Algumas músicas de “Rock in Rio, o Musical”


Eu já escrevi várias postagens independentes sobre algumas músicas de Rock in Rio, o entanto ainda falta muitas e muitas músicas e vários comentários que eu tentarei colocar nesse texto aqui. Mas resumindo, as músicas foram muito bem escolhidas (só imagino o trabalhão que deu para fazer isso!) e estão tão intrinsecamente conectadas à história, que é um trabalho final admirável. Um grupo de 25 artistas talentosos ainda dão voz a essas músicas, e o resultado é impecável.
Flawless.
Não me alongarei em Pro Dia Nascer Feliz, pois voltarei mais tarde. Passada essa introdução fascinante ao universo, repleto de boas homenagens, entramos no mundo de Alef e conhecemos realmente quem é ele com Paradise City e Rio 40 Graus. Mas minha parte favorita está realmente em Freedom Ninety, que ele é interpreta junto ao coro de Alefs de maneira tão envolvente e maravilhosa. Ainda foi um daqueles momentos geniais em que acompanhamos simultaneamente uma briga de Sofia com o pai, usando as palavras da música (que é cantada na versão original). BRILHANTE!
E Óculos é uma das minhas preferências e isso é inegável! Pra começar que quando o Alef aparece do nada cantando Por que você não olha pra mim? a gente já se surpreende porque acreditamos que o Hugo estava sentado em seu lugar. E a cena começa toda fofinha, com uma ótima introdução (e Sofia chama muito atenção!) com uma versão lenta de Por que você não olha pra mim? Me diz o que é que eu tenho de mal… Por que você não olha pra mim? Por trás dessa lente tem um cara legal! E então o núcleo todo da universidade se lança a uma versão mais próxima da original, animada e repleta de energia. É uma grande cena.
Todo Amor que Houver Nessa Vida é emocionante como a música deve ser, mas eu diria que é quase ofuscada pelo fato de vir antes de Primeiros Erros, que como eu já comentei é um dos melhores momentos da peça. Pessoa Nefasta é surpreendente, e eu amo o núcleo da loja de discos, e Kacau Gomes tem uma voz maravilhosa! E voltamos a Sofia e Alef com Wonderwall, que é outro ótimo momento do musical, especialmente pelas reações de Sofia, ainda em sua fase mais revoltada.
“Por que você não canta? Tá na moda mesmo!” Marvin, interpretada pelo Marvin é muito legal. O Ícaro Silva ainda não possui aquela voz potente de teatro musical que outros atores possuem, mas sua voz é boa a nossos ouvidos, e ele compensa com todo o resto em ótima interpretação e bons momentos divertidos, como a já comentada lista de todos os artistas confirmados no Rock in Rio. O QUE É AQUILO? Não tinha como não se matar de rir e aplaudir um monte. Até o Hugo riu!
Volto a You’ve Got a Friend mais tarde. E ao Tema Rock in Rio.
Bloco do Prazer faz companhia a Poeira no segundo ato. Quem imaginaria, como citado no próprio musical, uma professora de literatura “citando” Ivete Sangalo? A expressão utilizada por ela para explicar porque escolheu aquela canção é engraçadíssima! A cena toda envolve muita diversão e emoção… porque é o reencontro com Alef e ao mesmo tempo uma bronca, e aquela coisa de filho de fazer aquela carinha e as mães não conseguem ficar bravas com a gente… bem. E ela ainda emociona pouco antes disso cantando Desesperar Jamais.
Elton John presente bem representado com um dos ápices do musical em Don’t Let the Sun Go Down on Me, com o início em português. Don’t let the sun go down on me. Although I search myself, it’s always someone else I see, I’ve just allowed a fragment of your life to wander free, but losing everything is like the sun going down on me. A música começa quando já estamos embargados pela “conversa” de Sofia e Alef, e Alef ainda usa aquela roupa toda preta… é um grande desabafo, é um grande momento do personagem. Uma cena linda e emocionante.
O que foi isso? You don’t have to be beautiful to turn me on. I just want your body, baby, from dusk ‘til dawn. Kiss é uma das coisas mais divertidas e memoráveis de Rock in Rio! Mathias inicia a cena muito bem com aquela conversa maluca sobre a inutilidade dos mamilos do homem, e então dispara em uma declaração astuta e animada a Liv, e os dois possuem uma cena romântica ao estilo deles: muito irreverente! You don’t have to be rich to be my girl, you don’t have to be cool to rule my world. E é engraçado do começo ao fim, com ótimas interpretações, e vozes maravilhosas tanto de Lyv Ziese quanto de Bruno Sigrist, dois ótimos atores. I just want your extra time and your kiss.
Ovelha Negra é emotivo com aquela Sofia e seus fones de ouvido (já disse o quanto eu amo o fone de ouvido e tudo o que ele representa no musical?), e outra cena bastante emotiva e forte é a de Roger (finalmente ele canta novamente! Que voz, que voz de Emilio Dantas!) com Vida Louca Vida e Bohemian Rhapsody. Também dá uma olhada na escolha de músicas! Oh mamma mia, mamma mia let me go! Beelzebub has a devil put aside for me, for me, for me! E o ator consegue sustentar a cena quase sozinho, brilhando o tempo todo e dando show de interpretação – atuando e cantando!
Duas músicas muito divertidas: Um Certo Alguém, em que Denis (Luiz Pacini) finalmente consegue seu momento de perdão e Estoy Aquí em que George é “obrigado” a imitar Shakira. Estoy aqui quieréndote, ahogándome entre fotos y cuadernos, entre cosas e recuerdos que no puedo comprender. Marcelo Varzea realmente nos surpreende durante toda a cena, contracenando com Caike Luna (o Geraldo) e nos divertindo do começo ao fim. Ah gente, esse não precisa de tradução, né? Não tinha como não aplaudir aquela “imitação” de Shakira, aquela animação no canto, e o final surpreendente da música. Ótimo.
Bem mais que o tempo que nós perdemos, ficou pra trás também o que nos juntou. Uma das músicas que mais me marcaram no musical, ainda não sei exatamente o motivo. Um pouco provavelmente porque é uma música muito forte e muito bonita, mas Resposta me parece tanto com a imagem que eu tenho de Rock in Rio, o Musical! Cantado no musical por Orlando e Sofia, é um momento realmente muito bonito e ao mesmo tempo triste. Outra cena repleta de emoção. Lindo, lindo, lindo. Em paz eu digo que eu sou, o antigo do que vai adiante. Sem mais eu fico onde estou, prefiro continuar distante
Freddie Mercury marcou história no Rock in Rio, cantando Love of My Life em 1985. Provavelmente a interpretação mais famosa do evento. Outra jogada genial do roteiro terminar o musical com Alef interpretando essa música, o tão esperado reencontro com a Sofia de fones de ouvido que sobre apressada ao palco, os famosos três minutos por um mundo melhor. Com todo o discurso de que a música marcou ele e nos marcou. Uma energia tão boa e tão contagiante que é quase impossível colocar em palavras, apenas estando lá, no musical, para saber o quão grandioso é esse momento. E uma grande homenagem! EMOCIONANTE! Hurry back, hurry back, please bring it back home to me because you don’t know what it means to me. Ok, você está autorizado a chorar.
Ainda há outras músicas que eu comentei em postagens passadas, e duas especiais que eu deixei de fora propositalmente porque cada uma terá uma postagem especial também. Mas como vocês podem ver, o repertório de Rock in Rio – O Musical é muito amplo e envolve todos os estilos musicais que passaram pelo evento ao longo de todos esses anos. Um musical com uma trilha sonora impecável e emocionante, tudo isso contribui para uma história muito bonita e um musical que vai entrar para a história do país… espero que continue em cartaz por MUITO tempo, porque estou começando a achar que ir mais uma vez apenas não será o suficiente.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

  1. Maravilhoso o musical. Vc lembra qual música a Lucinha canta quando esta procurando o Alef?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No segundo ato, já durante o Rock in Rio? É "Poeira" da Ivete Sangalo...

      Excluir

Postar um comentário