Música da Semana – Aquarela


Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva…

Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu

Escutei essa música sábado na reunião do meu grupo, e decidi que tinha que ser ela para hoje. Uma sensação tão grande de nostalgia tomou conta de mim que é até difícil de explicar. Na verdade, lembrei-me claramente de quando estava na 4ª série (lá pelos anos de 2002) e minha escola teve uma apresentação belíssima com essa música num evento que não me lembro bem porque estava ocorrendo… mas é a primeira vez que me lembro de ter realmente escutado a música… talvez até tenha escutado antes disso, mas antes disso eu era bem criança, e foi ali que ela me tocou de verdade.

Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar.
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo
E se a gente quiser, ele vai pousar…

Bem. Difícil colocar em palavras nosso sentimento ao escutar Aquarela, não é? Mas eu acho que quase todo mundo vai concordar comigo que aqui temos uma das mais belas obras-primas brasileiras. E mundiais. Difícil encontrar uma outra música que seja tão bonita quanto essa. Coloquei a música para escutar enquanto escrevo esse texto, e a uma hora dessas já estou quase em prantos. Uma emoção tão grande, uma sensação tão boa… que nos preenche de alegria misturada com tristeza. Realmente um grande sentimento paradoxal, que nos faz sorrir e lembrar de bons e ótimos momentos, e também chorar pela falta que eles nos fazem.

Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente a esperar pela gente,
O futuro está…

A música me lembra infância. Porque realmente trata da inocência dessa fase, e da simplicidade da vida, e de como a vida é muito melhor. Como cinco ou seis retas se tornam um castelo. Dois riscos um guarda-chuva. Um pinguinho de tinta que cai num pedacinho azul do papel e se torna uma linda gaivota a voar no céu. Que letra mais bela, não? Vinícius de Moraes estava inspirado ao escrever isso, e Toquinho também ao interpretar a versão mais conhecida. O ritmo é delicioso, a voz serena nos transporta para outro mundo, a letra nos comove e nos faz pensar. Ali logo em frente a esperar pela gente, o futuro está… e sou só eu que sinto uma tristeza profunda com os últimos versos da letra? Vamos todos numa linda passarela de uma aquarela, que um dia enfim descolorirá… cada “descolorirá” me arranca um suspiro, uma dor… e infelizmente é a vida.

Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela de uma aquarela
Que um dia enfim,
Descolorirá…

Que tal escutar essa música novamente? Se você está há algum tempo sem ouvi-la, eu lhe garanto que será uma experiência deliciosa poder escutá-la e se aventurar por esse mundo novamente. Porque você fecha os olhos e escuta, e você não precisa de mais nada. Uma das músicas mais lindas já escritas no mundo, eu escolheria essa como uma das músicas que representam a música brasileira, uma das músicas que marcou muita gente, que possui um significado lindo. Poética, bela. Sem mais adjetivos, apenas escutar… até!


Que descolorirá!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

  1. AQUARELA! COMO não AMAR e COMO não SE EMOCIONAR!
    Belíssima música de Toquinho!
    Lembro bem quando tive contato com a música, não o ano hehe era pequena, eu deveria ter uns 5 ou 6 anos, no Pré!
    A professora nos fez desenhar a música toda, e formou tipo um livrinho de desenhos!!!! Tinha até um tempo atrás...vou até procurar para ver se guardei ou se joguei hahaha tem uns bons 20 anos!!! :P

    Lembro bem ainda, da luva, em torno da mão hahahahaha gente, adoravaaa!
    Quando minha sobrinha estiver maior, farei com ela isso, com toda a certeza!!!!!!!!

    :)

    beijãozão...*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ótima idéia da sua professora, faça mesmo com sua sobrinha, no futuro ela vai te agradecer! :D Deu até vontade de fazer agora, mesmo nessa idade kk

      Excluir

Postar um comentário