Chico Bento Moço: Um Novo Começo


Amei a primeira edição!
Chico Bento finalmente também cresceu, e vamos combinar? Ficou lindo! Talvez seja a experiência que Maurício de Souza adquiriu nesses anos todos desenhando a Turma da Mônica Jovem, mas ele fez um trabalho incrível desenhando os personagens do Universo do Chico Bento, especialmente o protagonista… é um tanto diferente da TMJ, como deveria ser, e eu achei apaixonante… tem o espírito do Chico de sempre, tem as histórias cabíveis, e faz com que nos identifiquemos.
Nessa primeira edição, Um novo começo, Chico está se preparando para deixar o interior e ir para Nova Esperança, onde estudará Agronomia e morará em uma república junto com o “Primo da Cidade” ou o primo Zeca. É uma sequência de informações sobre o que cada um dos personagens querem fazer da vida, as provas de vestibular, as despedidas e a partida para a cidade grande. Tudo realizado de maneira terna e convincente, Chico Bento não perdeu sua inocência e sua capacidade de cativar-nos.
Bem, em partes.
Afinal, como eu disse, colocaram o Chico Bento para ser o mais bonito dos meninos, mesmo quando juntamos a Turma da Mônica Jovem. Ele ficou encantador com esse cabelo grande, esses olhos, a boca e os dentes… e como se não bastasse, e aqui eu questiono a “inocência” dessa edição, colocaram uma cena com o Zé Lelé em que eles pulam no ribeirão e o Chico tira a camisa… bem, vocês me entendem se eu só colocar essa imagem aí do lado, né? Apesar de que a Rosinha toda envergonhada em ver a cena não me pareceu lá muito convincente, hehe!
Eu me apaixonei verdadeiramente pela edição porque eles são mais velhos do que o pessoal na TMJ (pelo menos do começo, época em que eu lia com mais freqüência – atualmente embora tenha todas as edições, não as leio tão assiduamente mais) – entre 17 e 19 anos (o Chico está com 18) – e estão todos indo para a faculdade. Saindo do interior para estudar na cidade grande, cada um com seus sonhos e objetivos, cada um com um destino. É uma história a qual podemos nos identificar, que conversa conosco, e é profundamente emocionante. Porque ver a amizade tão linda entre Chico, Rosinha, Hiro e Zé da Roça, enquanto eles se despedem e prometem se encontrar em um ano…
Bem, eu me emocionei!
Também sou apaixonado pela variação linguística das revistinhas do Chico Bento. Como estudante de Letras, poderia fazer toda uma análise linguística dessa edição, mas vou me limitar dizendo que fiquei encantado. Encantando porque colocaram o pessoal falando o seu “caipirês” tão característico, e ainda houve toda uma discussão de variedade lingüística sobre como estava “tudo bem” falar daquele jeito ali entre eles, e como o Chico se policiava para fazer “mais corretamente”, no entanto sem deixar suas raízes… ler o Chico misturando suas duas variedades é incomparável!
Achei uma edição muito bem produzida. Infelizmente é curta e a leitura é bem rápida, e quase que pareceu uma Edição #0 porque é mesmo bem introdutória. Mas foi maravilhoso ver esses personagens crescidos, ver o rumo que cada um está tomando na vida, e se questionar como é que isso vai ser tratado agora… afinal não acho que acompanharemos apenas o Chico em Nova Esperança sem os demais personagens… pareceu bastante claro que também acompanharemos Rosinha, Zé e Hiro, só não sei exatamente como será isso, e eu estou bem curioso/ansioso.
Ah, sim! Também gostei de como o romance está colocado aqui. Porque se o Maurício nunca conseguiu escrever algo realmente bom para Cebolinha e Mônica, Rosinha e Chico conseguem fazer isso muito depressa… é bonito, é terno, é inocente… vê-los se abraçarem, se elogiarem, ou então o poema final do Chico… EMOCIONANTE!
“Hora de botar o pé na estrada, pensar na vida, no futuro… não é fácill ver a namorada virando um ponto escuro… meu coração fica aqui, onde te conheci criança… e nunca me esquecerei de você, mesmo longe, em Nova Esperança! Esperança de uma nova vida, realizar o que foi sonhado… E, na hora devida… viver feliz ao seu lado! E não esqueça… aconteça o que acontecer, estarei com você em pensamento… Pois, sou o que sou… seu amigo, seu amor… Chico Bento”.
Esperamos então o próximo mês para a próxima edição! Até lá…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários