Star Wars, Episode IV – A New Hope

Reassistir aos filmes de Star Wars para preparar esse Mês Temático pareceu uma experiência totalmente nova para mim. Mais do que nunca, eu fiz parte dos filmes, eu me diverti, eu me emocionei… parece que dessa vez Star Wars estava mais mágico do que nunca, e eu me apaixonei, mais uma vez, por todo esse universo… e eu assisti a todos os filmes novamente, para que semana que vem possa ir conferir o Episódio I em 3D…
Uma Nova Esperança dá início à saga… como a maioria deve saber, George Lucas optou por fazer primeiramente os episódios IV, V e VI, temendo que os primeiros episódios não fossem tão legais quanto os últimos. Até hoje os não-fãs não entendem quando se deparam com algo que deixa claro que o primeiro é o IV… e para constar: não concordo com o re-lançamento dos filmes no cinema começando pelo Episódio I, todos sabem o porquê… mas fazer o quê? Se tem alguma coisa boa nisso é que meu episódio favorito não vai demorar muito para ir para o cinema, 2014... mas até 2016 para ver Império? Isso será um grande exercício de paciência!
O filme já começa nos transportando a esse mundo, e nos tirando de nossa realidade… os primeiros segundos de filme, os primeiros acordes da brilhante trilha sonora, já te envolvem. Para os mais aficionados, não tem como evitar a emoção ao ler aquele resuminho, ao ouvir aquela música, ao ver C-3PO e R2-D2 pela primeira vez e ver aquela clássica cena de Luke andando na direção dos dois sóis de seu planeta… e Darth Vader… e o que dizer de Darth Vader? Ele é um personagem tão icônico que nem tem como descrevê-lo…
O filme é ótimo, ele nos conta toda a história da missão que a princesa Leia dá à R2, de entregar uma mensagem a Obi-Wan Kenobi… trata-se de uma tentativa de salvar os planos do Império roubados pela princesa, para que encontrando algum ponto fraco em todo o projeto, eles possam destruir a Estrela da Morte – uma super máquina capaz de destruir um planeta inteiro (como vemos ao longo do filme).
E os personagens apresentados são ótimos. O protagonista é Luke Skywalker, e ele é o típico protagonista a que estamos acostumados. Bastante inocente, quase bobo e infantil em alguns momentos, que não sabe o que está fazendo nem como acabou fazendo isso, mas está lá, e é a pessoa responsável por um grande feito no final… não que ele não faça nada no restante do filme, mas vemos pessoas muito mais brilhantes que ele, enquanto ele se desenvolve e começa a achar seu espaço nesse mundo totalmente novo em que foi colocado. Típico protagonista, que parece ser o que mais funciona, por nos dar aquela sensação de que qualquer pessoa, por mais normal que seja sua vida, pode fazer algo grandioso…
Entre os demais personagens, o maior destaque, o segundo protagonista, é Han Solo. É um personagem carismático à sua maneira, bastante cético às crenças dos personagens centrais, mas que ainda assim ajuda bastante e acaba entrando na batalha contra o Império, primeiramente contra a vontade, e depois por opção… vê-lo ao final do filme, dizendo: “May the Force be with you” para Luke é simplesmente impagável… e a princesa Leia? Sempre bastante autoritária, tem uma personalidade incrível e é o tipo de personagem que te faz rir, mas não por ser cômica, mas por ser determinada e forte de seu jeito.
Várias cenas nos marcam, muitas nos emocionam… é ótimo ver Luke não sabendo muito sobre seu pai, é ótimo ver as pessoas mentindo sobre seu passado, vê-lo receber o sabre de luz que já foi de seu pai… é ótimo ouvir falar do passado, das Guerras Clônicas, dos Cavaleiros Jedi, dos grandes feitos de anos atrás que vamos ver em outros filmes, feitos muito tempo depois… é bom ver Luke aprendendo a lidar com a Força, seja em seu treinamento de olho fechado, seja em sua cena final acertando o alvo e destruindo a Estrela da Morte… e tem como segurar um sorriso perante a frase: “These aren’t the androids you’re looking for”?
E um momento triste, mesmo depois de tantas vezes, é ver Luke ter que passar por isso novamente… ver Obi-Wan lutando com Darth Vader (cena maravilhosa, só para comentar) e se entregando após a chegada de seu mais novo pupilo… infelizmente a emoção da cena fica para nós, fãs, mas não teve muito tempo de ser trabalhada no filme… mas sempre fico pensando no que Luke sentiu, vendo Ben perdendo a batalha, depois de ter perdido os tios…
Esse é o filme em que tudo tem início. Pode até ser que a história de Star Wars não tenha início aqui, não cronologicamente, mas como uma grande saga, um grande ícone da cultura atual, esse é o ponto de partida, é o momento em que ouvimos falar de tudo isso pela primeira vez… é a entrada para o mundo, é a nossa passagem… e agora, eu convido todos vocês a fazer essa viagem comigo… aproveitem esse mês de Star Wars, Episode I no cinema e faça uma sessão com todos os filmes… com certeza vale a pena! Até mais!

Comentários