Star Wars, Episode V – The Empire Strikes Back


Eu tenho mania de dizer que o capítulo do meio de uma trilogia geralmente é mais uma preparação para o último e pode deixar um pouco a desejar, mas com Star Wars isso não acontece de maneira nenhuma! O Império Contra-Ataca é um dos melhores de todos os seis filmes! Contém inúmeras cenas de guerra perfeitas, além de muita coisa marcante e emocionante, além da clássica cena entre Luke e Darth Vader…
Sinceramente, para a época em que foi feito, acho que os efeitos desse filme estão impecáveis. Muitas coisas não são assim tão perfeitas, como alguns “monstros” que são claramente bonecos… mas as guerras, as espaçonaves, a primeira batalha na neve… tudo isso estava brilhante, com efeitos que, mesmo hoje em dia, não são lá tão melhores (hoje em dia o computador está sendo utilizado demais).
E dessa vez, voltamos para esse universo de batalhas estelares entre o Império e os Rebeldes de um novo ponto de partida… agora não precisamos mais de introdução nenhuma, nem para os personagens, nem para o tema da saga, e tudo pode simplesmente começar… assim, vemos um filme que já começa muito mais agitado que seu antecessor, e não perde o fôlego em nenhum momento… o filme te prende, você não vê passar… e dessa vez, temos um pouco de separação nas histórias.
A equipe não é mais uma só; temos Leia, Han, C-3PO e Chewie indo para um lado (numa fuga das tropas imperiais, até serem capturados por Darth Vader) e R2-D2 e Luke indo para outro (em busca do mestre Jedi de Ben, Yoda). Leia e Han Solo tiveram incontáveis cenas de provocação, flerte, conquista, e dois beijos, um dos quais foi bastante apaixonado, mesmo com a finalização [brilhante] de Han Solo, em seu típico comportamento “canalha”, como diria a Princesa Leia.
Mas particularmente, eu gosto muito mais da parte reservada para Luke nesse filme. Muito mais do antes, esse foi o filme dele. Suas cenas com Yoda (que diga-se de passagem, é um personagem tão bem colocado na história que você aprende a gostar dele desde a primeira vez em que ele aparece em cena) são simplesmente ótimas, e todo o treinamento Jedi é impagável. É ótimo ver um pouco mais da Força, ter grandes demonstrações dela, e ver Luke aprender e ser testado, sendo tentado pelo Lado Negro da Força (é, foi daqui que surgiu essa expressão!).
Por falar em Luke ser tentado, parte do filme gira em torno de Darth Vader descobrir que Luke é filho de Anakin Skywalker, e toda aquela conversa com o Imperador de que a Força nele era grande… é Vader quem tenta recrutar o filho, na cena épica (um dos maiores ícones cinematográficos de todos os tempos!) em que revela a Luke que ele é seu pai. Toda a cena, toda a conversa, toda a frustração de Luke (sem contar as impecáveis lutas de sabre de luz) tornam a cena a mais memorável de todo o filme, talvez de toda a saga… naquele momento nós temos, mais uma vez, um exemplo da grandiosidade desse universo criado por George Lucas, e de como tudo é incrível! Quem não se lembra da sensação de descobrir que Darth Vader é pai de Luke Skywalker?
O fim do filme deixa um novo gancho para o final da saga. Além da grande história que continua, da guerra contra o Império, ainda temos a separação das duplas: Luke agora com Princesa Leia (finalizando o filme) e Lando com Chewie partindo em busca de Han Solo, que não apareceu mais depois de ter sido congelado por Darth Vader… e assim o filme termina, nos deixando [mesmo depois de ter visto várias vezes] curiosos para ver a última parte. Star Wars é o típico filme que você assiste milhões de vezes, e a emoção é sempre a mesma, sempre vale a pena… renovo o convite para a seção de toda a saga em sua casa, aproveitando agora que temos o Episode I novamente nos cinemas… até mais!

No. Try not. Do or do not. There is no try.

Comentários