Merlin 5x13 – The Diamond of the Day, Part 2


Essa segunda parte do Series Finale abusou da emoção para finalizar a série da melhor maneira possível, e nos deixar com a sensação de missão cumprida, e de que o ciclo se fechou totalmente da maneira como deveria. Acabou da maneira como eu sempre sonhei, mas como eu nunca achei que terminaria. Mesmo que personagens como Mordred tenham sido mal utilizados no último episódio, a série conseguiu emocionar e passar tudo o que queríamos ver e finalizar com o Series Finale mais triste da história.
Depois de cinco anos acompanhando Merlin fielmente, dizemos adeus a um de nossos magos favoritos, num episódio que não usou tanto a ação. A ação esteve nos primeiros dez minutos, sendo que a principal parte dela fica mesmo para o episódio passado. De maneira surpreendente e revigorante, Merlin aparece para acabar com a Batalha em Camlann, e era incrível ver as reações… desespero de Morgana, choque de Merlin, curiosidade de Gwen. E mesmo com tamanho poder e tudo isso, Merlin ainda não consegue proteger Arthur da maneira como sempre sonhou.
Em uma cena bem rápida (o episódio foi rico em cenas nesse estilo), Mordred e Arthur se enfrentam brevemente, enquanto um garante a morte de seu adversário. Esperava mais emoção, esperava mais de Mordred, mas tudo foi bem depressa porque o episódio, já com 47 minutos, tinha muita história para contar. E quando simples magia não poderia salvá-lo, Arthur é conduzido até Avalon por Merlin na esperança de que ele ainda sobreviva. E Merlin é sempre assim: sempre tem uma jornada inesperada a um lugar remoto, o único lugar no planeta capaz de resolver o problema que eles estejam enfrentando. Dessa vez, como eu disse, era Avalon.
Mas a grande jogada do episódio foi revelar o segredo de Merlin. “It was me. […] I’m a… I’m a sorcerer. I have magic.” A fala foi espetacular, e tudo o que queríamos ouvir desde que começamos a acompanhar a série – e embora tenhamos ouvido as mesmas palavras no fim do episódio passado, vimos que Colin fez duas interpretações diferentes: nessa, a cena foi repleta de emoção. Ele chorou, gaguejou, engasgou… Arthur virou o rosto, sentindo-se traído, expulsou Merlin… o que a princípio me pareceu uma grande ingratidão, mas a raiva pelo personagem passou depressa.
Porque era só se colocar no lugar dele. Foram aproximadamente 8 anos que Merlin trabalhou como servo de Arthur, e mesmo assim ele nunca contou sobre seu segredo. Foi mesmo uma sensação de traição, de mentira, e aquela coisa toda de acreditar que fossem amigos, no entanto algo tão grandioso a esse ponto estava sendo escondido. Foi bom nos mostrar isso nos primeiros 10 minutos de episódio, porque os outros quase 40 nos conduziu brilhantemente até a morte de Arthur e sua aceitação a respeito da verdadeira identidade de seu amigo.
Não seria depressa, e fico contente por não ter sido. Os dois compartilharam as cenas mais importantes e emocionantes do episódio, que como um todo girou em torno dessa história, sem que nada mais pudesse atrapalhar, mesmo coisas que poderiam ser importantes, como a morte de Eira, de Gwaine e de Morgana, que juntas devem ter gasto no máximo uns cinco minutos do episódio. Foi sombrio, simples, rápido e ainda assim perfeita, a maneira como Emrys pôs um fim à tirania de Morgana, e a cena me arrepiou. Muito bem construída, o roteiro não buscou tornar tudo grandioso, e ganhou demais com isso, tornando tudo mais possível e verdadeiro.
Duvidaram de Merlin, depois ele foi desprezado e mesmo assim nunca deixou de acreditar que poderia salvar seu Rei, seu amigo, e ficou com Arthur até o final, lutando. E Arthur nos mostrou uma interpretação fantástica também, enquanto aos poucos sua impressão a respeito de Merlin ia sendo modificada. Começando com desprezo, passamos para a fase do sentido e então da gratidão. E tudo isso pôde ser expresso muito bem por várias falas, e os dois compartilharam cenas inteiras que me fizeram suspirar. Em alguns momentos quase achamos que Gwen pudesse ser deixada de lado… mas enfim.
A magia foi aos poucos sendo introduzida na vida de Arthur, e foi ótimo ver Merlin contra 2 saxões, ou então produzindo fogo. Ou, melhor ainda, encobrindo as pegadas da dupla, o que rendeu um “You’ve done it before” que foi o reconhecimento tão esperado em todos esses anos. Mesmo Merlin pregando não fazer isso pelo reconhecimento, nós sempre quisemos ver isso, ver Arthur notar que foi só graças a Merlin que sobreviveu a tanta coisa, que foi ele a pessoa que mais esteve a seu lado o tempo todo. E gostei de ver Arthur agradecer, e aceitar que ele sempre mereceu esses créditos.
Os dois emocionaram por mostrar um amor incondicional um ao outro. Merlin chorava e continuava preocupado. Cuidou de Arthur como se nada tivesse mudado – “I’m still the same person” – e Arthur questionava o que ele estava fazendo – “Why are you still behaving like a servant?”, mas sempre notamos o quanto um se importava com o outro. Tanto Colin quanto Bradley conseguiram passar em seus olhos o sentimento mútuo, que acredito que pode até ser real graças a tantos anos trabalhando como uma equipe na série. As cenas todas me emocionaram e me cativaram, tive que voltar para rever algumas.
Arthur agradeceu, assumiu que ele era uma ótima pessoa, um amigo. Merlin fez o mesmo, o chamando de amigo e ressaltando que não queria perdê-lo, continuamente. Juntos até relembraram a maneira como se conheceram, lá na primeira temporada, há tanto tempo… e não só para eles, para nós também foi aquele sentimento de nostalgia, de saudade, de vontade de voltar no tempo. Não sei se porque era o último episódio ou não, e Arthur também não porque até ele assumiu isso, mas o que seria de Merlin se ele tivesse revelado seu segredo antes? “Why did you never tell me?” foi uma das melhores coisas do episódio, porque Arthur quase pareceu uma criança manhosa, não triste por Merlin ser quem era, mas por não tê-lo contado antes. Talvez tenha sido melhor guardar tamanha emoção para o final. Porque a série apresentou um Series Finale de tirar o fôlego e de nos arrancar lágrimas!
I don’t want you to change. […] I’m sorry about how I treated you.
A morte de Arthur não poderia ter sido contada de maneira mais bela, e nos provou como a maior relação de Arthur era mesmo com Merlin, mais do que com qualquer pessoa, mesmo Guinevere. Porque foi com ele que ele estava em seu leito de morte, foi para ele suas últimas palavras, seus agradecimentos, a emoção e as lágrimas. Just… just hold me. Please. E a trilha sonora ajudou grandiosamente, e a brilhante interpretação de Colin Morgan (um gênio como ator!) nos emocionou e arrancou lágrimas, com a tristeza evidente e verdadeira em seu olhar, em suas lágrimas…
Momento mais triste da história da série.
E a série se finaliza nos deixando morrendo de saudades, cinco minutos depois de terminar. A Excalibur está de volta para a água, Arthur nomeado como Once and Future King, e a promessa de que ele renascerá novamente. E um caminhão surgido do nada que nos mostra uma passagem de tempo e um Merlin totalmente mudado andando pelo mesmo lugar. Final épico, eletrizante, e que nos deixa absurdamente curiosos e ansiosos por mais. Infelizmente chegamos ao fim. Sentirei muita falta de Merlin, e não estava preparado para esse final. Mas não poderia ter sido mais perfeito. Quem ainda não terminou de acompanhar a série, esse é o momento, não percam! Uma série fantástica, fechada com glória, parabéns à BBC. Até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

  1. Terminei a dois dias de assistir a série! Sei estou atrasada, mas só agora que a descobri :o ...
    Umas das melhores que assisti com certeza, e recomendo!!!!! Conseguiu me prender vários dias na telinha, apesar de abusar da simplicidade foi uma série cativante ....

    O ultimo episódio me fez chorar, imaginei várioooos finais, exceto essa morte .. :'(
    Acredito a série poderia ter ido mais longe, explorar mais o personagem de Mordred por exemplo nos daria episodios sensacionais, Arthur sobrevivendo essa guerra e trabalhando ao lado de Merlin após descobrir seu segredo, Arthur e Merlin versus Morgana e Mordred seria algo interessante de ver e revolucionaria a série ... enfim eu viajando como sempre kkkkk, ainda havia muita coisa pra acontecer :(
    Passar a série vendo Merlin fazendo de tudo para salvar Arthur e no final o mesmo morrer em seus braços foi angustiante , mas ainda sim foi excepcional!!!!! Os atores foram fantásticos..... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão! A série é fenomenal... e é impressionante o quanto ela cresceu! Agora, quase 4 anos depois que eu terminei, eu ainda sinto uma falta imensa e um amor eterno por esses personagens e por essa série! <3 E eu adoraria ter continuado, mas eu também entendi a posição dos produtores, que, na época, falaram que iam acabar a série quando ela estava em seu auge, e acho que foi bacana... embora com saudade, sempre vou lembrar da série com todo o carinho possível!

      Muito obrigado pelo comentário!
      Volte sempre! :P

      Excluir

Postar um comentário