Merlin 5x10 – The Kindness of Strangers


Morgana has declared war.

E essa tal “bondade de estranhos” do título do episódio salva a vida de Merlin continuamente, muito mais do que eu achava necessário… que Morgana descubra de uma vez que ele é Emrys que estaremos um passo mais perto para que Arthur também o faça! Mas de qualquer maneira, pessoas inocentes parecem dispostas a defender Emrys com suas próprias vidas, enquanto Merlin consegue munição para a Grande Batalha que se aproxima, e Mordred é oficializado como o vilão que tirará a vida de Arthur.
E eu continuo gostando dele.
O episódio começa nos apresentando uma história sob dois pontos de vista: primeiramente Morgana prendendo Alator, em busca da verdadeira identidade de Emrys, e a cidade de Helva totalmente atacada quando Morgana foi buscar seu prisioneiro Catha. O que se inicia é uma grande busca e fuga, enquanto Finna aparece tentando ajudar Merlin, e Gaius, numa tentativa desesperada de salvar o jovem mago, acaba denunciando a mulher para os Cavaleiros. Dessa maneira, Finna passa a ser buscada tanto pelos Cavaleiros quanto por Morgana, enquanto Emrys luta a seu lado.
O que é genial. Genial porque não esperava ver os Cavaleiros perseguindo Finna ao lado de Merlin, e ver Merlin utilizando magia contra a Távola Redonda. Gostaria que eles tivessem visto seu rosto, mesmo difícil de acreditar, mas não aconteceu. E Mordred foi colocado em posição de destaque por Arthur, mas não tanto no episódio… mesmo coordenando a missão, tivemos pouco do personagem, e sua maior importância foi em uma das últimas falas de Finna: “Do not make the same mistake as Arthur. Do not trust the druida boy”.
E o próximo episódio parece ter um confronto Merlin x Mordred! \o/
Defendendo Merlin até o final, Finna morre em sua missão, mas tanto ela quanto Alator conseguem manter o segredo, o que deixa Morgana cada vez com mais raiva e mais frustrada – e como sempre, é bom ver a Morgana obcecada e perdendo a razão e o planejamento. E Merlin recebe a profecia que guiará o restante da série de Merlin, que fala sobre o fim de Arthur, que se aproxima. Não sei se a série será finalizada com a permissão da magia em Camelot ou com a morte de Arthur… ou ambos. O que importa é que Arthur foi oficialmente nomeado “Once and future king”, na série, e Merlin reafirmado como aquele que poderá ajudar as pessoas com magia como ele perante o rei.
A série nos apresenta uma narrativa bem mais obscura, pesada e monocromática. Pouco temos de comédia, pouquíssimo mesmo e apenas nos primeiros minutos, e a série assume aquele tom adulto de que tanto gostamos nos últimos anos. E também somos convidados a entrar nessa reta final da série, agora que estamos a apenas duas semanas da Series Finale, com um episódio no dia 15 e um duplo no dia 22. O episódio teve bem o estilo de preparatório para o grande final, e mesmo que, no final, nada tão grandioso assim tenha acontecido, foi o suficiente para preparar nosso espírito para as próximas semanas. Porque a morte horrorosa do Cavaleiro ao fim do episódio e a memorável fala de Gaius nos deixa eletrizados e curiosos pelas próximas semanas…
E além de tudo, ainda ficamos nos questionando como esse Series Finale duplo se desenvolverá, talvez sem a participação do Dragão, que também acompanhamos nesse tempo todo, sempre de grandiosa importância, e na minha opinião, representando um pouco do poder de Merlin. Em uma cena repleta de esperança, com um Merlin quase morto, é ele o responsável por salvá-lo, mas depois, em um momento de emoção, somos apresentados a possibilidade da morte do Dragão… algo que provavelmente nunca nem mesmo nos passou pela cabeça!
Infelizmente, mais 3 episódios de Merlin, apresentados em duas semanas antes do fim do ano, e a série chega a seu fim, depois de maravilhosos cinco anos. Sei que sentirei muita falta, especialmente de episódios tão maduros quanto esse e o que promete ser o da semana que vem. Mas de qualquer maneira, acho que o roteiro nos prepara algo espetacular para o último episódio, e esperamos não ser decepcionados… morte de Arthur? Descoberta do segredo de Merlin? Qualquer coisa serve, só queremos uma finalização digna e BBC não deve nos decepcionar! Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários