Divergente – Uma escolha pode te transformar


Nesta versão futurista da cidade de Chicago, a sociedade se divide em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude – a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Franqueza e a Erudição. Aos dezesseis anos, numa grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas. Para Beatrice, a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é – não pode ter os dois. Então, faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma.

Um bom livro. Totalmente diferente do que eu imaginava. Divergente se passa nesse futuro distópico no qual a sociedade está dividida nessas cinco facções, e elas determinam exatamente o que você deve fazer ou como deve ser – para evitar guerras e promover a paz entre as pessoas, cada uma das facções foi construída segundo princípios que acreditavam ser essenciais para o bem, mas isso com o tempo se transformou. As pessoas acabaram abrindo mão de todas as outras virtudes no apego à virtude pregada por sua facção, e as próprias facções começaram a se deteriorar, com ensinamentos e práticas questionáveis – o mal natural do ser humano adentra as facções, que também criam uma rivalidade incomensurável de puro ódio.
Beatrice, chamada o livro inteiro de Tris, tendo mudado seu nome ao chegar à sua nova facção, é uma transferida. Depois de uma belíssima Cerimônia de Escolha, ela sai da Abnegação para a Audácia, onde enfrenta uma competitiva e perigosa iniciação. O livro meio que se divide então nos três estágios do treinamento, onde conhecemos melhor Tris, os amigos que estão em volta dela, ainda meio incerto em quem se pode confiar e em quem não se pode. E não se apegue muito a eles, eles podem morrer a qualquer momento. E o típico romance adolescente que Veronica Roth não consegue conduzir com a maestria e realidade que Suzanne Collins conseguia…
Se você me perguntar, eu diria que os personagens me parecem meio superficiais com essa história de facção. Sendo da Audácia, não pode apresentar traços de nenhuma outra facção, porque isso seria estranho demais – é dessa maneira que, pelo menos, é interessante ver como Tris e outros membros são ou influenciados pela facção na qual nasceram antes de se transferirem, ou então tendo impulsos que não pertencem realmente à facção a qual pertencem no momento. Como Quatro… tentar entender esses personagens é interessante. E isso tudo também está envolvido com o grande segredo que Tris guarda, anunciado por Tori na hora do seu teste de aptidão: ela é uma Divergente.
O livro também traz uma série de pequenos mistérios, que infelizmente são resolvidos bastante depressa. Como o passado de Quatro no capítulo de sua Paisagem do Medo e o passado da mãe de Tris no capítulo do Dia da Visita. Eu digo infelizmente porque são coisas que a autora não consegue ainda fazer sutilmente, nos deixando pensando e encucados a respeito disso. Veronica Roth começa a colocar as dicas que nos levam a acreditar em alguma coisa, mas muito rapidamente já temos certeza absoluta de que resolvemos o mistério sozinhos, e em pouquíssimas páginas temos a confirmação de nossas suspeitas. Não temos o tempo de amadurecer nossas teorias e questioná-las.
Faltou brutalidade e veracidade na narrativa. Infelizmente as comparações injustas com Jogos Vorazes são inevitáveis – acho que os dois são livros bastante distintos, e a semelhança morre no fato de se passarem em um futuro distópico no qual duas adolescentes protagonistas precisam enfrentar um mundo hostil para sobreviver. Eu devo confessar que prefiro incrivelmente Jogos Vorazes, me desculpem. Acho que em Divergente o que faltou foi a sensibilidade e crueldade de Collins na narrativa de sua saga – enquanto lá tudo era rápido, grande e parecia real e perturbador, aqui mesmo as cenas mais brutais não pareciam tão brutais assim, beirando a artificialidade. É um ótimo livro, mas se cometermos o erro de compará-lo a Jogos Vorazes, perceberemos como ele é ineficaz em nos fazer importar-nos de fato com os protagonistas – não sofremos com eles tanto quanto sofremos lá.
E Jogos Vorazes é bem mais político.
Mas a mensagem de Divergente também é bem interessante. Eu gosto bastante da proposta desse lugar dividido em Cinco Facções, embora para mim apenas duas delas façam sentido. Estando no lugar de Tris e tendo que escolher, minha escolha provavelmente ficaria entre Abnegação e Erudição – sim, justamente as duas grandes rivais e que se odeiam. E eu também tenho consciência que a abnegação não é a minha cara, e eu não gosto de estudar o suficiente para ser da Erudição, mas… Amizade e Franqueza foram pouco exploradas e não me parecem convidativas. E mesmo a Audácia com quem passamos o livro todo não me parece uma escolha sábia ou viável… não nos moldes em que a vemos no livro pelo menos, embora ache que pular de prédios, trens em movimento e coisas assim não sejam minha cara. Ever. Fico mesmo entre Abnegação e Erudição, as que para mim possuem as propostas mais inteligentes e verdadeiras, dignas de um mundo melhor…
Claro que também acredito que a solução para os problemas do mundo não estão realmente em dividir-se em Facções e agir de acordo com suas filosofias. Talvez o segredo seja ser Divergente. E correr perigo de vida perseguido pelos líderes das facções, mas enfim… o livro traz essa nomenclatura dos Divergentes, e ainda fala como se eles tivessem “nascido diferentes” ou algo assim, para mim eles não passam de pessoas que não acreditam que apenas uma virtude deva ser valorizada em detrimento das demais, e que não são facilmente controláveis. E se você parar e pensar, foi uma crítica interessante, afinal o número de “Divergentes” na nossa sociedade atual já é bem baixa…
Crítica à alienação BELÍSSIMA!
Para mim, o livro foi bem mais linear e previsível do que eu esperava. O começo que foi mudando mais depressa e me surpreendendo, mas no momento em que chegamos a Audácia, ficamos praticamente até o fim do livro na iniciação de Tris, até a guerra do clímax, que nem foi uma guerra de verdade. Esperava mais ação, movimento… embora sim, a iniciação da Audácia seja interessante. Não a parte das lutas, que eu achei brutal desnecessariamente, mas as simulações e as Paisagens do Medo foram ótimas…
Eu gostei bastante dessas histórias das simulações, e isso foi utilizado continuamente durante toda a narrativa, fosse no Teste de Aptidão, ou nos dois estágios da Iniciação, ou em grande escala no grande clímax do filme – até cheguei a sonhar com isso algumas noites, e foram sonhos bem complexos e interessantes. Mas no fim, a autora leva isso ao extremo, e vendo do ponto de vista externo de um Divergente, me pareceu uma coisa bem apocalipse zumbi, e acho que é o tipo de cena que podemos esperar ver no filme… um bando de zumbis que ainda não me parecem convincentes como uma cena de ação para o final de um grande filme.
No entanto, nesse clímax de Veronica Roth, a força está na intensidade da narração. A narrativa aqui não distoa do restante do livro, mas há uma grande quantidade de crueldade. Como a maneira como Tris enfrenta Will, ou as últimas vezes em que ela vê a mãe e o pai – se foram cenas fortes para ler (embora não ache que o livro nos tenha dado o tempo necessário para digerir essas informações, o que o deixou com um aspecto superficial e não tão emotivo), acredito que será forte ver isso na adaptação cinematográfica. E só eu achei que essa transformação toda de Tobias para o final foi um tanto como o “seqüestro” de Peeta em A Esperança? Mesmo que lá tenha sido infinitamente melhor, mais cruel e horrível e doloroso de ler cada cena… mas ok.
Assim que o livro começou, achei também que nomear um dos protagonistas de “Quatro” me faria lembrar-me de Os Legados de Lórien o livro todo. Me fez. Mas não sei se foi uma piada, uma homenagem, uma referência, ou uma impossível coincidência (David, please?), mas querer chamar Tris de Seis – “Aí todos poderão chamar você de Seis. Quatro e Seis” – já foi demais para a minha cabeça. Ou uma referência, ou um plágio.
Só fui entender a capa de Divergente com Tori, na cena da tatuagem de Tris, e foi com as tatuagens de Quatro naquela cena sexy que eu inferi que Insurgente seria sobre a Amizade. A Amizade se encaixa no final do livro, como um refúgio, e o livro acaba em movimento, deixando um cliffhanger gigantesco, bem sem final. Sem grandes explicações, sabendo que temos que continuar, com uma idéia de onde vamos, mas sem saber como iremos lá, e o que acontecerá uma vez que a história atinja aquele ponto. Um final interessante e instigante, me deixou bem curioso para voltar e ler Insurgente. Provavelmente fica apenas para as próximas férias, mas certamente o lerei. Por enquanto, livro recomendado. Filme ano que vem!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários