Arrow 1x09 – Year’s End


Se a série nos tirou Helena na semana passada, ela mais do que compensa nos trazendo o Black Arrow para finalizar o ano com chave de ouro. Em um episódio eletrizante e repleto de informações, temos um clímax espetacular novamente, e uma sensação de curiosidade crescente pelos próximos episódios, enquanto o rumo do Green Arrow também promete ter uma pequena mudança quando se fala sobre suas motivações.
Do lado mais simples da narrativa, Oliver Queen se encontra um tanto triste e abismado com o fato de sua família não mais comemorar o Natal como comemorava antes de seu desaparecimento. Dessa maneira, promove toda uma festa que não dá certo, como era de se esperar. Walter e Moira precisam se confrontar a respeito de suas mentiras, Thea se esconde do mundo e de suas antigas lembranças, e Ollie acaba frustrado e tendo que sair para cumprir seus deveres de Green Arrow…
Desastre total.
Mas o que importa é que um arqueiro misterioso aparece, matando pessoas da lista que já foram visitadas pelo Arqueiro Verde mais cedo na série. Gostei de ver que as suspeitas não ficaram sobre ele, depressa descobrindo que era uma farsa, alguém que queria incriminá-lo. E pronto, vê-lo por aí, matando aleatoriamente, e agindo como uma versão ainda mais sombria de Ollie foi a melhor coisa do episódio! Claro que todos ficaram ansiosos para ver um confronto entre os dois.
Que chegou! E o confronto foi incrível também. Arqueiro vs Arqueiro, tivemos um dos melhores clímax na série, coisa que a CW está conseguindo fazer muito bem em Arrow. Dessa maneira, em um confronto de flechas, tentamos descobrir quem é o melhor, e o Black Arrow acaba vencendo, deixando Ollie derrotado vergonhosamente, salvo por Dig. Mas ainda conseguiu manter sua identidade secreta, milagrosamente, então podemos dizer que a missão foi um sucesso.
E a identidade do misterioso Arqueiro é revelada antes do fim do episódio, como sendo Malcolm Merlyn, e a cena toda foi espetacular. Vê-lo em seu uniforme escuro, as belíssimas flechas (vistas com mais detalhe do que as de Oliver) e o glorioso momento em que ele tira a máscara. As cenas que se seguem, com Walter ou a conversa com Moira acabam sendo ofuscadas pela grandiosidade em uma cena tão simples quanto Malcolm, como Arqueiro, tirando sua máscara!
Querendo aplaudir, mas me contendo, o episódio termina de maneira eletrizante (e aqui eu parabenizo exclusivamente a trilha sonora!) enquanto as motivações de Oliver sofrem uma pequena alteração. Depois de ouvir isso e começar a se questionar (que a lista não foi feita por seu pai), Oliver decide não mais caçar as pessoas da lista, mas sim essa pessoa que criou a lista, mais perigosa que todos. E a determinação em sua voz é contagiante, e é triste pensar que teremos um mês inteiro antes que possamos continuar…
De qualquer maneira, o episódio termina muito bem, e a primeira parte da temporada de Arrow se encerra de maneira gloriosa. Com episódios bons e outros espetaculares, acho que a série se saiu muito melhor do que eu esperava, e podemos ter mais uma série da CW com uma longa vida pela frente… ansioso pela continuação e novos personagens da DC que lentamente sejam incorporados, como o Arqueiro Vermelho (havia a dúvida se seria esse aí, o "namorado" de Thea, mas o nome apresentado não condiz... mas vai saber?), vamos continuar esperando até o ano que vem! Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

P.S.: Na ilha, entendemos um pouco mais de quem era o misterioso Arqueiro que ajudou Oliver no começo, e como o lugar já foi uma prisão. Mas fica também para o próximo ano vermos o que acontecerá à ele preso, e como Oliver agirá para salvar o “amigo”, talvez suas primeiras ações como o “herói” que se tornará mais tarde.

Comentários