração com Buraquinhos na mesma temporada! Misturar temporadas e histórias macula a imagem que temos de Chiquititas, além de que isso parece não fazer sentido! São pessoas diferentes que cantam, são outras histórias, mas as duas músicas, no exemplo, são de meninas que sofrem, são músicas tristes e emocionantes… é meio que apagar o brilho de ambas colorem-nas juntas.
Prefiro Mentirinhas.
Desse modo, enquanto Te Encontrei (era tão linda!), Era Uma Vez e Por que, Deus? ficaram de fora, Chefe Chico (da segunda temporada) e Coração com Buraquinhos (também da segunda temporada) vieram adiantadas!
Podemos dividir as músicas em categorias. Das versões, eu devo dizer que gostei bastante de Grava Essa Idéia, que é provavelmente a minha favorita das novas. Quero te Encontrar, embora seja uma música de que gosto, não parece combinar com Chiquititas. Agora… Palco… me desculpem fãs de Gilberto Gil, mas essa versão ficou tão assustadora e sem sentido que eu juro que tirei os fones de ouvido. Uma música que escutei uma vez para escrever aqui, mas nunca mais ouvi depois daquela única vez. E realmente não pretendo voltar a ela.
Das originais novas, Todo Mundo Chique já me conquistou. No começo me pareceu estranho, mas combina tanto com esse novo uniforme “estiloso”, com o estilo atual das Chiquititas, e ainda houve a brincadeira de Chique à Chiquititas, coisa que a original argentina gostava muito de fazer o tempo todo, então me conquistou! Te Gosto Tanto ficou tão fofa que eu gostei muito também! Amigas é ótima e é a cara das meninas, e não é aquela versão da Mili da segunda temporada original.
Abraça o Mundo ficou LINDA! Gente, Giovanna Grigio ainda não me convence como Mili, e provavelmente ela nunca o fará, mas eu amei sua voz para música, e o ritmo e a letra dessa música em especial é realmente muito bonita. Encantadora. Sempre Juntos foi uma das melhores idéias desse novo CD! É a última para finalizar, e ficou bem infantil, me trouxe recordações que nem existem, me lembrou um pouco o estilo Balão Mágico/Trem da Alegria. Gostei da letra, das vozes em coro, do estilo, ficou encantadora, amei… isso devia existir desde sempre.
E Da Água pro Vinho? LINDA! Linda demais. Mesmo.
Já as músicas já conhecidas, oh…
Eu gosto bastante das cantadas em grupo, como Remexe – que já até comentei no blog –, Berlinda – gente, eu escutei essa música e fiquei todo nostálgico, acho que não lembrava do quanto gostava dela! –, Sinais – que é uma das mais clássicas e é tão fofa! –, Chefe Chico – adiantada, mas ok, eu gosto dessa música, que não faz lá tanto sentido (o clipe de 1998 fazia menos ainda!), mas que é legal –, Tudo, Tudo – que é uma das melhores músicas, e é sempre um bom momento das Chiquititas – e Até Dez – que em 1997 (e nos anos seguintes) sempre foi minha FAVORITA da primeira temporada; nem sei porque a amo TANTO, mas eu amo!
Mas Chiquititas também sempre foi mestre em músicas bastante tristes e emocionantes, com letras fortes que nos fazem pensar bastante quando paramos para analisá-las. É o caso de Coração com Buraquinhos por exemplo, que me parece que teve personagens trocados dessa vez (Maria ainda não existe), mas que tem uma letra bem bonita, lenta, com um refrão diferente que meio que alivia, não chega a ser tão forte quanto outras… mas só curiosidade: Sara, sara coração com buraquinhos me pareceu tão estranho que eu tive que ir ver o clipe original… tá certo, mas é que nos últimos anos eu me acostumei com Cura cura coração com buraquinhos da versão portuguesa.
Enfim.
Olhe para Igual aos Demais! É o tema da Pata, e é uma música extremamente forte e triste… Eu quero ser igual e nada mais, poder pedir presentes no Natal. […] Realizar os meus sonhos, conhecer os reis magos. E eu amo o refrão que é cantado de maneira mais forte com aquele coro que parece tão distante… a Pata transmite toda sua emoção através das notas melancólicas, é uma ótima música.
E por fim, minha FAVORITA EVER Mentirinhas. Gente, fala sério se não é uma música exageradamente triste para uma criança, mas ao mesmo tempo tão real? Com a temática de Chiquititas, uma música dessas é essencial, e é tão forte ver justamente uma das meninas mais novas e mais animadas cantar uma música triste desse nível. A letra é incrível, mas de partir o coração. Mili que canta todas as estrofes com coisas como “Sua mamãe foi uma rainha” ou “Seu pai foi tão bonzinho”, enquanto chorando Tati entra para o refrão tão marcante dizendo “Não me diga mentirinhas, dói demais. Eu já sei que estou sozinha sem meus pais. Eles foram pra bem longe, esqueceram que nasci. Me deixaram sem carinho por aqui”.
Pronto, lágrimas se juntaram.
Como vocês viram, Chiquititas é muito importante para mim! E acredito que para toda minha geração que foi criança na década de 1990 e pôde ver essa novela, cantar essas músicas e se emocionar com essas letras… embora as letras mais fortes tenham nos atingido apenas mais tarde, eu me lembro mais ou menos da época em que isso aconteceu. O CD desse ano está aprovado, e está incrível! Com todo estilo possível, temos músicas clássicas, versões e músicas originais, todas capazes de nos divertir ou então nos emocionar ou trazer ótimas recordações… não perca!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários