Person of Interest 2x13 – Dead Reckoning


Eu demorei o episódio inteiro para me dar conta de que não tivemos um número para o caso dessa semana. Com episódios cada vez mais inovadores e cheios de conteúdo, fica difícil escolher um episódio melhor, mas a série assume lentamente um novo formato mais seriado que me agrada bastante. O arco dura bastante e chega ao fim de maneira eletrizante… com um pouquinho de De Volta Para o Futuro, revisando a última cena do episódio passado.
Para quem não se recorda, Kara Stanton “retorna dos mortos” e se mostra uma ameaça a todos. Matando Donnelly friamente, seqüestrando John e deixando que Carter se vire, Dead Reckoning se inicia. A parte mais obscura da vida de Carter não chega a durar muito, ainda mais com Fusco encontrando o brinco perdido – então a mudança chocante que nos foi apresentada no episódio passado não se concretiza. Por outro lado, Reese se torna refém novamente, correndo risco de vida.
Mas de maneira bem diferente agora. Foi fantástico ver Reese se “reunindo” com Kara e Mark, e ver como mesmo nessa situação, ele se envolve na ação, obrigado a trabalhar para ela. Gosto dela, de seu jeito brusco, de sua personalidade forte, de sua determinação. E, depois de ver mais uma vez o caso de 2010 na China, entendemos o que aconteceu e como ela se tornou a pessoa que era agora, no fim de 2012… e a sua incansável busca por respostas, que só se responde superficialmente.
Ansioso pela sequência disso!
O tema central é muito legal. De maneira inteligente, Reese manda uma mensagem codificada para Finch, que a decifra com a ajuda de Carter, e bem depressa consegue juntar as peças e prever a Guerra Cibernética. Stanton quer pôr as mãos em arquivos valiosos, uma grande cyber weapon, e isso ainda ficou bem vago no fim do episódio. E Harold pode muito bem saber bem mais do que está dizendo sobre a nova contagem regressiva que guiará a série, pelo menos parcialmente. As bases para o Season Finale no fim de Maio já se formaram a partir de hoje.
E o episódio ainda consegue trazer um pouco de emoção, com uma belíssima cena de Finch e Reese, como todas são. É incrível ver como um realmente se importa com o outro, ver o “We’ll get him back, Bear. I promise” e o momento em que o colete-bomba de John é desarmado. E já cansados do passado de John, parece que os segredos de Harold estão prestes a ser explorados com mais cuidado a partir dos próximos episódios. Espero que não se esqueçam disso!
Eu acho que esse arco terminou agora, com o fim trágico de Kara e Mark. E com Carter, Fusco, Reese e Finch seguindo os mesmos rumos de antes. O próximo episódio deve ser um break com um caso simples, mas as dúvidas e os mistérios permanecem para o restante da temporada. A última cena com a revisão da explosão, o fogo e o pedaço de papel caindo no chão, escrito “Harold”… bem, mal posso esperar para retornar a isso! E para saber exatamente o que acontece em “cinco meses”. Final da temporada começa aqui!
Ah, claro! “Man in the suit”? FIM!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários